quinta-feira, 6 de junho de 2019

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

O BMW M2 é o menor puro-sangue da marca alemã numa carroceria de grande volume, pois, o Z4 é um projeto compartilhado e evidentemente menor.

Desenvolvido na plataforma da geração F20 do Série 1, que agora é a F40, o chamado F22/F23 desmembrou a geração anterior em duas linhas,  sendo chamado de Série 2.

Não se deve confundir esta Série 2 – com Coupé e Cabriolet – com a Active Tourer e sua variante maior, que recebem a mesma denominação, mas são carros totalmente diferentes, inclusive em plataforma.

Herdeiro da geração E82/E88 do Série 1, o BMW M2 é o resultado final do desenvolvimento dessa geração, que ainda tem futuro incerto.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

No entanto, apesar de ser em realidade um Série 2 Coupé, o BMW M2 recebeu tantas modificações da divisão M, que foi classificado como um carro à parte, o chamado F87.

Com seu potente motor de seis cilindros em linha e ainda mantendo a tração traseira nativa, o modelo se converte num dos carros mais legais para se guiar.

Tendo o M235i como uma prévia, o BMW M2 resolveu uma questão importante que a marca de luxo vinha tentando resolver.

O pequeno esportivo alemão já chamou também do mundo dos jogos, onde ganhou uma versão digital para o jogo Need for Speed.

O M2 Competition também elevou o poder do bólido compacto no mundo com sua cavalaria extra.

BMW M2

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

O BMW M2 é um cupê duas portas com alta performance e preparação mecânica especial.

Feito em Leipzig, o bólido faz parte da impressionante família M, que possui elementos como os emblemáticos M3 e M5, assim como equivalentes maiores na forma de M4 e M6.

O menor dos cupês da BMW, o esportivo tem sua força baseada no poderoso seis em linha 3.0.

A tração traseira e o conjunto motriz em longitudinal, tornam esse BMW M2 algo realmente único, pois, os equivalentes de Audi e Mercedes-Benz apenas possuem tração dianteira ou integral.

Com 4,461 m de comprimento, 1,854 m de largura, 1,410 m de altura e 2,693 m de entre eixos, o esportivo tem um visual bem nervoso e um pouco da estética do M3.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Dotado de faróis duplos de LED com luzes diurnas em LED, grade de duplo rim com elementos cromados e logotipo M2 bem destacado.

O para-choque tem duas molduras num formato quadrado com entradas de ar compostas, permitindo não só direcionar o fluxo de ar para cada boca, mas ganhar um apelo estético maior, ainda mais com spoilers integrados.

Ao centro, grade preta e inferior com elementos visuais exclusivos.

As rodas de liga leve aro 19 polegadas de cinco raios duplos com acabamento em preto brilhante e diamante, são calçadas com pneus 245/35 R19 na frente e 265/35 R19 atrás.

A carroceria compacta do BMW M2 tem linhas bem limpas nas laterias, que apenas chamam atenção para um aplique cromado nas laterais.

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Com duas portas de tamanho razoável, o BMW M2 tem ainda janelas laterais de bom tamanho, além de colunas C não muito espessas.

O porta-malas é bem curto e tem defletor de ar na cor do carro, sendo pouco proeminente. Tendo a tampa do bagageiro baixa e larga, o esportivo chama atenção para as lanternas em LED volumosas.

O para-choque é liso e tem apenas dois refletores verticais nas laterais, enquanto a parte inferior tem difusor de ar e quatro saídas de escape cromadas.

O badge M2 fica em evidência na tampa. O bólido ainda tem uma antena barbatana no teto, bem como teto solar elétrico de tamanho padrão.

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Por dentro, o BMW M2 tem painel compacto com cluster bem reduzido, analógico e com dois mostradores.

Deve-se lembrar que ele faz parte da família de compactos da BMW e por isso possui esta característica, presente também no X1, por exemplo.

O volante em couro de três raios M Sport tem um visual bem empolgante e vem com vistosos paddle shifts.

O console central, por exemplo, é bem largo tanto no painel quanto no túnel.

Lá em cima, uma tela de multimídia sem touchscreen serve ao BMW ConnectedDrive e tem inclusive câmera de ré e navegador GPS Professional, bem como integração com smartphone e serviços remotos da BMW.

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Os difusores de ar são grandes e logo abaixo, outra característica do estilo alemão é a profusão de comandos físicos. Tanto ar condicionado dual zone quanto o sistema de som premium possuem diversos botões.

Um aplique em fibra de carbono cobre parte do conjunto. No túnel, alavanca joystick de alumínio da M Sport.

Além disso, um acabamento em fibra de carbono sustenta o comando de navegação da multimídia, outra característica (ruim) dos germânicos, que evitam ao máximo as telas sensíveis ao toque em prol dos velhos comandos.

Mas, se o estilo conservador não ajuda na intuitividade, pelo menos a permanência da alavanca de freio de mão de acionamento físico é algo bom para quem quer dar escapadas controladas…

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Pedais de alumínio e portas com apliques em fibra de carbono também estão presentes. Os bancos esportivos em couro possuem formato de concha e o padrão M Sport, com costuras azuis.

O espaço na frente é bom, enquanto atrás é apertado, mas ainda como um carro comum.

Motor

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Para o BMW M2 F87, o propulsor único é o N55B30, um seis em linha 3.0 com duplo comando de válvulas variável (VANUS) e acionados por corrente.

Com quatro válvulas por cilindro, este potente motor tem injeção direta e turbocompressor twin-scroll com intercooler.

Com tudo isso, ele entrega 370 cavalos a 6.500 rpm e 47,4 kgfm a 1.400 rpm, trabalhando junto com uma caixa automatizada de dupla embreagem da divisão M, tendo sete velocidades e uma calibração feita para alta performance e com as embreagens banhadas a óleo.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Tendo tração traseira, o BMW M2 vem com diferencial de deslizamento limitado e assim vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos com máxima de 270 km/h.

O consumo médio é de 7,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. O M2 pode ainda ter uma caixa manual de seis marchas, que permite ao bólido atingir 100 km/h após 4,5 segundos.

No DCT, o BMW M2 pesa 1.495 kg, tendo 4,468 m de comprimento, 1,854 m de largura, 1,410 m de altura e 2,693 m de entre eixos, tendo tanque de 52 litros e porta-malas com 390 litros.

Competition

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O BMW M2 foi lançado em outubro de 2015, mas em abril de 2018, a marca alemã decidiu ampliar o poder de seu pequeno esportivo em forma de cupê e também de conversível, mas apenas o primeiro foi de fato beneficiado.

Então, eis que surge o BMW M2 Competition Coupé.

Aparentemente parecia ser uma edição acima do M2 padrão, mas na verdade se tornou o sucessor deste.

Um dado importante nesse caso é que o esportivo até então usava um motor N55B30T0, que é um propulsor padrão da BMW e não exatamente modificado pela divisão M para alcançar níveis mais elevados de potência e torque.

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Assim, no BMW M2 Competition Coupé é o uso do S55B30T0, que é mais potente e forte, sustentado por batentes feitos de fibra de carbono para ajudar na redução de peso.

O bólido renovado teve a cavalaria aumentada de 370 para 411 cavalos entre 5.250 e 7.000 rpm. Ele possui dois turbocompressores para fazer a diferença.

O torque foi ampliado para 56,1 kgfm entre 2.350 e 5.230 rpm.

Assim como no M2 antigo, o BMW M2 Competition Coupé tem opções de câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem de sete marchas com tração puramente traseira.

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Mesmo com adição de mais materiais leves, como alumínio e fibra de carbono, o BMW M2 Competition Coupé ficou 80 kg mais pesado com a versão M DCT em relação a anterior, pesando agora 1.575 kg.

Mas é com ela que o cupê de alta performance atinge os 100 km/h em 4,2 segundos, já que no manual, se obtém “somente” 4,4 segundos.

A velocidade final foi aumentada para 280 km/h no pacote M Driver, já que na versão comum, o limite é de 250 km/h. O consumo é de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Esteticamente, o BMW M2 Competition Coupé vem com grade dupla em preto brilhante, para-choque revisado com novas entradas de ar e spoilers laterais bem pronunciados.

Os faróis agora são adaptativos e oferecem um fundo escurecido que chama bastante atenção.

As rodas de liga leve aro 19 polegadas têm desenho diferente com múltiplos raios, enquanto as pinças de freio M ganharam cor cinza.

O BMW M2 Competition Coupé tem discos ventilados nas quatro rodas, assim como o anterior, recebendo calibração melhor para atender a mudança de potência.

Com suspensão dotada de amortecedores eletrônicos, o cupê esportivo também dispõe de controle de estabilidade especial, assim como de torque.

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Outra mudança é a inclusão dos retrovisores mais aerodinâmicos e agressivos do BMW M3 F80. O sistema de escape agora tem ajuste de abertura eletrônico para conter emissões e ainda manter um ronco vigoroso.

O cupê ainda ganhou as novas cores Sunset Orange Metallic e Hockenheim Silver Metallic.

Por dentro, o BMW M2 Competition Coupé tem o mesmo volume da M3 atual, tendo este botões M1 e M2 como destaque.

As soleiras vêm com o nome da versão, que também estampas com M2 nos encostos dos bancos com padronagem diferenciada e na cor azul em seu centro. O preço sugerido no Brasil é de R$ 389.950.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Assim, encerrou-se o M2 no ano passado, mantendo-se apenas essa em seu lugar para ser a opção definitiva em baixo desempenho e carroceria compacta.

Fruto do desenvolvimento de novas tecnologias, o BMW M2 Competition Coupé é uma evolução do BMW M2 antigo, que por sua vez, foi gerado a partir de M235i e antes deles pelo 228i Coupé Track Handling Package.

M235i Racing

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Antes do BMW M2, a marca alemã começou a testar a sensibilidade dos clientes com uma opção mais esportiva do Série 2 Coupé.

Com este lançado em 2013, a BMW criou uma versão de competição através da divisão Motorsport.

Ele foi desenvolvido para correr no Nürburgring Endurance Championship, que em alemão é conhecido como Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring ou VLN.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

Um protótipo foi feito pela BMW para eventos da marca, mas o interesse do automobilismo fez com que mais unidades fossem construídas para equipes de corrida de outros campeonatos e assim ele foi oferecido como BMW M235i Racing.

Só que a BMW tinha que se adequar às regras de inclusão nas categorias envolvidas e assim passou a oferecer o M235i para rua.

O BMW M235i foi um proto-M2 e tinha motor N55B0O0 3.0 seis em linha com 326 cavalos a 5.800 rpm e 45,9 kgfm a 1.300 rpm.

Com câmbio automático de oito marchas e a tração traseira, o cupê esportivo ia de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e com máxima limitada a 250 km/h. Fazia 7,7 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

BMW M2: história, motor, equipamentos, anos (e detalhes) do esportivo

O BMW M235i tinha como diferencial para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, rodas de liga leve aro 18 polegadas da M Sport, para-choque traseiro com duas saídas de escape, bem como retrovisores na cor cinza.

Por dentro, o interior segue o mesmo padrão do BMW M2, incluindo o volante, mas a alavanca joystick é normal.

Os bancos da M235i também são mais simples, embora bem envolventes.

Feito para quatro, o pai do BMW M2 foi uma versão que vendeu por aqui durante três anos, sendo uma opção melhor que o anterior BMW 228i Coupé Track Handling Package. Essa versão também teve opção de tração integral xDrive.

Série 1 Coupé

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O BMW M2 surgiu inicialmente como Série 1 Coupé em 2004.

Essa geração viu surgir o E82 (Coupé) e E88 (Cabriolet), ambos tiveram uma gama enorme de motores e a marca evitou introduzir um “M1” nele, por causa do cupê esportivo que foi vendido entre 1978 e 1981, sendo ele o primeiro BMW de motor central a ser feito em série.

Essa geração viu surgir o BMW Série 1 M Coupé, que tinha motor seis em linha 3.0 N54 de seis cilindros em linha com 335 cavalos e 50,8 kgfm de pico no overboost, pois, sem ele, a força alcança 45,9 kgfm.

Com para-choques agressivos e rodas esportivas, este produto vendeu 2.700 unidades.

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Na segunda geração, o Série 1 M Coupé saiu de cena e em seu lugar o BMW 228i Coupé Track Handling Package. O esportivo foi lançado em 2014 e saiu de cena na linha 2016.

Com pacote aerodinâmico M Sport, ele tinha direção adaptativa, suspensão também eletrônica e freios M Sport reforçados com discos e pinças maiores.

Essa opção surgiu em Nova Iorque, durante o Salão de 2014. 

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