segunda-feira, 18 de maio de 2020

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

O Polo GTS trouxe de volta a sigla famosa nos anos 80 com o Gol GTS, mas veio acompanhado de seu irmão maior, o Volkswagen Virtus GTS. Um sedã compacto “esportivo”? Por que não?

Embora não tenhamos visto um Voyage GTS naquela época, a ideia parece boa, ainda mais quando experimentamos. Contudo, este GTS aposta também no conforto para andar rápido.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Mesmo tendo levado o preço para uma faixa pertencente aos sedãs médios, o Virtus GTS oferece uma proposta de desempenho diferente de seu irmão Jetta 250 TSI.

São salgados R$ 107.990 por um sedã compacto, porém, este vem com o coração do Jetta, aprimorado com alterações mecânicas para servir como esportivo. Nisso, ele parece ter dado certo.

Por fora…

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Sem exagero, assim como o Polo GTS, o Virtus GTS é até mais elegante com suas formas alongadas e entre-eixos maior.

O conjunto ótico full LED vem com detalhes em vermelho e cromo, que reforçam a proposta do modelo. A grade personalizada chama atenção, mas não mais que a sigla GTS destacada na dianteira.

O para-choque com faróis de neblina exibem LEDs que não funcionam, já que existe a assinatura em LED nos faróis. Na traseira, as lanternas são parcialmente em LED.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

As belas rodas aro 17 com pneus 205/50 R17 são atraentes, compondo um conjunto que ainda tem defletor de ar na tampa e antena exclusiva no teto.

Faltaram visivelmente um bom teto solar elétrico e escape esportivo aparente, coisas que podem aparecer, quem sabe, no futuro. Já a suspensão alta demais é outra coisa que não se encaixa.

Por dentro…

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Se por fora busca ser um pouco mais discreto, por dentro, o Virtus GTS não precisa ir nesse caminho. O ambiente é escurecido em teto e colunas, mantendo a amplitude do habitáculo.

Os bancos personalizados com abas altas e apoios de cabeça integrados (na frente) chamam atenção, mas a sigla GTS é pouco destacada. Pelo menos o volante multifuncional faz isso.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

No painel, o Active Info Display tem o vermelho como base para diferenciar o Virtus GTS, assim como a multimídia Discover Media traz monitor de desempenho e cronômetro de volta.

Câmera de ré e a bem completa integração entre o dispositivo e o cluster digital estão presentes. Ele também já apresenta o Android Auto atualizado com mais funções.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Soleiras personalizadas “GTS”, assim como pedais esportivos realçam o interior desse Virtus de desempenho, que também vem – nesse caso, item opcional – com o som Beats.

Esse sistema de áudio tem 300 watts de potência e inclui ainda tweeters nas colunas A e subwoofer ajustável. Sonoridade muito boa, por sinal.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

O Virtus GTS traz ainda os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), ar condicionado automático e slots para CD e SD (dois, mas um destinado à navegação nativa).

Rico na manipulação de arquivos de mídia, o modelo é fraco em entradas USB (somente duas). Falando no lado negativo, o acabamento se mostra muito simples, como no Polo GTS. Já é um acabamento simples demais para a faixa de preço das versões Highline, quanto mais para os GTS.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Para quem vai atrás, pelo menos as pernas vão bem, enquanto o porta-malas têm seus 521 litros úteis, levemente reduzidos com o som Beats e o compartimento sob o assoalho.

Por ruas e estradas…

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Como teria sido legal um Voyage GTS, não é mesmo? Hoje, porém, o que mais se aproxima dessa proposta nunca executada, vem com outro nome: Virtus GTS.

Para fazer a diferença em relação ao que já existia na gama de versões, o modelo adotou o propulsor 1.4 TSI Flex da família EA211, fabricado em São Carlos-SP.

Era a escolha óbvia para manter um custo adequado e favorecer a produção nacional. Com 150 cavalos a 5.500 rpm e 25,5 kgfm a 1.400 rpm, ele cumpre o que promete.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Com turbocompressor e intercooler, o quatro cilindros de 1.395 cm3 e 16 válvulas, tem uma curva de potência e torque que favorece tanto desempenho quanto economia.

Só o torque máximo vai até os 4.000 rpm, permitindo um funcionamento elástico. Dotado de quatro modos de condução, o Virtus GTS pode ir da frugalidade à performance no apertar de um botão.

Como já falamos anteriormente, mesmo no modo Eco, o 1.4 TSI se mostra bem disposto e quase cativo, até quando o pedal de acelerador é forçado com vigor.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

A rápida subida de giro, acompanhada de resposta imediata, faz com que o Virtus GTS assuma outra postura, mesmo ainda sem o modo Sport, que é o suprassumo da coisa.

De respostas atenuadas até as mais instantâneas, o propulsor do sedã compacto faz um bem enorme ao condutor, que tem um motor forte e disponível para qualquer situação.

No dia a dia, ele roda tranquilamente a 1.500 rpm, sem o menor esforço. O ronco mais grave em comparação com o 1.0 TSI é agradável e indica que ali, sob o capô, a força está oculta.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Metendo o pé fundo, com o modo Sport ativado e mais o câmbio em S – sim, você pode optar por um dos dois sem medo de errar – o Virtus GTS deixa até alguns sedãs médios para trás.

Vendo o ponteiro passar dos 6.500 rpm, a sensação de força é muito boa, com mudanças bem escalonadas no automático Tiptronic de seis marchas, o esportivo agrada ao volante.

Pena não ter câmbio manual, o que geraria um desafio extra ao condutor, mas este ainda pode explorar a sensação com mudanças manuais na alavanca e nos paddle shifts.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Com boa liberdade em escolher as marchas, o motorista tem um carro mais à mão, que ainda pode ser programado no modo Individual, inclusive eliminando o ronco gerado artificialmente.

Neste modos Individual, direção, câmbio e ar condicionado podem ser alterados também, conforme a preferência do condutor.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Por ser mais longo, rendeu melhor em consumo na estrada, fazendo 15,6 km/l na gasolina. O Polo GTS fez um pouco menos. Na cidade, o sedã bebeu um pouco mais: 11,2 km/l.

Deslocando 1.271 kg de peso, o Virtus GTS vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e com máxima de 210 km/h. Ou seja, perde na aceleração, mas se ganha na final.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Para um carro com sua proposta, o consumo é muito bom até. Olhando pelo lado da esportividade, dá para ver esses números caírem bem numa direção mais ousada.

Nisso, a direção elétrica adaptativa é um recurso bom, assim como os freios a disco nas quatro rodas, dimensionado para os 4,49 metros do Virtus GTS.

Contudo, para realmente ter uma condução limpa, a proposta precisa de uma suspensão igualmente adequada. Mais firme, o conjunto do modelo ainda tem algum conforto.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Isso parece mais evidente quando se olha o carro e percebe-se que a altura livre do solo é igual aquela exagerada do sedã normal.

Já falamos sobre isso na avaliação do Polo GTS e voltamos à mesma tecla: boa para passar em lombadas e depressões, porém, alta demais para um modelo vendido como esportivo.

Mesmo firme no ajuste de molas e amortecedores, o conjunto ajuda no deslocamento de peso da carroceria, já que o centro de gravidade é mais alto.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Em curvas bem fechadas, a traseira quer sair, mas a frente também. O entre eixos ampliado, somado à carroceria alongada, torna o Virtus GTS menos arredio e empolgante, nesse caso.

É preciso forçar a mão para que ele comece a escapar como o Polo GTS faz mais facilmente. Com boa estabilidade, o sedã da Volkswagen se mantém bem neutro na maior parte do tempo.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Se fosse mais baixo, as reações seriam melhores. Longe de ser pensado para as pistas, o Virtus GTS é aquele carro esporte que não precisa provar sua competência num circuito fechado.

É gostoso de dirigir pelo bom handling e pela potência sempre disponível. Apoiado sobre uma plataforma bem rígida e equilibrada, esse GTS com porta-malas não titubeia em sua missão.

Por você…

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

Para uma compra racional, o Volkswagen Virtus tem outras opções mais interessantes. Contudo, um esportivo é algo essencialmente emocional.

Esta, porém, pode ficar abalada diante dos R$ 110 mil completos, pagos neste carro com o sistema de som Beats e outras coisas, como rede e prancha alta no porta-malas.

Volkswagen Virtus GTS aposta no conforto para andar rápido

De qualquer forma, para realmente fazer a diferença, teto solar elétrico, escape esportivo e mais outros itens seriam apreciáveis.

Como produto, sua missão de levar esportividade para clientes menos abastados é importante, assim como no caso do Polo GTS. O preço alto, porém, é uma consequência disso. Vale o teste!

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volkswagen Virtus GTS 1.4 TSI 2020

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.395 cm³

Potência – 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática Tiptronic de seis marchas com trocas manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,7 segundos

Velocidade máxima – 210 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 11,2 km/litro

Consumo rodoviário – 15,6 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 205/50 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.492 mm

Largura – 1.751 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.477 mm

Entre eixos – 2.649 mm

Peso em ordem de marcha – 1.271 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 521 litros

Preço: R$ 107.990 (preço base) e R$ 110.190 (versão avaliada)

Volkswagen Virtus GTS 2020 – Galeria de fotos

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