sexta-feira, 15 de maio de 2020

Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa

Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa

A Europa é uma região que ainda resiste bem à invasão provocada pelos crossovers e SUVs no mercado mundial. Infelizmente, aos poucos, as muralhas vão caindo por terra e alguns segmentos tradicionais deverão desaparecer na pilhagem.

Marcas como Ford, Citroën e Renault ainda lutam sobre os muros, mas o implacável avanço dos utilitários esportivos faz até o impensável acontecer no status atual do continente (confira mais abaixo).

Tal como outras que se renderam, a Renault também cortará três modelos de segmentos vitimados pelos SUVs. Scénic, Espace e Talisman não terão sucessão no mercado europeu.

Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa

 

O motivo original era o avanço dos SUVs pela Europa, o que já estava colocando minivans e sedãs grandes em questão. Contudo, com os problemas decorrentes da crise na aliança com a Nissan e agora com a pandemia de Covid-19, a Renault vai abrir mão de alguns produtos clássicos.

A minivan Espace revolucionou o mercado de automóveis nos anos 80 junto com as Chrysler Voyager e Dodge Caravan nos dois lados do Atlântico Norte, atendendo melhor as famílias no uso diário e ameaçando o futuro das peruas.

Ela foi tão popular que até aqui inspirou um carro fora-de-série, a Grancar Futura. No entanto, quem veio foi a Scénic, muitos anos depois, sendo o monovolume preferido de muitos brasileiros.

Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa

Dois dos principais monovolumes europeus, Scénic e Espace vêm caindo em vendas nos últimos anos e, somando-se o sedã executivo Talisman, tiveram baixa de 20% em 2019. O último é o terceiro elemento que não terá continuidade.

Há muito tempo, a Renault tem um pé no segmento de sedãs grandes, desde o Renault 18 dos anos 70, passando pelo 21 e o nosso conhecido Laguna. Com o fim desses, a marca abre mais espaço para Captur e Kadjar.

Aliás, por causa da redução de custos nas operações da Espanha, a Renault-Nissan negocia a transferência da produççao de Captur e Kadjar para o Reino Unido. Apesar de o Brexit estar confirmado para o fim do ano e com possíveis taxas extras na exportação, isso tudo não parece impedimento para o crescimento dos dois SUVs.

[Fonte: Auto News/Financial Times]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Renault vai cortar Scénic, Espace e Talisman na Europa publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário