O Peugeot e-208 chegará ao Brasil junto com uma opção de motor a combustão, mas esta não será 1.2 Puretech Turbo, mas o já bem conhecido EC5M, de acordo com o jornalista Jorge Moraesm, no site UOL.
A nova geração do compacto da PSA já roda há algum tempo no Brasil e na Argentina, mas seu lançamento – que seria ainda no primeiro semestre de 2020 – foi adiado pelo coronavírus, devendo assim ocorrer em algum momento da segunda metade do ano.
O Novo 208 em versão elétrica será um enorme diferencial para o hatch compacto da Peugeot, mas ainda não se sabe se o mesmo será importado da França ou fabricado em El Palomar, Argentina. Como se sabe, a planta hermana recebeu um bom investimento para fazer a plataforma modular CMP.
Como se trata de um produto com produção regional, faze-lo aqui exigiria a construção de uma rede mais consistente de pontos de recarga, pois, existem diversas regiões (mesmo dentro do eixo “elétrico” que vai de SC até o ES) sem cobertura ou bem fraca. A rede Peugeot seria uma alternativa, mas ainda assim é preciso mais.
Fazer o e-208 na região talvez envolva um adicional de investimento por conta do processo de montagem das baterias na linha de produção, embora o projeto da CMP contemple seu uso desde o início. Com 136 cavalos e 26,5 kgfm, o propulsor elétrico é alimentado por uma bateria da japonesa Nidec com 50 kWh.
A PSA pretende internalizar a produção destes dois componentes até 2023, sendo essa a receita para reduzir os custos de produção de seus carros elétricos. O motivo é que a resposta ao e-208 está sendo muito boa, com 25% das vendas direcionadas ao hatch plugado.
Tendo autonomia de 350 km, o Peugeot e-208 terá de se apoiar em uma (ainda) pequena rede de pontos de recarga no Brasil, o que poderia indicar que suas vendas seriam limitadas inicialmente, reforçando a ideia de importação francesa, o que seria mais lógico nesse caso.
Quanto ao 1.6 Flex de até 118 cavalos, a oferta cairá como um balde de água fria em quem espera pelo 1.2 Turbo, que pode ter tanto 116 cavalos quanto 136 cavalos.
O hatch virá apenas automático, inicialmente, segundo Moraes, já que o antigo (nacional) ficará com opção manual e, certamente, apenas com o 1.2 aspirado de até 90 cavalos. Preço do e-208? Ele não aposta em menos de R$ 150.000.
[Fonte: Jorge Moraes/UOL]
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