Ainda disponível no mercado brasileiro (mas com mudanças no visual, interior, mecânica e equipamentos), o Volkswagen Gol G5 é a geração de maior sucesso do compacto no mercado brasileiro. Conseguiu ser líder em vendas por alguns anos e trouxe uma bela evolução para a gama. O VW Gol 2010 foi a primeira linha a ser vendida do começo ao fim de um ano e marcou a chegada do Gol i-Motion.
Disponível atualmente no vasto mercado de carros usados, o Gol linha 2010 esteve disponível em configurações com motor 1.0 VHT flex e 1.6 VHT flex, este último com a opção de transmissão manual ou a recém-chegada automatizada i-Motion, ambas de cinco velocidades.
Montado na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, ele competia diretamente com modelos como Fiat Palio, Chevrolet Corsa, Renault Sandero e Peugeot 207.
Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes do Gol linha 2010:
Gol linha 2010 – mudanças
Gol G4 e Gol G5 mais equipados em maio de 2009
Em maio de 2009, a Volkswagen lançou a linha 2010 de vários modelos, incluindo os Gol G4 e G5, além da Parati, Saveiro e Voyage.
A começar pelo já extinto Gol G4, o modelo passou a contar com um indicador de manutenção no painel de instrumentos. Ele emite uma mensagem no visor do painel quando chegar a ocasião de se realizar uma revisão. Ganhou também a nova opção de cor Prata Sirius.
Já o Gol G5 2010 ganhou novos pacotes opcionais. Passou a contar com o pacote Trend com mais recursos, como preparação para som. Oferecia também o Módulo Alto-Falantes, somente com preparação para som com alto-falantes, ou Preparação para Som mais Antena no teto.
Outra novidade era o Módulo Trend Color, somente para pinturas metálicas, com preparação para som com fiação elétrica, antena no teto e retrovisores pintados na cor do carro. Havia ainda o Módulo Body-Color, para pinturas sólidas, também com retrovisores a cor do carro.
O Gol Power ganhou detalhes de acabamento na cor cinza.
Gol G4 ganha versão Titan em agosto de 2009
Em agosto de 2009, a Volkswagen lançou o Gol Titan, uma espécie de versão “pé-de-boi aventureira” do então popular da marca no País. O carro tinha faróis com máscara negra, grade preta, para-choques sem pintura, faixas decorativas nas laterais, rodas em aço, lanternas escurecidas, entre outros.
Por dentro, contava com acabamento em preto e cinza. Um dos destaques, porém, era a suspensão elevada e pneus de perfil misto. Seu motor era um 1.0 flex de até 71 cv. A missão do Gol Titan era enfrentar o Uno Mille Way.
Gol estreia câmbio i-Motion em outubro de 2009
A última novidade da gama do Volkswagen Gol 2010 foi a chegada da opção do câmbio automatizado i-Motion. Ele chegou em outubro de 2009 como um opcional para o Gol G5 equipado com o motor 1.6. Esta transmissão já estava disponível no Polo.
O Gol 1.6 i-Motion chegou custando a partir de R$ 34.605, sendo o carro com câmbio automatizado mais em conta do mercado. Ele competia diretamente com modelos como Fiat Palio Dualogic.
Gol 2010 – detalhes
Embora esteja defasado atualmente, o Volkswagen Gol ainda é um carro que agrada em vários aspectos. Tem concepção robusta, estilo agradável, acabamento interno dentro da média da categoria, bons opcionais e motorização de concepção simples.
O Gol 2010 é uma das primeiras linhas da quinta geração do carro. O modelo chegou usando a plataforma PQ24, presente no Polo e no Fox, com mais rigidez. Além disso, ganhou os novos motores EA-211 VHT 1.0 e 1.6, em substituição aos antigos AP longitudinais.
Além disso, o Gol 2010 foi o primeiro Volkswagen Gol com a opção de câmbio sem o pedal de embreagem. No fim de 2009, a Volkswagen lançou o Gol i-Motion, dotado de uma transmissão automatizada de cinco marchas.
No mercado de usados, a recomendação é buscar por exemplares do Gol que ofereçam o mínimo de recursos de conforto e segurança. Isso porque, naquela época, o Volkswagen saía de fábrica com o pouquíssimos equipamentos e boa parte dos itens mais interessantes eram opcionais.
Por outro lado, há exemplares recheados de opcionais interessantes, com direito a itens como volante multifuncional com paddle shifts (no caso do Gol i-Motion), rodas de liga-leve de 15 polegadas, sistema de som com Bluetooth, airbag duplo, freios ABS, computador de bordo, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.
Em suma, o Gol 2010 é um compacto indicado para quem busca por um carro para o dia a dia, que não dê muita dor de cabeça com manutenção. É um automóvel que melhorou bastante em relação a suas gerações antigas, mas fica devendo para os compactos mais modernos e atuais.
Gol 2010 – versões
A linha 2010 do Volkswagen Gol foi disponibilizada pela marca alemã na Geração 4 e também na então recém-lançada Geração 5 nas seguintes versões:
Volkswagen Gol G4 2010
- Volkswagen Gol Trend 1.0 2 portas 2010
- Volkswagen Gol Trend 1.0 4 portas 2010
- Volkswagen Gol City 1.0 4 portas 2010
Volkswagen Gol G5 2010
- Volkswagen Gol 1.0 2010
- Volkswagen Gol 1.6 2010
- Volkswagen Gol 1.6 i-Motion 2010
- Volkswagen Gol Power 1.6 2010
- Volkswagen Gol Power 1.6 i-Motion 2010
Gol 2010 – equipamentos
Volkswagen Gol 1.0
Saía de fábrica apenas com rodas de aço de 13 polegadas com calotas; aerofólio traseiro; dois apoios de cabeça traseiros; banco do motorista com regulagem de altura; cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura; retrovisores externos com comando manual interno; porta-malas com revestimento nas laterais e no assoalho; vidros verdes e para-choques pintados na cor do carro.
Entre os equipamentos opcionais, contava com ar-condicionado; direção hidráulica; alarme; abertura remota do porta-malas; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; airbag duplo; freios ABS; volante multifuncional; sistema de som com USB e Bluetooth; vidros e travas elétricas; banco traseiro bipartido; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.
Volkswagen Gol 1.6
Recebe porta-objetos nas laterais das portas; chave tipo canivete; frisos laterais; maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, entre outros.
Como opcional, podia receber recursos como ar-condicionado; direção hidráulica; vidros, travas e retrovisores elétricos; alarme; painel de instrumentos com conta-giros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; módulo I-System; sistema de som com entrada USB e Bluetooth; volante multifuncional; airbag duplo; freios ABS; rodas de liga-leve aro 15, entre outros.
Volkswagen Gol Power 1.6
Agrega recursos como preparação para som com seis alto-falantes; painel de instrumentos com conta-giros; direção hidráulica; faróis duplos com máscara negra; lanternas traseiras escurecidas; rodas de aço aro 15; ponteira de escape cromada; friso laterais com detalhes cromados; faróis de neblina dianteiros; detalhes internos cromados; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; abertura interna elétrica da tampa do porta-malas, entre outros.
A lista de equipamentos opcionais seguia o mesmo padrão do Gol 1.6.
Gol 2010 – preços
Conforme os dados da Tabela Fipe, os preços do Gol 2010 no mercado de usados são estes:
Volkswagen Gol G4 2010
- Volkswagen Gol Trend 1.0 2 portas 2010: R$ 14.670
- Volkswagen Gol Trend 1.0 4 portas 2010: R$ 18.050
- Volkswagen Gol City 1.0 4 portas 2010: R$ 18.050
Volkswagen Gol G5 2010
- Volkswagen Gol 1.0 2010: R$ 17.870
- Volkswagen Gol 1.6 2010: R$ 20.290
- Volkswagen Gol 1.6 i-Motion 2010: R$ 20.470
- Volkswagen Gol Power 1.6 2010: R$ 21.890
- Volkswagen Gol Power 1.6 i-Motion 2010: R$ 21.900
Gol 2010 – motor
A quinta geração do Gol marcou a estreia de novos propulsores transversais na gama do carro, substituindo os propulsores AP montados longitudinalmente utilizados até então. O Gol 2010 saiu de fábrica com motores 1.0 Total Flex e 1.6 Total Flex, dotados do sobrenome VHT (Volkswagen High Torque), ambos da família EA111.
O Gol 1.0 traz um motor de quatro cilindros em linha e oito válvulas. Ele consegue gerar 72 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. Já o torque é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol, a 3.850 rpm.
No caso do Gol 1.6, também há um propulsor de quatro cilindros em linha e oito válvulas. Neste caso, são 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol, a 2.500 giros.
Em ambos os casos, há o aclamado câmbio MQ 200 de cinco velocidades, que na época foi herdado do irmão maior e mais refinado Polo. Esta transmissão é conhecida pelos engates curtos, precisos e bem macios, o que torna a condução mais prazerosa.
Na linha 2010, o Gol passou a oferecer também a transmissão automatizada i-Motion nas variantes com motor 1.6. Este câmbio é semi-automático, com a mesma concepção de um manual, mas com uma central eletrônica que comanda as trocas e por isso dispensa o pedal de embreagem.
Na época, o Gol i-Motion foi oferecido por R$ 2,5 mil a mais que o Gol 1.6 convencional. Ele podia funcionar no modo D (Drive), como se fosse um automático convencional, no S (Sport), que eleva as rotações do motor para entregar uma condução mais esportiva, e no M (manual), com trocas manuais.
Como opcional, o VW Gol i-Motion 2010 podia receber um volante multifuncional com “borboletas” para troca manual de marchas sem tirar as mãos do volante.
Gol linha 2010 – consumo
Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o Gol 2010 com motor 1.0 flex, 1.6 flex e 1.6 flex com câmbio i-Motion apresenta os seguintes números de consumo de combustível:
Volkswagen Gol 1.0
- Consumo de 7,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,8 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6
- Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6 i-Motion
- Consumo de 7,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 10,7 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
Volkswagen Gol – desempenho
A Volkswagen divulga estes números de desempenho do Gol linha 2010:
Volkswagen Gol 1.0
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos e velocidade máxima de 169 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e velocidade máxima de 167 km/h com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima de 192 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com gasolina.
Volkswagen Gol 1.6 i-Motion
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com etanol;
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 192 km/h com gasolina.
Gol 2010 – manutenção e revisões
Os preços das revisões tabeladas do Gol ano/modelo 2010 não estão mais disponíveis no site da Volkswagen.
Todavia, a manutenção do Volkswagen Gol linha 2010 tem baixo custo e também é descomplicada. O modelo é um daqueles carros que qualquer mecânico consegue mexer e fazer os reparos necessários.
Inclusive, o Gol já foi apontado várias vezes como um dos automóveis mais baratos para ser consertado. Isso indica que você não vai ter grandes dores de cabeça com os preços das peças e mão-de-obra para uma revisão ou qualquer outro reparo.
Vale lembrar que as primeiras unidades do Gol G5, ano 2009, equipadas com o motor 1.0 VHT apresentaram problemas de lubrificação. Em alguns casos, o bloco do motor foi substituído por outro com numeração diferente. Todavia, a retificação obrigatória no documento do carro não foi realizada. É preciso verificar a numeração no bloco.
Gol – ficha técnica
Motor |
1.0 VHT |
1.6 VHT |
Tipo |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Dianteiro, transversal, gasolina e etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
999 |
1.599 |
Válvulas |
8 |
8 |
Taxa de compressão |
13:1 |
12,1:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima |
72 cv com gasolina e 76 cv com etanol a 5.250 rpm |
101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm |
Torque Máximo |
9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 3.850 rpm |
15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas |
Manual de 5 marchas |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
||
Tipo |
Não-assistida ou hidráulica |
Não-assistida ou hidráulica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço de 13 ou 14 polegadas |
Aço de 14 ou 15 polegadas ou liga-leve 15 polegadas |
Pneus |
175/70 R13 ou 175/70 R14 |
17570 R14 ou 195/55 R15 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
3.890 |
3.890 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.650 |
1.650 |
Altura (mm) |
1.460 |
1.460 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.460 |
2.460 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
285 |
285 |
Tanque (litros) |
55 |
55 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
440 |
440 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
934 |
944 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,34 |
0,34 |
Gol 2010 – fotos
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