A General Motors anunciou nesta segunda (13), medidas para se ajustar à crise do coronavírus no Brasil. Com atividades paralisadas desde março, a montadora americana irá estender o período de paralisação das atividades para junho.
Junto com a Toyota, a GM se torna uma das duas montadoras que ficarão mais tempo com as fábricas paradas devido à pandemia no Brasil, indicando que a recuperação do país não deve ser assim tão rápida quanto alguns projetam.
Além disso, a empresa anunciou um corte de 25% nos salários, bem como layoff – que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho – e de redução na carga horária.
Comunicando aos funcionários, a GM diz que a previsão para voltar à atividade é junho, mas compossibilidade de extensão do prazo ou cancelamento antes disso, tudo dependendo de como a pandemia se comporta no país.
Por ora, o Brasil acumula 21.929 casos confirmados e 1.328 mortes igualmente atestadas. Avançando, o coronavírus não parece dar trégua para a economia. Enquanto isso, na GM, os trabalhadores terão redução salarial de acordo com a categoria, indo de 12,5% até 25%, no caso do pessoal com cargo de gerência, por exemplo.
Horistas e mensalistas terão cortes entre 5% e 25%. Na fábrica de São José dos Campos, a GM já havia fechado esse mesmo acordo, que agora se estende para as plantas de São Caetano do Sul, Gravataí e Joinville, além das unidades de Mogi das Cruzes, Indaiatuba e Sorocaba.
No mercado, por ora as vendas estão estagnadas. O líder HB20, por exemplo, só emplacou 1.704 exemplares. O Onix, que está na segunda posição, teve 705 emplacados. Além da Hyundai, mas como Ford e a Chery, posicionam bem seus produtos no ranking, mas o volume ainda é muito menor que o normal.
A Chevrolet, por exemplo, emplaca no momento 146 unidades do Tracker, que é o mesmo número do Tiggo 5x, por exemplo. O Onix Plus está um pouco acima do HB20S. Não se sabe ainda como encerrará abril, mas é certo que os resultados, mesmo de liderança, serão indigestos para todas as marcas.
[Fonte: Veja]
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