segunda-feira, 13 de abril de 2020

29 Minutos Para Falar Bem Em Público – Parte IV

Prossigo com o resumo das principais ideias do livro de autoria de Rachel Polito e Reinaldo Polito: “29 minutos para falar bem em público” (Rio de Janeiro: Sextante, 2015).

COMO DAR UM SHOW NO PALCO

  • Descubra o feito por você de melhor e use em suas apresentações. Você sabe contar piadas ou histórias interessantes? Sabe fazer imitações? Leve para os ouvintes essas habilidades. Esse é o espetáculo necessário para sua apresentação ser bem-sucedida.
  • Pratique contar histórias interessantes para amigos e familiares. Essas situações são as mais adequadas para ensaiar esses ingredientes espetaculares. Se funcionar nos ambientes mais íntimos, também poderá dar resultado diante dos ouvintes.
  • Saiba dosar o show de acordo com o tipo de plateia pela frente. Quanto mais numeroso e inculto o público, mais espetacular poderá ser a apresentação. Quanto menor e mais instruído o público, mais moderado deverá ser o espetáculo.

COMO FALAR E ESCUTAR BEM

  • Fale só o necessário. Quem fala além do necessário ser dito se torna desagradável e pode se comprometer.
  • Não deixe de falar o necessário. Quem não fala o que precisa ser dito pode perder oportunidades preciosas de se projetar tanto no relacionamento social quanto nos contatos na vida corporativa.
  • Se você ocupa uma posição hierárquica importante, a expectativa de seus pares, superiores e subordinados é você não ficar calado em uma reunião, mas participar ativamente, contestando e dando sugestões.
  • Entenda a importância do silêncio e sinta o prazer de ficar quieto. Aprender a ficar em silêncio nos momentos certos é uma arte necessária de ser cultivada.
  • Saiba escutar. Saiba falar. Esse é o equilíbrio perfeito na comunicação.

COMO USAR RECURSOS VISUAIS

  1. Coloque um título.
  2. Faça legendas.
  3. Escreva com letras de boa legibilidade – prefira as fontes Arial e Tahoma, em corpo acima de 20 pontos.
  4. Não exceda três diferentes tamanhos de fontes.
  5. Crie frases curtas, limitando-se a sete palavras por frase.
  6. Use poucas linhas, limitando-se a sete.
  7. Use no máximo quatro cores.
  8. Apresente apenas uma ideia em cada slide.
  9. Utilize somente ilustrações relevantes. Uma em cada slide deve ser suficiente.
  • Só utilize recursos visuais quando quiser:
  1. destacar as informações importantes,
  2. facilitar o acompanhamento do raciocínio pelos interlocutores e
  3. permitir as informações serem lembradas por mais tempo.
  • Esteja preparado para falar sem recursos visuais, caso tenha algum problema com a projeção.
  • Seja objetivo, especialmente, em apresentações para superiores hierárquicos.
  • Durante as apresentações, evite ficar olhando para a tela o tempo todo, de costas para os ouvintes.
  • Avise o que vai projetar, projete, olhe para a tela, faça um breve comentário e, fitando os ouvintes, explique com naturalidade as informações projetadas.
  • Para produzir um bom visual use a regra do 7 x 7: no máximo 7 palavras por linha. No máximo 7 linhas por projeção.

COMO CHEFE DEVE FALAR PARA SUBORDINADOS

  • Não repreenda subordinados em público. Tenha uma conversa particular.
  • Não contrarie gratuitamente o chefe em público. Tenha uma conversa reservada.
  • Mesmo quando o chefe afirma não se incomodar em ser criticado em público, resista. É quase certo ele não estar sendo sincero.
  • Procure sempre a técnica mais apropriada para cada situação. Não é adequado, por exemplo, o chefe convocar uma reunião e iniciar agradecendo a presença de todos. É mais coerente valorizar o fato de todos terem chegado no horário.
  • Não é apropriado o presidente da empresa prometer brevidade aos subordinados. Neste caso, é preferível dizer: passará ao grupo apenas algumas informações para esclarecer bem a questão.
  • Por melhor seja a técnica de oratória, analise a necessidade de adaptá-la à circunstância.

COMO CONTAR HISTÓRIAS

  • As histórias ajudam a ilustrar as mensagens. Além de facilitar o entendimento dos ouvintes, tornam a apresentação mais leve, arejada e atraente.
  • Evite contar as muito manjadas. Se a história for conhecida, basta fazer apenas uma menção, por exemplo: “… como aquela história conta…”. Dessa forma, você a utiliza como ilustração sem passar pelo desgaste de contá-la novamente.
  • Aprenda a colecionar histórias ouvidas nas conversas ou encontradas nas leituras. Vale a pena anotar as novas para montar um repertório próprio.
  • Só utilize narrativas possíveis de ser contextualizadas, bem associadas à mensagem. Mesmo se a história não se encaixar por si só, quase sempre é possível construir pontes para ela se ajustar ao contexto.
  • Pense na possibilidade de falar sem o apoio de recursos visuais.
  • Observe bem os bons palestrantes falantes sem o apoio desses recursos. Você vai constatar: para substituir o show das projeções, eles usam com mais ênfase:
  1. o humor,
  2. as histórias,
  3. as novidades,
  4. a interpretação espetacular,
  5. as pausas expressivas e
  6. a movimentação física.
  • Comece falando sem elementos visuais em apresentações curtas.
  • No início, apenas reduza a quantidade de aparatos visuais. Não encare essa decisão como tudo ou nada. Você pode manter uma boa interação com os ouvintes e obter ótimos resultados apenas reduzindo a quantidade de telas.
  • Só elimine totalmente os recursos visuais quando tiver certeza de seu desempenho ter condições de substituir o espetáculo das projeções.
  • Descubra e aperfeiçoe o que você sabe fazer de melhor para cativar o público.

COMO NÃO SER PROLIXO E FALAR COM OBJETIVIDADE

  • Conte logo no início o resultado da sua apresentação. Essa é uma atitude importante para demonstrar você desejar mesmo ser objetivo.
  • Use histórias verdadeiras da vida corporativa para ilustrar o dito. Exemplos extraídos da própria atividade e dos negócios:
  1. reforçam a linha de argumentação,
  2. dão objetividade e
  3. ajudam a esclarecer a mensagem.
  • Logo no início prometa ser breve. E procure cumprir esta promessa. Mesmo se não houver resistência dos ouvintes, eles gostam de saber: a apresentação não consumirá muito tempo.
  • Não inclua informações desnecessárias só para mostrar conhecimento.
  • Seja breve, mas não se preocupe apenas em falar pouco. Ser objetivo não significa necessariamente falar pouco, mas sim falar tudo o que for preciso para conquistar, no menor tempo possível, o efeito desejado.

29 Minutos Para Falar Bem Em Público – Parte IV publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



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