segunda-feira, 9 de março de 2020

Não existe almoço de graça, mas há política de baixo custo

David Colander e Roland Kupers, coautores do livro “Complexity and the Art of Public Policy: Solving Society’s Problems from the Bottom Up” (Princeton University Press, 2014), afirmam o quadro de complexidade ter a capacidade de eliminar as suposições limitantes nas quais o quadro de política padrão se baseia:

  1. não supõe as pessoas serem hiper-racionais;
  2. não assume a dinâmica do sistema ser linear;
  3. não pressupõe os gostos não serem afetados pelo processo;
  4. não assume ser possível ao governo controlar tudo;
  5. não supõe o mercado competitivo possa de alguma forma existir independentemente do governo e de outros sistemas naturais sociais;
  6. não assume a estrutura institucional ser fixa.

Por esses não pressupostos, o quadro de políticas de complexidade altera a natureza da discussão sobre políticas. Os quadros de políticas, como tudo em um sistema complexo, oferecem o melhor retorno possível quando são desenvolvidos. Eles fornecem novas maneiras de pensar sobre as coisas.

Quando o quadro de políticas padrão surgiu, ele forneceu aprimoramentos de políticas, classificados de “almoços gratuitos”. Com o tempo, os “almoços grátis” foram capturados pelo mercado, e passaram a ser “lanches gratuitos”, mas com o tempo esses também foram explorados de maneira lucrativa.

Não são apenas “as grandes refeições”. O fato de o modelo de política padrão estar sendo usado como o único quadro significa a sociedade estar perdendo as realmente grandes ideias políticas, isto é, as festas gourmet postas na mesa, esperando para serem comidas.

O objetivo deste livro é abrir a busca de “festas gourmet”. Para fazer isso, precisamos nos afastar de um modelo de política desenvolvido há oitenta anos, quando refletia a tecnologia analítica e computacional disponível na época, e adotar um modelo de política capaz de refletir nossa tecnologia analítica e computacional atual.

Os verdadeiros avanços na política – as “festas gourmet de política de baixo custo” – alcançam grandes ganhos. Virão de modelos capazes de utilizarem as novas tecnologias analíticas e computacionais. Elas permitem o pensamento se desviar das suposições do modelo de política padrão. O quadro de complexidade faz isso.

Não existe almoço de graça, mas há política de baixo custo publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário