quarta-feira, 18 de março de 2020

EUA: NHTSA quer acelerar condução autônoma liberando 11 requisitos

EUA: NHTSA quer acelerar condução autônoma liberando 11 requisitos

A NHTSA, agência americana que rege o transporte no país, quer acelerar a chegada da condução autônoma aos EUA. Para isso, o órgão federal propõe mudar 11 requisitos relacionados com a homologação de veículos.

A ideia é rever os requisitos de segurança para que os veículos autônomos possam chegar mais rapidamente às ruas e estradas americanas. Esses parâmetros estão relacionados diretamente ao design dos carros e à presença de controles manuais nos carros.

A alteração nos requisitos envolve proteção dos ocupantes, controles de direção, materiais para vidros, fechaduras de portas, sistemas de assentos, proteção contra impactos laterais, resistência ao esmagamento do telhado e sistemas de ancoragem de retenção para crianças.

EUA: NHTSA quer acelerar condução autônoma liberando 11 requisitos

O motivo é que alguns carros autônomos não terão presença humana a bordo, como é o caso da startup Nuro, com seu veículo de entrega de produtos R2. Além disso, modelos de mobilidade urbana para transporte, como o Cruise Origin da GM, não precisarão de controles humanos, por exemplo, mas levarão pessoas.

Para virar lei, a NHTSA precisa colocar a proposta em consulta pública para que então seja aprovada. O objetivo é que, nos casos como da Nuro, a legislação para homologação não precisará exigir do fabricante, os itens citados acima, permitindo assim sua rápida autorização para circulação.

Aliás, o Nuro R2 é o primeiro veículo 100% autônomo liberado para rodar nos EUA, mas apenas por meio de uma petição para 2.500 unidades em fase experimental. A GM também já buscou o mesmo para o Cruise Origin.

EUA: NHTSA quer acelerar condução autônoma liberando 11 requisitos

Ainda que a NHTSA queria acelerar o processo, nem todo mundo está satisfeito com isso. O grupo de defesa do consumidor Center for Auto Safety, disse que a administração federal não deve “remover salvaguardas regulatórias para a tecnologia que o departamento de trânsito reconhece que ainda não foi comprovada e pode ser de fato insegura”.

Já a NHTSA rebate, dizendo que mais de 90% dos acidentes graves são causados por falha humana e que a condução autônoma pode ajudar a salvar vidas, sendo assim necessário remover barreiras para sua introdução, revisando requisitos de muito antes da tecnologia existir. O que você acha disso?

[Fonte: GM Authority]

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