A eletrificação está sendo encara com novidades no mercado europeu, especialmente no segmento de compactos, onde as marcas buscam atender às normas europeias para 2021, onde a emissão média de CO2 precisa ficar em 95 g/km. Na Renault, a alternativa foi lançar a versão E-Tech dos modelos Clio e Captur.
A tecnologia E-Tech consiste num conjunto motriz híbrido, sendo plug-in apenas no Novo Captur europeu, que é maior que o antigo e diferente daquele vendido no mercado brasileiro, baseado na plataforma do Duster. Ambos são equipados com motor 1.6 16V aspirado, que trabalha com motor elétrico e um câmbio automático de quatro marchas.
No Clio E-Tech, a hibridização é comum e sem recarga externa, tendo bateria de lítio de 1,2 kWh e tendo potência combinada de 140 cavalos, sendo que o propulsor só inicia o funcionamento depois do carro já em movimento, podendo rodar até 75 km/h apenas com a energia, se necessário.
Com recuperação de energia no modo “B” (Brake), o Clio E-Tech tem consumo 40% inferior ao da versão movida apenas por gasolina.
Já o Captur E-Tech é híbrido plug-in com potência de 160 cavalos de forma combinada. Assim como no hatch, o SUV compacto vem com dois motores elétricos e uma estranha transmissão de quatro velocidades “sem embreagem”.
O Renault Captur E-Tech pode rodar 50 km de forma combinada ou 65 km apenas na cidade, usando a energia da bateria de lítio de 9,8 kWh. O SUV pode rodar até 135 km/h e consumo médio 66,7 km/l e 32 g/km de CO2. O modelo tem vários modos de condução e recuperação de energia, como o Save, que permite manter a carga da bateria constante.
O modo Brake pode recuperar energia com frenagem regenerativa, que reduz o uso dos freios, além dos modos Pure (100% elétrico) e Sport, onde o trio de motores é utilizado plenamente para obter melhor performance. O E-Tech só será oferecido na Europa.
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