Como já se sabe, todas as operações industriais da General Motors foram encerradas na Austrália ao final de 2017. Controladas pela marca local Holden, a produção de carros no país continental terminaram após décadas de atividades, de onde saíram diversos modelos, sendo o Commodore o mais fabricado por lá.
Desde então, a Holden passou de fabricante a importador de veículos, embora ainda tenha instalações de pesquisa e desenvolvimento, entre outras.
A General Motors já não estaria mais importando carros da Opel para revende-los na Austrália, segundo fontes locais, visto que a China surge como uma fonte alternativa para modelos como o Commodore atual (Insignia e Lacrosse) e Astra (Sedan é o Cruze, por exemplo).
Mas, de acordo com um relatório da consultoria Australian Financial Review, a General Motors estaria em negociação a transferência da Holden para o maior importador de veículos da Austrália, a empresa inglesa Inchcape, que distribui no país cerca de 14 marcas de automóveis, entre elas Volkswagen, Suzuki, Subaru, Peugeot, Citroën, entre outras.
A empresa tem larga experiência no mercado local e estrutura sólida para manter as operações da Holden, que ainda emprega 1.400 pessoas no país. A Inchcape, no entanto, difere de empresas como CAOA e SHC, por ser somente o distribuidor dos veículos e não a representante legal no mercado.
Na Austrália, a maioria das marcas têm filiais locais, como acontece aqui com a Porsche, por exemplo. Lá, apenas a Subaru não é ligada ao Japão, sendo a Inchcape seu importador oficial. Agora, esse tipo de negócio é que está gerando dúvidas no caso da Holden.
No ano passado, as vendas da Holden e de várias marcas despencaram, sendo este um dos motivos pelos quais a GM quer mudar a operação da marca na Oceania. O que se comenta é que a distribuição dos carros ficaria com a Inchcape, que manteria a rede também. Nesse caso, a marca australiana continua sob domínio da GM.
Mas, também se fala em venda da própria marca Holden para a inglesa ou uma joint-venture com venda parcial dos direitos da marca. O que se sabe é que a Inchcape tem interesse em reforçar seu portfólio diante da queda geral nos emplacamentos e que a terceirização, reduziria os preços dos carros, a única saída para recuperar as vendas.
[Fonte: Australian Financial Review]
© Noticias Automotivas. A notícia GM pode transferir Holden para um importador na Austrália é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
GM pode transferir Holden para um importador na Austrália publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário