Ele é o XP150 dentro do portfólio de projetos em produção dentro da Toyota. Não é exatamente um carro novo, já que seu lançamento se deu em 2013, com produção iniciada em abril daquele ano. Esse é o Yaris que temos rodando aqui.
Contudo, o produto feito em Sorocaba está em seu segundo pacote visual e, pelo jeito, vai para o terceiro, de acordo com um registro de patente na Argentina. Lá, o XP150 mostra sua terceira cara por estas bandas.
O certo é que deveria ser a segunda, não é mesmo? Não exatamente. Antes de chegar ao Brasil, na região, o Yaris já era importado da Tailândia para o país vizinho, onde tinha o estilo original. O NA chegou a entrar nesse carro, durante o Salão de Buenos Aires de 2017.
Na imagem, o XP150 mostra duas coisas. A primeira é que se esse visual for colocado em prática, então uma nova geração sobre a plataforma GA-B (TNGA) vai demorar mais tempo para chegar aqui.
Embora a Argentina importe o produto da Ásia, ambos estão em conformidade num nível global de desenvolvimento, assim como na China, apesar deste país ter adotado um facelift extra.
O visual inspirado no Corolla caiu bem no Yaris atual, realçado com faróis full LED, que preservam as formas do modelo atual, eliminando assim a necessidade de alterações nos para-lamas. O capô é o mesmo, assim como a grade superior.
Já o para-choque tem linhas mais aerodinâmicas, contando com enorme boca para arrefecimento e vincos laterais pronunciados com faróis de neblina embutidos. Um spoiler de cor contrastante chama atenção. Na traseira, lanternas e para-choque são como os atuais.
Com as mesmas rodas, o Yaris atualizado ganharia aqui mais tempo de vida no Brasil, caso o projeto da nova geração (que pode ser XP190 ou XP230). Na Argentina, existe até o registro do Novo Yaris europeu, que poderia desembarcar por lá. Aqui, ele certamente não virá.
[Fonte: Parabrisas]
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