A Fiat Chrysler está em débito com o mercado de picapes nos EUA e fora deles. O motivo é que o grupo ítalo-americano não dispõe de uma picape média com chassi de longarinas.
Tal produto bateria de frente com rivais como Chevrolet Colorado (e S10 fora dos states), Ford Ranger e Toyota Tacoma no mercado americano, sem contar Honda Ridgeline, Nissan Frontier e GMC Sierra.
No mercado internacional, a mesma ainda teria de enfrentar a bem-sucedida Toyota Hilux, assim como VW Amarok, Nissan Frontier global, Renault Alaskan e Mitsubishi L200, sem contar a ainda existente Mercedes Classe X e a futura Peugeot Landtrek.
Como se vê, não é um mercado com poucas opções, mesmo nos EUA, onde o segmento médio retornou. Por lá, a FCA registrou novamente o nome Dakota, bem conhecido dos brasileiros também, mas que dessa vez tem algo especial. Ele foi protocolado com a marca RAM e não pela Dodge.
Nos anos 90, a Chrysler retornou ao Brasil com produção da Dodge Dakota no Paraná, inclusive trazendo o clássico V8 5.2, além do V6 3.9 Magnum e seu menor 2.5, além do diesel VM Motori 2.5. Tinha 3 opções de cabine e tudo mais, só que não teve sucesso.
Depois dessa geração, a segunda, a Dakota teve ainda uma terceira nos EUA, que durou até 2011. A partir daí, a Dodge deixou de vender picapes, passando a linha 1500/2500 e demais para a RAM, seu nome original. Desde então, rumores falam de retorno ao segmento.
Nesse meio tempo, a FCA sacou até uma pouco cogitada Jeep Gladiator, que por muito tempo também fazia parte da imaginação de muitos. Agora, comenta-se que a RAM Dakota deve chegar até 2022.
Os caminhos desse RAM de porte médio parecem também passar pelo Brasil, onde a mesma poderia ser produzida em Goiana-PE. A ideia seria boa se não houvesse o México.
Embora a antiga tenha sido feita em Warren, Michigan, assim como em Campo Largo, uma RAM Dakota seria economicamente eficiente a partir do México, atingindo os EUA e a América Latina, além da Europa e até mercados do Sudeste Asiático.
Inspirada na linha de tamanho grande, a RAM Dakota poderia se beneficiar do V6 3.6 Pentastar de 310 cavalos e do diesel VM Motori 3.0 (630) com algo em torno de 275 cavalos para peitar VW Amarok V6 e qualquer outra concorrente do nível.
Fora dos EUA, poderia usar o VM 428 2.8 litros de 200 cavalos e 51 kgfm. Parece conhecido? Sim, é o Duramax que a GM usa na Chevrolet S10. Câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 fechariam o pacote. O que você acha disso?
[Fonte: Motor Trend]
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