terça-feira, 17 de março de 2020

Vendas online podem ser compensação para queda nas vendas

Vendas online podem ser compensação para queda nas vendas

As vendas de veículos no Brasil deverão ser impactadas pela pandemia de coronavírus, já que medidas restritivas começaram a ser impostas em algumas regiões do país e isso acaba por afastar os consumidores das lojas.

De acordo com a Fenabrave, com base em seu banco de dados, ainda não há um impacto no emplacamentos de veículos no país, contudo, a entidade que reúne os revendedores de veículos, comunicou aos associados recomendações para reduzir o risco de contágio aos funcionários e clientes.

A entidade mantém sua projeção de vendas para 2020 até abril, quando deve fazer uma revisão com os resultados desse período. A Fenabrave diz ainda que os estoques das concessionárias estão regulares e variam de 45 a 60 dias de vendas. Nesse caso, as entregas podem ocorrer sem muitos problemas nas próximas semanas.

Comprando na internet

Vendas online podem ser compensação para queda nas vendas

Entretanto, uma redução da produção poderia afetar os estoques, embora uma debandada dos consumidores, temendo contágio pelo vírus, poderia equilibrar a relação entre oferta e demanda. Ainda assim, o fechamento de lojas ou queda expressivas nas vendas através das redes, que está sendo verificada na Europa e EUA, poderia ser compensada com compras online.

Em fevereiro, na China, algumas marcas optaram pelo e-commerce para compensar ou minimizar o impactos do COVID-19 nas vendas, que caíram 79%. Para isso, além de toda compra feita pela internet, os consumidores interessados ainda puderam fazer test drive com o carro na porta de casa e outros receberam seus veículos num local designado.

O método de vendas diretas (sem lojas) é executado pela Tesla, que entrega o carro na casa do cliente, após compra online. A empresa faz o mesmo para revisões e manutenção corretiva, se necessário. Ou seja, leva e traz. Por aqui, poucas marcas apostam em vendas inteiramente online.

Sem a presença física do cliente, que quer evita contato, mas que deseja comprar seu automóvel, algumas marcas no Brasil podem se beneficiar com suas plataformas digitais de vendas.

A Renault, por exemplo, é a única que tem portfólio completo para venda pela internet. Todo o processo, inclusive uma pré-análise do usado, pode ser feita remotamente e a disponibilidade e entrega do veículo, fica condicionada a um revendedor próximo, com previsão de entrega dada ao cliente.

Outra marca que aposta no e-commerce é a Citroën, que permite a compra online dos modelos C3 e C4 Cactus com preços a partir de R$ 56.090 e R$ 73.990, respectivamente. Pode-se configurar o carro, escolhendo versões, cores, opcionais e acessórios, porém, o processo só é finalizado no concessionário quando houver financiamento.

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