segunda-feira, 9 de março de 2020

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Pensado para as pistas, o Porsche 911 GT3 é, antes de uma versão anabolizada do superesportivo alemão, um nível de homologação para que o mesmo possa competir na categoria GT3 da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo.

Assim como o Porsche 911 GT2, o GT3 foi concebido para que o clássico bólido germânico pudesse entrar nas pistas da categoria, uma vez que a FIA exige dos fabricantes, que tenham um volume de produção mínimo do carro para competir.

Sucesso nas categorias Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge, o Porsche 911 GT3 foi bem também na Porsche SuperCup, que antecede as provas de Fórmula 1.

Assim como nas pistas, o GT3 é uma variante do 911 bem-sucedida entre os clientes da marca. Apesar da nomenclatura, ele não é o mais poderoso e nem a opção de maior preço do superesportivo, primazia essa do 911 GT2.

Porsche 911 GT3

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

O Porsche 911 GT3 se posiciona sempre acima das demais versões do 911, exceto a GT2. Esse destaque acabou por faze-lo sobrepujar o famoso Porsche 911 Turbo, embora em realidade, ele esteja para o Carrera assim com o GT2 para o Turbo.

Isso significa que, originalmente, o Porsche 911 GT3 foi concebido para ser uma versão bem poderosa do aspirado Carrera, conseguindo assim ficar acima do 911 Turbo, enquanto este teve sempre o GT2 como degrau.

O problema dessa relação foi que a última geração aspirada do 911 Carrera foi a 991, anterior à atual 992. Quando na 991.2, o Porsche 911 abandonou o boxer seis cilindros de aspiração natural, o Carrera perdeu parte do sentido de ser.

Ainda assim, a Porsche “arrumou a casa” com o Carrera como versão de acesso, porém, teve que matar o Turbo, o que excluiu uma das quatro opções do 911 desde 1999. Isso fez do ainda aspirado GT3, um intermediário.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Enquanto os 911 Carrera e 911 Turbo eram mais puristas, limpos e feitos para o dia a dia, os 911 GT3 e 911 GT2 foram dedicados às pistas e por isso ostentam não só força bem superior, mas também um visual condizente.

Isso não significa apenas estilo. O Porsche 911 GT3 – assim como seu irmão – pode simplesmente sair das ruas e entrar nas pistas com pouca adaptação para um belo dia de track day ou mesmo para uma prova de competição.

Carro de corrida feito para as ruas, o GT3 provou-se tão bom em atrair os clientes da Porsche, que foi obrigado a descer um degrau. A descrição acima é a do GT3 RS, que é a proposta original desse 911 aspirado das pistas.

Assim, o Porsche 911 GT3 como descrito a seguir, é uma versão para o dia a dia também, que surgiu para cobrir a ausência do Porsche 911 Turbo, que morreu após a geração 991.2.

Estilos

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

A atual geração do Porsche 911 GT3 é a anterior 991.2, pois ainda não houve a mudança para a 992, mais moderna e já disponível para venda no Brasil. O GT2 não está mais disponível, enquanto o 911 Speedster também não mudou para 992.

Independente de ser um carro de geração antiga, tratando-se de Porsche 911, os clientes da marca não pensam em um produto desatualizado, pelo contrário, já que o 911 GT3 é um carro desejável em qualquer das gerações.

Isso é porque ele cumpre com o prometido, entregando performance esperada para bater de frente com os rivais nas pistas e ainda andar, tanto com estilo quanto bem mais rápido que os demais fora dos circuitos.

O objetivo, no entanto, é fazer bonito dentro das limitações da pista e não fora dela. Então, o Porsche 911 GT3 reúne o pacote para uso diário e extremo desempenho em volta rápida, tendo ainda o belo som do boxer aspirado.

GT3

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

No primeiro caso, o Porsche 911 GT3 é mais próximo dos Carrera e Carrera S em visual, mas com detalhes que o diferenciam bem, mesmo visto de longe.

Entra aí o enorme aerofólio traseiro pronunciado na traseira, cujo estilo remete ao 911 clássico usado nas pistas. Sendon uma asa alta e apoiada por dois suportes, o defletor vem ainda com prolongamentos pretos nas extremidades.

Outro diferencial são as rodas pretas em estilo mais agressivo e com aros 20 polegadas, tendo pneus 245/35 ZR20 na frente e 305/30 ZR20 atrás. Um conjunto de spoilers e saias laterais também o destaca, assim como difusor traseiro.

Entradas de ar maiores, suspensão rebaixada e escape duplo central e preto, são outros itens que identificam o Porsche 911 GT3 em relação ao Carrera. O logotipo GT3 impõe respeito também.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Por dentro, o ambiente da geração 991.2 mantém o diminuto display do PCM, assim como a alavanca em alumínio pronunciada e o característico porta-copos duplo e retrátil.

O volante em Alcantara com marcador 00:00 em vermelho chama atenção, assim como os bancos em estilo concha com faixas vermelhas num revestimento em Alcantara e couro.

Elementos vazados sob os apoios de cabeça, reforçam a proposta de estilo e exclusividade. Com cintos de segurança vermelhos e detalhes da guarnição e assentos em fibra de carbono, o Porsche 911 GT3 é feito apenas para dois.

O Porsche 911 GT3 vem ainda com um pacote de equipamentos de conforto, conectividade e segurança, que tornam o bólido ainda mais desejável, especialmente as programações eletrônicas para alto desempenho em pistas.

GT3 RS

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Se o GT3 “padrão” parece um carro apreciável, o Porsche 911 GT3 RS é mesmo para quem vai das ruas para as pistas e ainda quer ser notado. O bólido tem nessa opção, sua proposta original e isso significa que não é um carro comum.

O RS nem mesmo pode ser descrito como um carro confortável. Embora possa rodar nas ruas, ele não atende como os demais, já que sua composição é para estar sempre dentro das pistas.

Ainda assim, ele se exibe para os demais com faixas decorativas pretas com a designação da versão. Ele também traz uma frente mais nervosa com saídas de ar pretas no capô e para-lamas, além de entradas de ar adicionais nas laterais.

Os spoilers são mais pronunciados, assim como molduras pretas nas entradas de ar frontais. Ele tem ainda uma asa traseira ajustável, que é totalmente feita para as provas. Na traseira, as bocas de escape e o difusor são maiores.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

As rodas são exclusivas e forjadas em alumínio, tendo aro 20 na frente e 21 atrás, contendo pneus 265/35 ZR 20 e 325/30 ZR 21 atrás, sendo feitos especialmente para as pistas, embora sejam de fato trocados por similares slick para competição.

O visual do Porsche 911 GT3 RS pode ainda ser incrementado com o pacote Weissach, cujo visual é reconhecível pelos capô, teto e asa traseira em fibra de carbono exposta, tendo o nome “Porsche” nesse último.

No interior do GT3 RS, o marcador 00:00 do volante é verde, assim como as alças das portas e assentos dos bancos, que são feitos de antracite, couro e fibra de carbono (no pacote Weissach), com os cintos de mesma cor.

O GT3 RS se distingue do GT3 por ter uma gaiola de proteção interna padrão da FIA para as competições. No Weissach, a inserção de mais fibra de carbono chega a cortar 12 kg do peso.

Porsche 911 GT3 – Motores

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Construído especialmente para ser um Porsche 911 GT3 ou GT3 RS, o 911 nessa proposta é considerado um carro diferente das outras versões. Mais reforçado e resistente para longos raides, onde os esforços são maiores, ele é exclusivo de fato.

O GT3 não só tem a estrutura mais rígida e leve que o Carrera, mas alterações mecânicas consistentes, projetados unicamente para ele. Assim, os discos de freios são maiores e mais potentes, possuindo pinças vermelhas de seis pistões.

Atrás, quatro pistões e os discos têm 380 mm no GT3, tendo mais reforço em molas e amortecedores, além de suspensão ajustável para uso em pista com alteração de convergência/divergência, cambagem e barras anti-rolagem.

No Porsche 911 GT3, o propulsor é o boxer de seis cilindros 4.0 litros com 500 cavalos a 8.250 rpm e 46,7 kgfm a 6.000 rpm. Isso faz com que ele vá de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos no câmbio de dupla embreagem PDK de sete marchas.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

No manual, ele é mais lento, fazendo o mesmo em 3,9 segundos. A máxima é de 320 km/h nesse caso e 318 km/h no PDK. O 911 GT3 pesa 1.413 kg no manual e 1.430 kg no PDK. Seu tanque tem 64 litros.

Já no Porsche 911 GT3 RS, a cavalaria é um pouco maior. Seu propulsor 4.0 aspirado tem 520 cavalos e 47,7 kgfm, ambos nas mesmas rotações do GT3. Note que os torques são pequenos, uma característica desse motor.

No GT3 RS, a aceleração é melhor, indo o bólido de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo 312 km/h. Embora muitos apreciem o câmbio manual, por ser mais purista, nesta versão, o 911 só dispõe do automatizado PDK.

Com 4,557 m de comprimento, 1,880 m de largura, 1,297 m de altura e 2,453 m de entre eixos, o Porsche 911 GT3 RS pesa os mesmos 1.430 kg do GT3 PDK, tendo ainda 125 litros no porta-malas e 64 no tanque. O consumo médio é de 6,7 km/l.

Porsche 911 GT3 – Gerações

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

O primeiro Porsche 911 GT3 surgiu em 1999 com a geração 996, a primeira a ter motor refrigerado a água e estreante em nova plataforma, já que as anteriores eram derivadas do 911 clássico de 1964.

Para inscrever o 911 na categoria GT3 definitivamente, a Porsche criou essa versão relacionada diretamente com o Carrera. Portanto, sempre teria um propulsor aspirado, o que acontece até os dias atuais.

O GT3 996 tinha um boxer de seis cilindros com 3.6 litros, que entregava 360 cavalos ante os 300 cavalos do Carrera S. Com asa traseira fixa e spoilers bem pronunciados, o 911 daquela época era facilmente notado.

Essa primeira geração ainda usou a carcaça do motor do 964, que era refrigerado a ar, algo que só mudou em 2004. O Porsche 911 GT3 996 teve ainda sua potência aumentada para 380 cavalos e ganhou a versão Clubsport para as pistas.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Assim como atualmente, o GT3 RS surgiu também, mas apenas em 2003 e com quase 400 cavalos, tendo as características faixas decorativas e asa traseira mais alta, entre outras modificações.

Em 2006, a geração 997 foi a que teve mais variações de motor para o Porsche 911 GT3, que começou com o boxer 3.6 de 415 cavalos, que estranhamente foi acompanhado pelo RS.

Logo, esse motor foi trocado por um 3.8 aspirado de 435 cavalos, com o GT3 RS indo finalmente para 450 cavalos. Nessa altura, o GT3 já estava fazendo de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

Então, em 2011, o atual motor boxer 4.0 entrou em ação com a geração 997.2 com o GT3 RS alcançando 500 cavalos. Foi a primeira vez que o 911 chegou tão longe com um motor aspirado.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Por fim, o Porsche 911 GT3 chegou à geração 991 em 2013. Contudo, embora atualmente tenha apenas o boxer 4.0, ele começou com o 3.8 litros anterior.

Adotando injeção direta de combustível e câmbio de dupla embreagem PDK, o GT3 elevou sua força para 483 cavalos. Com bielas de titânio e pistões forjados, o motor do Carrera S ficou mais resistente para as provas de pista.

Essas alterações fizeram com que o GT3 pela primeira vez alcançasse os 100 km/h em apenas 3,5 segundos, chegando a 325 km/h e fazendo tempo de 7m25s em Nürburgring-Nordschleife.

Até então, tudo parecia ir bem. A Porsche já havia vendido 784 carros, quando detectou um problema grave no propulsor de 3.8 litros. Várias falhas foram detectadas e descobriu-se que o problema estava nos parafusos das bielas.

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Sua fabricação teve um erro no fornecedor e todos os motores até então, poderiam simplesmente quebrar. A Porsche fez um enorme recall para o 911 GT3, recolhendo a frota e trocando todos os motores, acrescentando um ano de garantia.

A Porsche garantiu uma cobertura de 10 anos ou pouco mais de 193.000 km para defeitos relacionados com as bielas do motor 3.8 do GT3 991.1. Os GT3 R e GT3 RS não foram afetados.

Temendo mais problemas, a marca de Zuffenhausen trocou definitivamente o motor 3.8 pelo mais moderno 4.0, fazendo com que o Porsche 911 GT3 alcançasse os mesmos 500 cavalos do GT3 RS.

Nessa mudança, ocorrida na geração 991.2, o GT3 RS teve sua cavalaria ampliada para 520 cavalos para não haver a mesma equiparação da geração 997.1 em termos de potência.

Futuro

Porsche 911 GT3: a versão anabolizada do esportivo alemão

Bem próximo do lançamento, que deve acontecer no Salão de Genebra de 2020, a geração 992 do Porsche 911 GT3 deverá manter o boxer 4.0 de 500 cavalos e o RS sua versão com 520 cavalos.

O motivo de não ir além é que a Porsche prepara o retorno do 911 Turbo, que deve ficar em torno de 600 cavalos com um boxer turbinado, deixando o próximo GT2 RS com 700 cavalos ou mais.

Uma imagem do próximo GT3 vazou durante o Super Bowl, nos EUA, em janeiro, de acordo com o site CarAdvice. A expectativa é que o 992 desembarque ainda em 2020 no mercado brasileiro.

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