sexta-feira, 13 de março de 2020

Padrões Emergentes: Ordem Fora do Caos

David Colander e Roland Kupers, coautores do livro “Complexity and the Art of Public Policy: Solving Society’s Problems from the Bottom Up” (Princeton University Press, 2014), afirmam: como a Teoria do Caos, a Teoria da Complexidade trata de sistemas dinâmicos não-lineares, mas, em vez de olhar para sistemas não-lineares se tornando caóticos, ela se concentra em um subconjunto de sistemas não-lineares. Eles, de alguma forma, passam espontaneamente para um estado ordenado. Então, a ordem sai de um possível caos.

A visão da complexidade é: esses sistemas representam muitos dos estados ordenados observados. Eles não têm controlador e são descritíveis não por metáforas mecânicas, mas por metáforas evolucionárias. Essa visão é central para a Ciência da Complexidade e a Política em Complexidade.

O senso comum da maioria das pessoas, educado com constante exposição a sistemas lineares, espera o comportamento de sistemas envolvendo muitas interações ser caótico. De fato, muitos não são.

Colander e Kupers acreditam esse padrão de complexidade – a crença de sistemas não-lineares poderem se auto-organizar – é um padrão importante para todos os formuladores de políticas adotarem e manterem em mente.

Sistemas complexos estão continuamente no processo de organização, e a maneira como esse processo funciona está em desacordo com as tentativas de controlar os sistemas. Na melhor das hipóteses, sistemas complexos podem ser influenciados – não controlados.

Vemos como os pássaros voam sem controle central em padrões ordenados emergentes. Mas confiaríamos em deixar livre a possibilidade de os pilotos de jatos comerciais se coordenarem entre si sem um controle centralizado do tráfego aéreo?

Provavelmente deveríamos começar a pensar em fazê-lo. As simulações sugerem, com apenas um conjunto de regras simples, a eliminação do controle centralizado do tráfego aéreo levaria a um tráfego aéreo mais eficiente e mais barato. Para isso acontecer, os formuladores de políticas de tráfego aéreo precisariam incluir esses padrões de complexidade em suas considerações.

Padrões Emergentes: Ordem Fora do Caos publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário