sexta-feira, 13 de março de 2020

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

A cor é a mesma, porém, este Novo Corolla é diferente da versão avaliada pelo NA no ano passado, a Altis Hybrid. Agora, é a vez da XEi com motor 2.0 e câmbio CVT.

Opção intermediária entre a GLi e a Altis Premium, ambas 2.0 CVT, a XEi pode ser considerada a versão mais bonita do Novo Corolla, tendo um visual que foi destacado até no lançamento.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Custando agora R$ 114.090, com reajuste recente, o Corolla XEi apresenta um conteúdo mediano, bom espaço interno e porta-malas condizente.

Além disso, traz um motor 2.0 mais possante, que trabalha bem com um câmbio “misto” DirectShift CVT de 10 marchas virtuais. Contudo, o consumo no álcool decepcionou.

Por fora…

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O Novo Corolla XEi é um carro com visual atraente, em especial por causa das rodas de liga leve aro 17 polegadas que deveriam estar no Altis Premium, versão que parece mais do mesmo.

Em acabamento que lembra titânio, as belas rodas caem muito bem com o visual do sedã da Toyota, que traz faróis mais simples que no Altis, porém, com lentes triplas bem acabadas.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

A frente com linhas marcantes, como os frisos verticais junto aos faróis de neblina, assim como os cromados que nascem do logotipo, deixam o Corolla XEi mais sofisticado em estilo.

Bem equilibrado em sua carroceria, tem lanternas envolventes, que foram realçadas pelo acabamento cromado que as une na tampa do porta-malas.

Por dentro…

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Embora tenha uma aparência simples e bem funcional, o acabamento do Novo Corolla XEi é muito bom. Materiais suaves ao toque e macios são encontrados no painel e nas portas.

Além disso, o revestimento soft fica bem à mostra, inclusive nas portas traseiras, ampliando a sensação de qualidade. Contudo, as maçanetas sem pintura depõem contra, e muito!

O volante em couro vem com piloto automático integrado, enquanto o ar condicionado automático tem apenas uma zona de climatização.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O sedã também tem duas entradas USB, mas somente uma dá acesso aos Android Auto e Car Play. A multimídia com tela de 7 polegadas é intuitiva e vem com câmera de ré integrada.

Já o cluster analógico tem boa visibilidade e o computador de bordo colorido é bem completo. Entre os bancos, freio de estacionamento manual e apoio de braço com USB e fonte 12V.

O porta-luvas tem bom espaço, assim como todo o ambiente, mas com limitações para quem vai atrás, já que não há difusores de ar e nem USB para carregamento de smartphone.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Os bancos possuem revestimento premium e são bem confortáveis, sendo o do motorista com ajuste de altura e o traseiro com apoio de braço central.

Detalhes em preto brilhante realçam o ambiente, enquanto a iluminação interna por aproximação chama atenção. No caso do porta-malas, o volume é adequado à proposta do sedã.

Por ruas e estradas…

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O Novo Corolla XEi vem com um novo motor 2.0, que pertence à família Dynamic Force, trazendo dupla injeção de combustível, sendo direta e indireta.

Este propulsor é de alta rotação e entrega 169 cavalos na gasolina e 177 cavalos no etanol, ambos a 6.600 rpm. Já o torque é único de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Por esta característica, o uso de um câmbio de 10 marchas é mais que necessário para conter excessos de giro e consumo elevado.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Nesse caso, a Toyota introduziu um novo câmbio, que aqui é chamado de DirectShift (lá fora é Super CVT), tendo um arranjo de engenharia para ter saídas ágeis em relação ao CVT comum.

Para isso, utiliza um conjunto de engrenagens para a primeira marcha, que serve mais para saídas. Depois, um sistema continuamente variável com correntes, simula mais nove marchas.

Realmente esse sistema funciona, já que nas saídas, a impressão é que o Corolla XEi tem um câmbio automático tradicional, com engrenagens em todas as velocidades.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

As saídas são ágeis e até surpreendentes ao se saber que o câmbio é um CVT. Contudo, depois da largada, o Corolla XEi deslancha com menos ímpeto, como deveria nesse tipo de câmbio.

Apesar da boa cavalaria do Dynamic Force, sua força é diluída pelo CVT em rotações mais altas, demorando mais para entregar aquilo que dispõe.

Em qualquer esforço adicional, esse 2.0 exige rotações na casa de 3.000 rpm e se a opção for andar mais esportivamente, terá de mantê-lo acima de 5.000 rpm para um resultado bom.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Ultrapassagens e retomadas na estrada exigem algo entre 3.000 e 4.000 rpm por um bom tempo. Com os paddle shifts, pode-se explorar um pouco mais, porém, ainda com giro bem alto.

No modo Sport, a rotação sobe em média 1.000 rpm e deixa o Dynamic Force mais cheio, garantindo respostas melhores, em especial com mudanças manuais.

Ainda assim, ele poderia entregar mais de seus bons números. De acordo com a Toyota, a aceleração de 0 a 100 km/h é feito em 9,6 segundos e com final de 199 km/h.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Para quem não tem exigências quanto à performance, o Corolla XEi atende bem, mantendo uma rotação que pode cair para até 1.600 rpm rodando a 110 km/h.

Isso é bom para o consumo que, no etanol, ficou em 11,5 km/l em rodovia. Mesmo que em pequenos aclives o ponteiro insista em ficar além dos 3.000 rpm, ele é confortável.

Na cidade, a melhor média foi de 6,1 km/l e ainda vendo a luz verde do modo Eco sempre acesa. Para um rodar mais ágil, a média vai cair para algo entre 4,5 e 5,5 km/l.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Para um propulsor que também tem injeção direta e um bom torque, o consumo com álcool é bem elevado. Com turbocompressor, essa rotação toda cairia para menos da metade em torque.

Em um rodar comedido, como o perfil da maioria dos clientes do Corolla, o XEi cumpre bem sua função, tendo bom nível de ruído interno (exceto acima de 3.000 rpm) e direção leve.

Tendo freios bem imediatos e suspensão com calibragem mais firme, o sedã médio da Toyota tem um bom comportamento em curvas e uma dinâmica de condução bem superior ao antigo.

Ele se aproxima bem do Civic. Sem integração entre direção e ESP, não chega a se comportar como o Honda, mas agrada muito em comparação com o modelo anterior.

Ficou mais esperto e ágil, tornando-se menos “tiozão” em comportamento, mas ainda com um ajuste de mecânica focada para o conforto em primeiro lugar.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O Corolla XEi não conta com Brake Hold, que permite travar os freios em aclives, sendo necessário manter o pé no freio. O freio de mão também é outro recurso de contenção de custos.

Por você…

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O Novo Corolla XEi tem um belo visual e um conjunto que o manterá na liderança por muito tempo, visto que realça os atributos anteriores e traz novidades.

Seu novo motor 2.0 é bem potente (apesar de girar sempre alto) mas deveria ser mais eficiente em consumo no álcool. Infelizmente não foi possível usar gasolina em nosso teste.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

Com um CVT inteligente, feito para sair rápido, o Corolla 2.0 se sai bem no trânsito urbano e tem desempenho aceitável para sua proposta na estrada.

Simplificado em relação ao Altis, ele é mais prático e funcional do que realmente luxuoso. Seu preço é evidentemente alto, mas infelizmente a concorrência vai pelo mesmo caminho.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

O que mais se aproxima dele é o Honda Civic EXL, que apesar de ser mais fraco, apresenta desempenho parecido e tem conteúdo melhor, além de custar o mesmo.

De qualquer forma, o Novo Corolla XEi é um carro agradável de dirigir e tem bons atributos. Vale a pena experimenta-lo antes de comprar, especialmente quem já teve o modelo antigo.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Toyota Corolla XEi 2.0 CVT 2020

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.998 cm³

Potência – 169/177 cv a 6.600 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 21,4 kgfm a 4.400 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT com 10 marchas virtuais e mudanças na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,6 segundos

Velocidade máxima – 199 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.600 rpm

Consumo urbano – 6,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 11,5 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.630 mm

Largura – 1.780 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.455 mm

Entre eixos – 2.700 mm

Peso em ordem de marcha – 1.405 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 470 litros

Preço: R$ 114.090 (versão avaliada)

Toyota Corolla XEi 2020 – Galeria de fotos

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool
Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool

© Noticias Automotivas. A notícia Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Novo Corolla XEi 2.0 CVT tem bom desempenho, mas bebe muito no álcool publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário