quinta-feira, 5 de março de 2020

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

A General Motors divulgou seus planos (e sua visão) para os próximos carros elétricos das marcas do grupo americano, incluindo uma nova geração de baterias modulares para equipar os mais diversos produtos que surgirão.

Em release enviado pela GM Mercosul, iniciada “estranhamente” com menção à produção da fábrica de Gravataí-RS, a montadora de Detroit confirma um novo conceito de baterias modulares e flexíveis, que equiparão a gama de carros elétricos do fabricante.

Mary Barra, Chairman e CEO da GM, diz: “Nosso time aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento de produtos da GM e de posicionar a empresa para um futuro totalmente elétrico”. A líder americana completa: “O que fizemos foi criar uma estratégia multimarcas e multissegmentos de veículos elétricos com economia de escala comparável com a do nosso negócio de picapes e SUVs, menor complexidade e ainda maior flexibilidade”.

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

Nesse caso, a gama terá inicialmente 22 modelos elétricos das marcas Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick, iniciando por uma nova versão do Bolt, seguida pelo crossover Bolt EUV (já visto na China como Buick), seguindo outros crossovers, SUVs e picapes. Desse time, 10 serão lançados até 2021. Cadillac Lyriq e GMC Hummer também estão incluídos.

Para move-los, a GM criou um novo tipo de bateria, batizada de Ultium, que pode ser integrada em qualquer tipo de veículo produzido pela montadora, incluindo picapes. Essa bateria modular terá capacidade entre 50 kWh e 200 kWh, nesse último caso com autonomia de até 660 km para o carro, que imaginamos ser uma picape de tamanho grande nos EUA.

A GM também confirmou que haverá produto com aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos, um desempenho que será bem apreciado no segmento de esportivos. A voltagem da Ultium será na maioria dos casos de 400 volts, mas veículos maiores, como SUVs grandes e picapes, terão 800 volts. Isso permitirá que os primeiros sejam carregados em estações de até 150 kW, enquanto os demais em 350 kW.

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

A Ultium é um desenvolvimento da GM com a LG Chem e a estimativa da montadora é que a produção em larga escala derrubará o custo das células para menos de US$ 100/kWh, considerada ideal para que os preços dos carros elétricos se equiparem aos movidos por gasolina ou diesel.

Flexível, a Ultium permitirá que uma grande gama de produtos seja eletrifica e, ao mesmo tempo, que a infraestrutura das fábricas, instalações, ferramentas e linhas de montagem atuais, sejam convertidas para produção de carros elétricos. Gravataí? Parece uma boa ideia… A montadora pretende ainda licenciar futuramente essa tecnologia para outros fabricantes.

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

A GM fala que a complexidade no processo produtivo será reduzida das 550 combinações de motores e câmbios hoje usadas pela montadora em todo mundo para apenas 19 configurações de baterias e motores elétricos, o que sem dúvida baixará também os custos operacionais da empresa.

Para o mercado, a GM projeta produção para atender demanda de um milhão de carros por ano em meados da década. A estimativa do mercado é que sejam vendidos anualmente em torno de 3 milhões de elétricos entre 2025 e 2030. A empresa diz que a primeira geração de carros será lucrativa e que as vendas aumentarão com a introdução de produtos mais populares.

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares

Na mesma nota oficial, a GM adverte sobre o que foi divulgado:

“Este comunicado à imprensa contém declarações que projetam nosso julgamento atual sobre possíveis eventos futuros. Ao fazer essas declarações, confiamos em suposições e análises baseadas em nossa experiência e percepção de tendências históricas, condições atuais e desenvolvimentos futuros esperados, além de outros fatores que consideramos apropriados para as circunstâncias.”

“Acreditamos que esses julgamentos sejam razoáveis, mas essas declarações não são garantias de nenhum evento ou resultado financeiro, e nossos resultados reais podem diferir materialmente devido a uma variedade de fatores importantes, positivos e negativos.”

“Uma lista e descrição desses fatores podem ser encontradas em nosso Relatório Anual no Formulário 10-K e em nossos arquivamentos subsequentes na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Aconselhamos os leitores a não depositar confiança indevida em declarações prospectivas.”

“Não assumimos nenhuma obrigação de atualizar publicamente ou de qualquer outra forma revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros fatores que afetem o conteúdo dessas declarações, exceto quando for expressamente exigido por lei.”

© Noticias Automotivas. A notícia GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

GM revela planos para 22 modelos elétricos e novas baterias modulares publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário