domingo, 1 de março de 2020

Europa: SUVs e crossovers já representam 37% das vendas

Europa: SUVs e crossovers já representam 37% das vendas

As vendas de SUVs e crossovers na Europa aumentou bastante em 2019. Um levantamento da Jato Dynamics apontou que os utilitários esportivos tiveram um crescimento de 13% no ano passado, em um mercado que avançou apenas 1,4% no total.

Com 15,3 milhões de automóveis vendidos na União Europeia em 2019, 5,7 milhões eram considerados utilitários esportivos, o que representa 37% do total.

Em comparação com o ano anterior, o segmento adicionou 650 mil unidades ao mercado europeu, sendo que em 2018, esse volume foi ainda maior, com acréscimo de 800 mil carros, quando teve crescimento de 18%.

Nesse último, a participação de SUVs e crossovers era de 33%, enquanto em 2017, o market share era de 29%. Desse total de 5,7 milhões, 4 milhões são de modelos considerados subcompactos e compactos, ou seja, iniciando abaixo de 4 m até por volta de 4,5/4,6 m, onde são ainda considerados “compactos” na visão europeia, como nos EUA.

Europa: SUVs e crossovers já representam 37% das vendas

Isso significa que modelos como VW Tiguan, Peugeot 3008, Nissan Qashqai e Toyota RAV4, por exemplo, entram na conta. Ainda assim, entre estes e produtos como Ford EcoSport, Peugeot 2008, Renault Captur, VW T-Roc e Dacia Duster, a vantagem em números ainda é para os modelos maiores, que venderem 2.090.173 unidades contra 1.922.692.

Diante do aumento expressivo nas vendas desses dois segmentos de SUVs, as marcas europeias ainda terão um reforço dos subcompactos bem abaixo de 4 m, já que a tendência é a de conversão de hatches de entrada, abastecidos com gasolina e diesel, por crossovers elétricos, devido à limitação das emissões de CO2.

Outro ponto é que várias marcas ainda não entraram com modelos na faixa dos 4 metros no mercado europeu. Com raras exceções, como do Ford EcoSport, grandes players do setor não ingressaram com um produto mais acessível e já disponível, como no caso dos modelos Hyundai Venue e Toyota Raize, por exemplo.

Produtos como o Kia Sonet, por exemplo, podem ampliar a oferta de crossovers no mercado europeu, estacionados abaixo de modelos como VW T-Cross, Hyundai Kona, Jeep Renegade e Kia Stonic. O problema é que, de outro lado, os hatches compactos terão uma pressão maior.

[Fonte: Auto News]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Europa: SUVs e crossovers já representam 37% das vendas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Europa: SUVs e crossovers já representam 37% das vendas publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário