quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Topo de linha, embora não totalmente, o Corsa Premium era a versão mais elegante do hatch compacto da GM, assim como de sua variante sedã, já que na época o nome Prisma era usado pelo sedã derivado do Celta.

O Corsa Premium substituiu a antiga GLS, que existia na primeira geração do modelo, conhecido como Corsa B. No “C”, a versão só perdia em preço para a SS (Super Sport), que tinha apelo mais esportivo, embora sem a performance devida.

Na linha do Corsa C, havia ainda as versões de acesso Corsa VHC (1.0), Corsa Joy e Corsa Maxx, que completavam a gama. É interessante notar que o Corsa Premium não teve motor 1.8 no hatch, existindo este apenas no sedã.

A versão Premium teve ainda motores 1.0 e 1.4. Diferente dos anos 80, a General Motors do Brasil nunca adicionou transmissão automática ao Corsa C por aqui, o que foi uma pena, dada as boas característica do produto.

Corsa Premium

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

O Corsa Premium era o topo de linha original, que tomou o lugar do antigo GLS da geração anterior. Essa opção era a mais elaborada, sem detalhes esportivos, que eram características da versão SS.

Apesar da proposta alusiva, dada pelo próprio nome, a versão Premium não era equipada apenas pelo motor mais forte. O Corsa hatch teve ainda opção 1.0 com essa mesma configuração, além do motor 1.4, porém, nunca teve o 1.8 no hatch.

Essa primazia ficou com o Corsa Sedan Premium, uma vez que o Corsa Premium 1.8 poderia atrapalhar as vendas do Corsa SS 1.8, devido à performance e pacote oferecido.

Então, a GM eliminou o motor mais forte, que acabou estranhamente ficando nas versões Joy, Maxx e na própria SS. Deve-se lembrar, no entanto, que o Corsa C foi vendido de 2002 a 2004 sem denominações.

Corsa Premium – Estilo

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

A segunda geração do Corsa foi muito bem sucedida no Brasil e na Europa, com a Opel. O compacto tinha linhas harmoniosas e mostrava evolução natural para seu antecessor, o Corsa B.

Com espaço interno adequado, porta-malas bom e boa robustez mecânica, o Corsa Premium era o máximo em elegância do produto. Essa versão vinha com grade dotada de friso preto com logotipo circular da Chevrolet, inspirada na Opel.

Tendo faróis parcialmente arredondados, o hatch “premium” tinha faróis de neblina para se destacar. Além disso, contava ainda com rodas de liga leve diamantadas e com aro 14 polegadas com pneus 185/60 R14.

O Corsa Premium tinha ainda retrovisores, frisos laterais e para-choques na cor do carro, bem como antena no teto. Estranhamente, as colunas eram também pintadas.

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Até as portas traseiras, hatch e sedã eram iguais, inclusive com suas conhecidas maçanetas embutidas. Porém, no primeiro, tinha vigias laterais nas colunas C mais curtas.

Essas colunas eram pequenas e as lanternas verticais ficavam nelas, sendo parcialmente arredondados, fundidas com a vigia traseira, que era bem ampla.

O Corsa Premium tinha logotipia que identificava a versão nas portas dianteiras e também na tampa do bagageiro, que tinha uma maçaneta preta. Já o para-choque curto e envolvente apresentava refletores nas extremidades.

O hatch media 3,833 m de comprimento, 1,646 m de largura, 1,432 m de altura e 2,491 m de entre eixos, além de 44 litros no tanque e porta-malas com 260 litros.

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Por dentro, o Corsa Premium tinha padronagem exclusiva nos assentos, além de parte central do painel em cinza, bem como moldura do cluster e maçanetas.

O Corsa tinha tinha interior “by Opel”, chamando atenção por alguns elementos, como o volante volumoso com couro e airbag do motorista, além de difusores harmônicos e alavanca de marchas com couro e pomo cinza.

O cluster vinha com conta-giros, velocímetro, nível de combustível e temperatura da água, além de várias luzes-espia. A iluminação era amarela e bem chamativa. Já a parte central tinha um display digital com relógio e temperatura externa.

A sensação do Corsa Premium era o sistema de áudio com CD player e MP3 embutidos no painel, o que dava mais destaque à versão, que reproduzida os dados do aparelho no display acima.

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Bem equipada, a versão Premium tinha ainda direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico com controle na chave, além de alarme.

Podia receber ainda airbag duplo e freios ABS, algo que torna o Corsa Premium bastante completo. Essa versão tinha ainda alguns itens de destaque, como banco traseiro bipartido com apoios de cabeça e cintos de 3 pontos nas laterais.

Havia também porta-óculos no teto e também apoio de braço central na dianteira. Porém, havia limitações. ABS, airbags e rodas de liga leve aro 14 polegadas eram disponibilizadas apenas com motor 1.8, ficando o 1.0 sem o mesmo cuidado.

O Corsa Premium, assim como a linha 2005, podia vir nas cores Branco Mahler, Preto Liszt, Azul Santorini e Vermelho Lyra, sólidas.

Havia ainda as opções metálicas Verde Adhara, Prata Escuna, Bege Nevada e Cinza Colima, sendo a primeira novidade na linha 2005. A cor Azul Antares era a única perolizada.

Raro mesmo é o teto solar elétrico opcional, um item que hoje em dia valoriza bastante um Corsa Premium usado. O dispositivo surgiu no lançamento em 2002 e foi vendido até 2005.

Sedan

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

No Corsa Premium em versão sedã, o visual frontal era o mesmo do hatch, porém, a traseira era diferente. As colunas C eram maiores e mais avançadas, tendo estas igualmente vigias com área superior.

Mais elegante, o Corsa Sedan reunia elementos mais equilibrados no design, tendo porta-malas mais proeminente, equipado com uma tampa vincada na parte superior, onde havia ainda luz auxiliar de freio.

As lanternas grandes e triangulares davam mais charme e remetiam em estilo ao Astra da época. As lentes ainda eram normais nessa época (2005), enquanto o para-choque era bem envolvente e resolvido esteticamente.

O Corsa Premium em versão sedã media 4,170 m de comprimento, 1,646 m de largura, 1,430 m de altura e 2,491 m de entre eixos. Com o mesmo tanque de 44 litros, seu porta-malas era bem maior: 432 litros.

Atualização

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Em 2008, a GM introduziu o motor 1.4 no Corsa Premium e nas demais versões, sendo assim eliminados os motores 1.0 e 1.8. É importante lembrar que o hatch teve apenas o motor 1.0 até então, enquanto o 1.8 era exclusividade do sedã.

Na mesma época, cogitou-se uma versão Easytronic do Corsa Premium 1.8 em versão sedã, mas este só existiu em protótipos testados e no marketing da GM, como é possível ver nessa rara foto (acima) da versão automatizada.

Na atualização para a linha 2009, o Corsa Premium manteve airbag duplo e ABS como opcionais, recebendo ainda um leve facelift.

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

A grade frontal passou a ter uma barra cromada, com o logotipo Chevrolet dourado, mas ainda dentro de um aro cromado. O para-choque ficou mais esportivo, ganhando grade inferior treliçada preta e recortes mais acentuados no centro.

Novas rodas de liga leve aro 14 polegadas e com seis raios foram introduzidas, além de lanternas escurecidas e colunas pretas. Contudo, o Corsa Premium na carroceria sedã vinha também com saias laterais e traseiras.

O Corsa Premium tinha uma ampla gama de acessórios, inclusive rádios 1din, spoilers, saias laterais, aerofólios, entre outros. A produção do Corsa C foi encerrada em julho de 2012, pouco antes da chegada do Onix.

Corsa Premium – Motores

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

O Corsa Premium foi produzido com três motores, sendo que até 2008, havia apenas a opção dos 1.0 e 1.8, enquanto a partir dessa data, somente o 1.4 ficou disponível.

Tanto hatch quanto sedã poderiam ter recebido uma caixa automática logo de início, sendo que o mais próximo disso foi a cogitada versão automatizada Easytronic, que acabou ficando apenas para Meriva e Agile.

A embreagem semiautomática foi oferecida apenas na primeira fase do Corsa C no Brasil, antes das nomenclaturas das versões. Então, o Corsa Premium foi um carro que apenas serviu câmbio manual de cinco marchas no cardápio.

Na linha 2005, o modelo chegou com oferta de dois motores, ambos da Família I da GM. O primeiro era o 1.0 VHC, que então não era flexível, sendo abastecido somente com gasolina.

1.0 VHC

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Com quatro cilindros e cabeçote de 8 válvulas, esse propulsor tinha taxa de compressão de 12,6:1, bem como 71 cavalos a 6.400 rpm e torque de 8,8 kgfm a 3.000 rpm.

Oferecido para hatch e sedã, o VHC garantia desempenho fraco ao Corsa Premium, que no hatch ia de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos com máxima de 157 km/h.

Ainda assim, o consumo era bom, fazendo 12,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada. Esse motor morreu sem ser flex na linha Corsa, em 2008.

1.8 FlexPower

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

Também da Família I da GM, o 1.8 FlexPower equipou o Corsa Premium até 2008, tendo quatro cilindros e cabeçote de 8 válvulas, mas com tecnologia flex na injeção eletrônica, como dizia o nome.

Tornado flex na linha 2005, o 1.8 tinha taxa de compressão de 10,5:1 e entregava 105 cavalos na gasolina e 109 cavalos no etanol, ambos a 5.400 rpm. O torque era de 17,3 kgfm quando na gasolina e 18,2 kgfm no etanol, obtidos em 2.600 rpm.

Nesse caso, o desempenho do Corsa Premium era bem melhor, sendo que no sedã, o tempo até 100 km/h era de 10,4 segundos e a máxima chegava a 184 km/h.

Oferecido apenas no sedã, o 1.8 permitia que o mesmo fizesse 7,6 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada, quando abastecido com álcool. Na gasolina, o Corsa Premium fazia 11,0 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.

1.4 Econo.Flex

Corsa Premium: a versão elegante do hatch dos anos 2000

O Corsa Premium foi a última versão da geração C do modelo no Brasil e morreu em 2012 com o motor 1.4 Econo.Flex, que também era um derivado da Família I da GM e tinha tecnologia flex.

Era o 1.4 aspirado mais potente da época, sendo que na gasolina entregava 99 cavalos, enquanto no etanol despejava 105 cavalos, ambos a 6.000 rpm, superando até mesmo o Agile em números.

O torque era de 13,1 kgfm na gasolina e 13,3 kgfm no etanol, mas era obtido em rotação bem alta: 4.800 rpm. Com cabeçote de 8 válvulas, o quatro cilindros permitia consumo de 12,6 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada, com gasolina.

O Corsa Premium na versão sedã alcançava 176/180 km/h, respectivamente.

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