O Audi A3 Sportback é um hatch médio derivado da linha A3 da marca de luxo alemã, tendo surgido da fragmentação da geração anterior, aquele que foi feita no Brasil e conhecida como Typ 8L.
A diferença deste modelo de quatro portas em relação ao de duas, está no tamanho e parte do estilo.
Lançado em 2003 na Europa, por conta do Typ 8L feito em São José dos Pinhais-PR, junto com o Volkswagen Golf.
O Audi A3 Sportback só chegou por aqui em 2007, importado da Alemanha, quando a produção do nacional já havia se encerrado.
Trata-se de um dos modelos mais importantes para a Audi, tendo mesmo ocupado o lugar do A3 Sport, a versão de duas portas, que saiu de linha recentemente.
A próxima geração do Audi A3 Sportback já está se desenhando e continuará sobre a plataforma modular MQB atual.
Aqui, mesmo com a produção nacional da Audi, retomada em 2014, o Audi A3 Sportback não teve vez, sendo o A3 Sedan escolhido para atuar no mercado nacional, junto com o Audi Q3 anterior.
Ambos ainda são produzidos no Paraná, mas com a queda nas vendas do segmento de hatch médio, o modelo continuará vindo como importado.
Audi A3 Sportback
O Audi A3 Sportback surgiu do desmembramento do A3 anterior, da geração Typ 8L, que tinha a mesma carroceria para as versões de duas e quatro portas, ambas vendidas no Brasil.
O objetivo do novo modelo era oferecer mais espaço para bagagens e melhor acesso traseiro.
Como nunca houve uma Audi A3 Avant, algo que muitos entusiastas gostariam de ter visto, o Audi A3 Sportback surge como um meio termo.
Era um estilo que poderia ser considerado estranho na época, mas que o grupo Volkswagen soube aproveitar bem em outros mercados, com produtos de Seat, Skoda e da própria VW, especialmente na China.
Apesar do maior tamanho, o Audi A3 Sportback – em relação ao A3 Sport, identificação posterior do hatch de duas portas – manteve o mesmo entre-eixos que seu irmão Typ 8P-1, mas ampliado no Typ 8P e compartilhado com sedã e conversível.
Esta é a história do hatch maior da fabricante de luxo de Ingolstadt.
Audi A3 Sportback “Typ 8P” – 2004 a 2013
Um ano após a introdução do Audi A3 de segunda geração (ainda não identificado como Sport), surgiu o Audi A3 Sportback, sua versão de quatro portas com ampliação da carroceria em 80 mm.
Isso permitiu a ampliação do espaço para pernas no banco traseiro e porta-malas maior, que no caso passou a ter 370 litros.
Feito sobre a plataforma PQ35 do grupo VW, o Audi A3 Sportback tinha ainda outro diferencial em relação ao duas portas, a grade frontal “single frame”, utilizada pelo Audi A8 W12 da época.
Mais tarde, o irmão ganharia essa identificação. O modelo tinha também toda a gama de motores disponível de sua versão mais curta.
Com 4,285 m de comprimento (4,215 m no 2 portas), o Audi A3 Sportback tinha 1,765 m de largura, 1,420 m de altura e 2,578 m de entre eixos.
Equipado com suspensão dianteira McPherson, o hatch tinha suspensão traseira multilink, dando maior controle e conforto ao dirigir.
O Audi A3 Sportback também recebeu a geração de motores FSI, que possuíam injeção direta de combustível, com destaque para o 2.0 FSI Turbo, que tinha 200 cavalos e 28,5 kgfm, sendo o mesmo motor do Jetta Highline, por exemplo.
Havia também o VR6 3.2 de 250 cavalos. Em ambos, o sistema de tração integral Quattro, feito pela Haldex, estava disponível.
Também eles eram equipados com o câmbio de dupla embreagem S tronic de seis marchas. Havia o 2.0 FSI aspirado com 150 cavalos e o 1.6 8V de 102 cavalos, mas somente a gasolina.
Posteriormente, existiram os 1.2 TFSI de 105 cavalos, o 1.4 TFSI com 125 cavalos, 1.6 FSI com 115 cavalos e 1.8 TFSI com 160 cavalos em duas versões.
As opções diesel eram resumidas nos 1.6 TDI e 2.0 TDI. Essa geração ainda ostentou o longevo 1.9 TDI de 105 cavalos.
Aqui, o Audi A3 Sportback 1.6 fazia de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos, enquanto o 2.0 FSI Turbo precisava de 7,2 segundos. Em 2006, a Audi lançava o segundo S3.
Assim, o Audi A3 Sportback emprestava sua carroceria para o S3 Sportback, que tinha o motor 2.0 FSI Turbo modificado pela VW, recebendo melhoramentos como pistões reforçados, remapeamento e turbocompressor KKK com intercooler ampliado.
Assim, o Audi S3 Sportback entregava 265 cavalos e ia de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, atingindo máxima limitada de 250 km/h.
O hatch vinha com tração Quattro e câmbio S tronic ou manual, ambos com seis marchas, obtendo assim excelente performance.
Em 2008, o Audi A3 Sportback adotou o sistema de injeção direta Common Rail para motores 2.0 TDI e trocou o câmbio automático Tiptronic pelo S tronic de sete marchas nos motores menores.
O S3 ganhou até amortecedores magnéticos. O hatch recebeu ainda um segundo esportivo.
Em 2011, surgiu o RS3 Sportback, existente apenas na carroceria do A3 Sportback e numa configuração insana, ostentando o enorme cinco cilindros em linha 2.5 TFSI de 340 cavalos e 45,7 kgfm.
Com câmbio S tronic de sete marchas e tração Quattro devidamente modificados, o hot hatch precisava de 4,6 segundos para alcançar 100 km/h.
O esportivo tinha tendência de sair de frente, por isso tinha uma configuração de pneus com os mais largos sendo colocados na frente.
Audi A3 Sportback “Typ 8V” – 2013 em diante
Apresentado em setembro de 2012, o Audi A3 Sportback da geração Typ 8V chamava atenção por ser o primeiro carro do grupo VW a ostentar a plataforma modular MQB.
Trata-se de um conceito que reduzia os custos de desenvolvimento e produção entre 20% e 30%. Esse modelo era irmão do A3 Sport (2P), A3 Sedan e A3 Cabriolet, este último derivado do sedã.
Medindo 4,310 m de comprimento, 1,785 m de largura, 1,421 m de altura e 2,636 m de entre eixos, ele difere do A3 Sport de duas portas, que media 4,237 m e 2,601 m de base, a mesma do Audi Q2.
Com 380 litros no porta-malas, tem mais espaço que a geração anterior.
Com design jovial e esportivo, o Audi A3 Sportback de segunda geração começou sua carreira com uma gama de motores TFSI (turbo e injeção direta).
Sendo iniciada pelo 1.2 TFSI de 105 cavalos, passando pelo 1.4 TFSI de 125 cavalos (122 no Brasil) e 20,4 kgfm, seguindo para o 1.8 TFSI de 180 cavalos e 25,5 kgfm.
O Audi A3 Sportback tinha no 2.0 TFSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm, seu propulsor mais possante antes da chegada do S3, que trazia a mesma fórmula de motor 2.0 TFSI, mas com 300 cavalos e 38,6 kgfm.
Isso sem contar S tronic e Quattro. Há ainda os diesel 1.6 TDI de 115 cavalos e 2.0 TDI com 150 ou 184 cavalos.
A3 Sportback g-tron
Em 2013, a Audi decidiu apostar num combustível sintético obtido de fontes de energia 100% renováveis.
Assim, nasceu o Audi A3 Sportback g-tron, que tinha motor 1.4 TFSI de 110 cavalos, que era alimentado GNV ou metano sintetizado, pressurizado em dois cilindros montados na traseira do modelo.
O metano sintético era obtido com energia elétrica de centrais eólicas e captação de gás carbônico da atmosfera, resultando num processo químico em um reator.
Este produz não só este gás veicular, mas também diesel e gasolina sintetizados, que possuem grande redução de emissão de poluentes.
A3 Sportback e-tron
No ano seguinte, a marca alemã lança a versão híbrida plug-in do modelo, que é conhecida como Audi A3 Sportback e-tron.
Nesse caso, o motor 1.4 TFSI tem 150 cavalos com 25,5 kgfm e é movido por gasolina, trabalhando com um propulsor elétrico de 102 cavalos.
Com câmbio S tronic de seis marchas, o Audi A3 Sportback e-tron – que utiliza a mesma tecnologia dos Golf e Passat GTE – tem 204 cavalos de potência combinada, indo de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e com 220 km/h de final.
A autonomia é de 50 km no modo elétrico e o consumo médio supera 50 km/l, alcançando 940 km de forma mista.
Atualização
Numa atualização de meia vida em 2017, o Audi A3 Sportback adotou faróis mais agressivos e grade renovada, assim como para-choques e outros detalhes.
O interior mantinha os difusores de ar estilo turbina e o display retrátil da multimídia MMI, além do cluster analógico.
Bem mais jovial que o Audi A3 Sportback anterior, que tinha painel mais voltado para reproduzir os irmãos mais caros, o hatch adotou novos motores.
Entre eles, o 1.0 TFSI de três cilindros com 115 cavalos e 1.4 TFSI de 150 cavalos, sendo este evoluído para um 1.5 TFSI Gen3 com mesma potência e torque.
O Audi S3 Sportback manteve seu 2.0 TFSI de 300 cavalos, enquanto o RS3 Sportback de 2015 trouxe 367 cavalos e a mesma configuração anterior de câmbio e tração.
Chamou mais atenção pelo comercial britânico, onde um R8 “dava a luz” ao RS3.
Aqui no Brasil, o Audi A3 Sportback ainda é vendido com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos, mas o 1.8 TFSI com 180 cavalos não é mais oferecido.
O RS3 Sportback agora tem 400 cavalos e 48,8 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e limitado a 250 km/h.
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