sexta-feira, 12 de julho de 2019

Metodologia Finlandesa de Ensino Superior

Stela Campos (Valor, 27/06/19) apresenta a proposta do curso de especialização “Ensino e Aprendizagem na Educação Superior”, programa da Universidade da Finlândia realizado em parceria com o Instituto Ânima: ensinar os professores brasileiros de cursos superiores a desenvolver metodologias próprias de ensino baseadas na experiência de seus pares da Finlândia –– referência mundial na área educacional.

O programa começa em setembro de 2019, com a primeira etapa on-line e a etapa presencial será ministrada na Universidade Judas Tadeu (USJT), em São Paulo e na UniBH, em Belo Horizonte. Ele será em português e terá o corpo docente formado por professores brasileiros treinados na Finlândia e por finlandeses, que serão responsáveis por dois módulos presenciais do curso, que soma 360 horas de aulas. Os participantes receberão dupla titulação pela USJT e pela Universidade de Tampere, na Finlândia.

A maior diferença entre a forma de ensinar na Finlândia e no Brasil é que no país nórdico os docentes têm muito mais flexibilidade para pensar pedagogicamente, segundo Kaisu Malkki, PhD e professora da Universidade de Tampere. Aqui os professores preparam alunos para provas porque as instituições [privadas] de ensino querem isso. Os finlandeses pensam em uma avaliação de modo a dar suporte a um aprendizado mais profundo e útil para a vida prática no trabalho.

Os números do ensino na Finlândia impressionam. O país tem 5,5 milhões de habitantes, onde 99% dos jovens concluem o ensino médio, maior índice do mundo. No teste educacional da OCDE, o Pisa, que avalia a competência de jovens de 15 anos em matemática, leitura e ciências, há anos os finlandeses figuram nas primeiras colocações. Este é um indicador de que o trabalho inovador dos professores tem surtido efeito. Até para dar aulas no ensino básico os professores precisam ter feito um mestrado,.

A ideia do programa não é apresentar teoricamente como se ensina na Finlândia, mas ajudar os brasileiros a desenvolverem as próprias práticas. A base do ensino finlandês está nas vivências em grupo, em trabalhos por projeto e no contato mais direto com os alunos.

Se estiverem em um ambiente estressante, muito hierárquico, em que precisam ser perfeitos o tempo todo, os estudantes não se desenvolvem. Eles precisam relaxar enquanto aprendem. Não significa eles poderem fazer o que bem entenderem, mas terem responsabilidade sobre o próprio aprendizado. Isto é significativo e respeitoso.

Um diferencial dos finlandeses em sala de aula é eles não cobrarem nem desconfiarem do aluno. Não existem provas ou notas mas “avaliações formativas e longitudinais”. A aprendizagem acompanha o ritmo de cada um. Cerca de 79 professores do instituto fizeram uma versão compacta desse curso, com 270 horas, em inglês.

Metodologia Finlandesa de Ensino Superior publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



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