A Ford revelou a nova geração do SUV médio Escape, que também é chamado de Kuga na Europa. O lançamento é mundial e ocorreu ao mesmo tempo nos EUA e Europa. O modelo chega com foco na eletrificação e num visual mais esportivo, buscando medir forças com os principais players desse segmento.
Maior, o Ford Escape 2020 chega com algo em torno de 4,58 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,71 m de entre eixos, medidas próximas do Territory, o SUV que a marca acertou com a Changan na China. Detalhe: nenhum sinal de Escape/Kuga naquele país.
Feito sobre a plataforma C2 da Ford, a mesma da nova geração do Focus, o Escape/Kuga 2020 ficou 90 kg mais leve e ganhou em espaço e porta-malas. Isso fez com que a marca apostasse no uso do motor 1.5 EcoBoost de três cilindros com 183 cavalos e 24,4 kgfm, tendo este desligamento automático de cilindros. Há também um 2.0 EcoBoost de 254 cavalos e 37,9 kgfm.
Mas, nos states, o Escape 2020 ainda tem a versão Hybrid, com motor 2.5 Atkinson de 201 cavalos de potência combinada, tendo ainda câmbio CVT. Uma opção plug-in deste, tem autonomia de 48 km. Nos demais, há opção do automático de 8 marchas e versões AWD para todos.
Na Europa, o Kuga 2020 tem foco mais ecológico com três versões híbridas e ainda opção diesel. Lá, a oferta começa com 1.5 EcoBoost de 120 ou 150 cavalos, bem como diesel EcoBlue 1.5 de 120 cavalos e 2.0 com 190 cavalos.
O Kuga Hybrid tem o mesmo 2.5 Atkinson do Escape. Já o Kuga EcoBlue Hybrid tem sistema elétrico de 48 volts e motor diesel 2.0 de 150 cavalos. Por fim, o Kuga Plug-In Hybrid tem o 2.5 com motor elétrico mais potente e recarga externa, alcançando 225 cavalos.
Com visual mais esportivo, o Ford Escape 2020 porta alguns elementos do Mustang e tem um ar mais leve. Os faróis elevados chamam atenção, assim como a grade hexagonal rebaixada. Na traseira, pouca ousadia, mantendo um conjunto de lanternas com luzes principais em formato bumerangue e lente branca abaixo. A carroceria tem linhas mais fluidas e equilibradas.
No interior, o ambiente agora conta com cluster digital de 12,3 polegadas nas versões mais caras, tendo ainda tela elevada do SYNC 3. Ar condicionado dual zone e túnel central com botão giratório de marchas chama atenção também. O SUV tem modos Sport, Normal e Eco, além de freio de estacionamento eletrônico.
O Ford Escape tem ainda opção de sistema de som B & O Play com 575 watts, bem como assistência ativa ao condutor, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa com correção, frenagem automática de emergência e Park Assist 2.0. Mas então, ele vem?
A indicação da Ford é positiva, pois, a marca levou um pequeno grupo da imprensa nacional para ver o carro nos states. Oficialmente, o Escape será feito apenas em Louisville, Kentucky. Trazer de lá envolve um custo maior em comparação com o México.
Por ora, não há sinal de produção dele no país latino, onde a Ford fará o crossover elétrico inspirado no Mustang. Na Argentina, haverá espaço a partir de maio, quando o Focus atual sai de cena. No entanto, estamos falando de um SUV do porte de CR-V e RAV4. Ele não é um concorrente do Compass, ou seja, não terá volume importante. Então, a importação direta dos EUA parece o certo a fazer no momento.
Para realmente entrar de cabeça no segmento, a Ford precisaria de um SUV maior que o EcoSport, que deverá ser o chamado Puma. O ideal mesmo seria ter dois produtos aí, mas a Ford deve resumir tudo nesta opção ou vender também o chinês Territory na faixa do Compass. E o Escape? Fica acima, lembrando que deve surgir uma versão de sete lugares.
Ford Escape 2020 e Kuga 2020 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Ford revela Escape e Kuga – Brasil pode estar na rota do novo SUV é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford revela Escape e Kuga – Brasil pode estar na rota do novo SUV publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário