A Toyota quer garantir uma boa presença no mercado indiano. Lá, onde surgiu o Etios, a marca japonesa pretende ampliar a oferta de produtos baratos, pois reconhece que seus carros têm preços muito elevados para a realidade local e por isso deverá atualizar a dupla de compactos que possui hoje: Etios e Etios Liva (hatch).
O Etios será peça fundamental nessa nova estratégia da Toyota para a Índia – ainda não sabemos (se) o quanto disso chegará ao Brasil – mas mesmo ele não será capaz de elevar a participação da empresa nos níveis que ela deseja. Por isso, estuda-se a introdução de um modelo menor e ainda mais barato.
O objetivo da Toyota é estar em 70% do mercado indiano e para isso também aposta em tecnologias para reduzir as emissões de poluentes, mas não com elétricos, inicialmente. A montadora nipônica quer utilizar híbridos e sistemas de regeneração de energia para a missão, já que o pensamento da marca é que esta iniciativa é a melhor para a Índia no momento.
Além disso, a Toyota está confiando na parceria com a Suzuki em nível local para elevar o nível dos produtos oferecidos no país, visto que a concorrência migrou para modelos mais modernos nos últimos anos e isso deixou o Etios em desvantagem. A filial indiana diz ainda que esta associação com a conterrânea japonesa será ampliada para um nível global.
A missão é reduzir custos, algo impossível de ser feito atualmente no Japão, onde a empresa diz estar “torcendo uma toalha seca” nesse caso. A Toyota também pode se beneficiar da Subaru e da Daihatsu para cumprir esse objetivo na Índia. No caso da tecnologia híbrida, a fonte será a Suzuki, que já dispõe de sistemas que ajudarão a cortar consumo e emissão dos carros pequenos. Por aqui, o Etios segue, mas nada sobre seu futuro foi anunciado.
[Fonte: Economic Times]
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