Quem não conhece o Fiat Uno Fire? Ele é um dos carros mais famosos do mercado brasileiro até hoje e se posiciona como uma das configurações de maior sucesso do Uno Mille no Brasil. Chegou em 2001 e durou até 2013, quando saiu de linha por não poder oferecer airbags e ABS como manda a legislação brasileira.
O popular agrada, sobretudo, pela economia de combustível e pelo baixo custo de manutenção. Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do carro:
Fiat Uno Fire – história
Lançamento do Fiat Uno Mille Fire em 2001
Em julho de 2001, o aclamado Fiat Uno Mille passou a usar um novo motor. O modelo estreou com um propulsor 1.0 Fire (que já estava disponível também no Palio EX), com a missão de dar ainda mais força para as vendas do hatch popular, que naquela época já estava um tanto quanto desatualizado.
O nome Fire vem das iniciais de “Fully Integrated Robotized Engine”, ou motor de produção integrada e automatizada, como fruto da parceria entre Fiat e a GM Powertrain na planta da marca em Betim, no estado de Minas Gerais.
Este novo motor era 2 cv mais “fraco”, que o antigo, com 55 cv, mas que ainda assim conseguira entregar maior vigor em acelerações e retomadas. Além disso, o carro ficou mais econômico, com média de consumo de 14 km/l na cidade e até 20 km/l na estrada.
Nas demais mudanças, adotou grade frontal e calotas com o então novo logotipo da Fiat, novas siglas, nome “Fire” em vermelho, novos retrovisores externos na cor preta, novo volante com logotipo, novos tecidos para bancos e painéis de porta, novos comandos na coluna de direção, entre outros.
O Mille Fire 2001 foi anunciado com preço mais atrativo para quem optava pela compra pela internet. Custava R$ 12,5 mil na configuração duas portas e R$ 13 mil com quatro portas. Tinha opcionais como vidros dianteiros e travas elétricas, retrovisores externos com comando interno, desembaçador com ar quente, limpador e lavador do vidro traseiro, entre outros, com preços de R$ 2,2 mil a R$ 4,2 mil extras.
Fiat renova visual do Uno Fire em 2004
Em fevereiro de 2004, o Fiat Uno Mille Fire recebeu mudanças estéticas, que estavam praticamente inalteradas há duas décadas. Entre as mudanças, recebeu faróis com formato mais atual e luzes de direção integradas, grade frontal mais avantajada, novos para-choques em peça única, tampa do porta-malas com abertura pela chave, entre outros.
Por dentro, recebeu painel de instrumentos igual ao do Palio Fire, com velocímetro, hodômetro digital e marcador do nível de combustível. Adotou ainda encostos de cabeça arredondados, novos comandos de ventilação, console central do painel na cor cinza e novos revestimentos para os bancos e portas.
Chegou custando R$ 16 mil com duas portas e R$ 17 mil com quatro portas.
Uno Mille ganha motor 1.0 Fire Flex em 2005
Quatro anos após o seu lançamento, o Uno Mille Fire ganhou a tecnologia flex no motor 1.0 litro. O propulsor passou a gerar 10 cv extras, chegando a 65 cv com gasolina e 66 cv com etanol, e torque de 9,1 kgfm e 9,2 kgfm, nesta ordem, a 2.500 rpm.
Este novo modelo teve ganhos em desempenho e eficiência na economia de combustível.
O Uno Mille Fire Flex chegou partindo de R$ 19.650 na configuração básica com duas portas, podendo chegar a R$ 27 mil no modelo quatro portas com vidros e travas elétricas, direção hidráulica, ar-condicionado e som com CD player – mais caro que o Palio Flex básico daquela época.
Fiat Uno Mille ganha kit Way em 2006
Pegando carona no sucesso dos aventureiros do mercado, o Uno Mille Way estreou como um kit opcional por R$ 700 extras para os modelos de duas e quatro portas, com valor total de, respectivamente, R$ 22,3 mil e R$ 23,8 mil.
O kit incluía moldura nas caixas de roda, protetores de para-lamas, soleiras nas portas, colunas centrais com revestimento, calotas com o nome “Way”, suspensão erguida em 4,4 centímetros e pneus Pirelli Cinturato P4 175/70 R13.
Uno Mille Economy foca em economia em 2008
Já em agosto de 2008, o Fiat Uno Mille Fire virou Fiat Uno Mille Fire Economy. Este modelo recebeu um motor 1.0 Fire flex com aprimoramentos para entregar uma economia de combustível de 10% frente ao anterior.
O motor 1.0 Fire Economy flex chegou com os mesmos 66 cv máximos, mas com novas soluções mecânicas e uma nova central eletrônica. Pode entregar consumo de combustível de até 15,6 km/l na cidade e 22 km/l na estrada com gasolina!
Outra novidade foi o “econômetro”, um indicador de consumo instantâneo no painel que auxilia o motorista a andar de forma mais econômica.
Ele ganhou também uma nova grade frontal com frisos cromados, novo logotipo vermelho da Fiat, para-choques na cor da carroceria, lanternas traseiras escurecidas, painel de instrumentos com novas cores e novos revestimentos internos.
Seus preços partiam de R$ 23.240, chegando a R$ 25.470 no Mille Way Economy de quatro portas, sem opcionais. Ele seguia como o carro mais barato do Brasil.
Uno Mille Fire dá adeus com série Grazie Mille em 2013
O último Uno Mille Fire produzido no Brasil foi o Grazie Mille. Ele foi anunciado em dezembro de 2013, com produção limitada a 2 mil exemplares, para marcar o fim do popular por aqui. Isso porque ele foi um dos carros que não conseguia se adequar à legislação que passou a obrigar ABS e airbags como itens de série (tal como a Kombi).
Entre os diferenciais, tinha faróis com máscara negra, rodas de liga-leve aro 13, carroceria pintada em Verde Saquarema ou Prata Bari, adesivos alusivos à série especial, ponteira de escapamento exclusiva, logo da série nas soleiras de porta, placa com numeração do carro no painel, sobretapetes em carpete, forro de teto na cor preta, painel de instrumentos com novo grafismos, entre outros.
Oferecia também rádio Connect com MP3 player, Bluetooth, entrada USB e subwoofer, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, entre outros. Seu preço era de R$ 31.200.
Fiat Uno Fire – detalhes
O Uno Fire, tal como o Uno Mille de qualquer geração, desempenhou o papel de carro de entrada da Fiat por mais de 12 anos no mercado brasileiro. Ele marcou a chegada do novo motor 1.0 Fire fabricado numa linha de produção robotizada em território nacional, o que era uma novidade no início do século.
Além disso, ele chegou com alguns aprimoramentos no visual e no acabamento interno. E foi justamente o Fiat Uno Fire que mais sofreu mudanças dentro de toda a jornada do Fiat Uno Mille por aqui – até os anos 2000, o carro tinha passado por pouquíssimas alterações no visual e no acabamento.
Durante seus mais de 12 anos no mercado, passou por dois retoques no visual, ganhou a opção do kit Way (que posteriormente virou uma versão da linha), estreou a configuração Uno Mille Economy e também marcou o fim de linha do carro com a série especial Grazie Mille.
Fora isso, se manteve como um carro espartano e pouco seguro, sobretudo nos últimos anos. Mas só pelo fato de ter durado por mais de uma década, o Fiat Uno Fire mostra que foi um carro consagrado e tem um bom mercado até hoje entre os usados, sendo a configuração mais procurada.
Fiat Uno Fire – versões
Ao longo de sua jornada no mercado brasileiro, o Uno Fire foi comercializado nas seguintes configurações:
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire duas portas (2001 a 2005)
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire quatro portas (2001 a 2005)
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire Flex duas portas (2005 a 2008)
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire Flex quatro portas (2005 a 2008)
- Fiat Uno Mille Way 1.0 Fire Flex duas portas (2006 a 2008)
- Fiat Uno Mille Way 1.0 Fire Flex quatro portas (2006 a 2008)
- Fiat Uno Mille Economy 1.0 Fire Flex duas portas (2008 a 2013)
- Fiat Uno Mille Economy 1.0 Fire Flex quatro portas (2008 a 2013)
- Fiat Uno Mille Way Economy 1.0 Fire Flex duas portas (2008 a 2013)
- Fiat Uno Mille Way Economy 1.0 Fire Flex quatro portas (2008 a 2013)
- Fiat Grazie Mille 1.0 Fire Flex quatro portas (2013)
Fiat Uno Fire – preços
Confira a seguir os preços do Uno Fire de 2002 a 2013, de acordo com os dados da Tabela Fipe em fevereiro de 2020:
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire duas portas: R$ 8.700 (2002) a R$ 16.020 (2013)
- Fiat Uno Mille 1.0 Fire quatro portas: R$ 9.890 (2002) a R$ 19.130 (2013)
- Fiat Uno Mille Way 1.0 Fire duas portas: R$ 12.300 (2008) a R$ 17.250 (2013)
- Fiat Uno Mille Way 1.0 Fire quatro portas: R$ 13.640 (2008) a R$ 20.190 (2013)
- Fiat Grazie Mille 1.0 Fire quatro portas: R$ 26.190 (2013)
Fiat Uno Fire – motor e câmbio
O motor 1.0 Fire chegou para dar um “up” nas vendas do Fiat Uno Mille, que em 2001 seguia como líder em vendas, mas ameaçado pelos modelos mais novos (como o próprio irmão Palio, embora este fosse mais caro). Ele foi o 14º motor introduzido no Uno Mille em seu 17º ano de mercado – ele já havia sido equipado com motores 1.0, 1.05, 1.3 e 1.5 Fiasa e 1.4 e 1.6 Sevel em inúmeras variações.
Este propulsor 1.0 Fire utiliza este nome com uma sigla referente a “Fully Integrated Robotized Engine”, que designou os novos motores fabricados pela Fiat em Betim (MG) utilizando uma nova linha de produção robotizada. Ele é dotado de quatro cilindros em linha, oito válvulas (duas válvulas por cilindro), injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas simples no cabeçote e correia dentada.
Em comparação com o 1.0 Fiasa utilizado anteriormente, o 1.0 Fire do então novo Uno Fire tinha 2 cv a menos, chegando a 55 cavalos de potência. Todavia, era mais leve em 20% e contava com uma melhor distribuição de torque. Este, por sua vez, passou de 8,1 kgfm para 8,5 kgfm máximos, agora entre 2.500 e 4.500 giros.
O 1.0 Fire trabalha com uma transmissão manual de cinco marchas, com embreagem monodisco a seco.
Em 2005, seguindo a tendência da época, o Uno Fire virou flex, passando a beber etanol e/ou gasolina. Este propulsor recebeu injeção eletrônica aprimorada, sistema de partida a frio com gasolina, coletor de admissão diferenciado, novos bicos injetores com maior vazão, sedes e guias de válvulas com novo material e taxa de compressão elevada de 9,5:1 para 11,65:1.
Com a tecnologia, passou a gerar 65 cv com gasolina e 66 cv com etanol. O torque foi para 9,1 kgfm e 9,2 kgfm, nesta ordem, a 2.500 giros.
Já em 2008, a Fiat lançou o Uno Fire Economy. Como o próprio nome indica, o hatch popular passou por algumas mudanças para se tornar mais eficiente no que se diz a respeito de consumo de combustível. Ele passou a usar um novo óleo de baixo atrito, novo coletor de escapamento tubular com fluidodinâmica otimizada, novo catalisador com maior volume, comando de válvulas mais leve, bielas mais leves, entre outros.
Passou a contar também com pneus de baixa resistência ao rolamento, “econômetro” no painel de instrumentos para auxiliar o motorista a conduzir de uma forma mais econômica, câmbio com quinta marcha mais longa, entre outros.
Fiat Uno Fire – consumo
De acordo com os dados da Fiat, os números de consumo do Uno Fire Economy na cidade e na estrada são estes:
Fiat Uno Mille Fire Economy
- Consumo de 10,6 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 15 km/l na cidade e 21 km/l na estrada com gasolina.
Fiat Uno Fire – desempenho
Confira abaixo os números de desempenho do carro, conforme divulgado pela Fiat:
Fiat Uno Mille Fire Economy
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos com etanol e 15,1 s com gasolina;
- Velocidade máxima de 153 km/h com etanol e 151 km/h com gasolina.
Fiat Uno Fire – ficha técnica
Motor |
1.0 Fire Economy Flex |
Tipo |
Dianteiro, Transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm³ |
999,1 |
Válvulas |
8 |
Taxa de compressão |
11,65:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima |
65 cv com gasolina e 66 cv com etanol a 6.000 rpm |
Torque Máximo |
9,1 kgfm com gasolina e 9,2 kgfm a 2.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual de cinco marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Discos sólidos (dianteira) e tambor (traseira) |
Direção |
|
Tipo |
Não-assistida ou hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Independente, McPherson |
Traseira |
Tipo eixo transversal com feixe de molas |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Aço ou liga-leve de 13 polegadas |
Pneus |
175/70 R15 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
3.693 |
Largura (mm) |
1.548 |
Altura (mm) |
1.489 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.361 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) |
400 |
Porta-malas (litros) |
290 |
Tanque (litros) |
50 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) |
830 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,36 |
Fiat Uno Fire – fotos
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