quinta-feira, 5 de março de 2020

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Nova geração? Sim e não. Pelas mudanças feitas, sim. Pelo uso de uma plataforma diferente da B0, não. É assim que o Renault Duster 2021 chega ao mercado brasileiro e com os mesmos preços do antigo, partindo de R$ 71.790. A proposta agora ficou menos abrangente, já que o motor 2.0 saiu da oferta, assim como a tração nas quatro rodas.

Apesar de manter a mesma base, perder um motor mais forte e ainda não ter o 4×4, o Novo Duster melhorou no que se propôs a fazer. Obviamente ainda existem coisas que precisam ser revistas. Com três versões e mais uma para PCD, o SUV da Renault é uma aposta importante do fabricante francês no Brasil.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Mesmo contando com o Captur, o Duster é uma peça chave para a Renault manter uma boa presença num segmento que é altamente disputado. Da mesma forma que evoluiu, ele também não pode ir muito longe, devido ao seu irmão de plataforma. Conteve os preços e trouxe novidades, o que ajuda. A marca não fala em números, mas disse que quer vender mais do que antes.

Com o mesmo motor 1.6 SCe, o Novo Duster ganhou melhorias, como a direção elétrica, Start&Stop, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e estrutura 12,5% mais rígida, por exemplo. Tendo câmbio manual apenas na versão de acesso, o SUV se apoia no conforto ao dirigir e economia do CVT.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Esperávamos pelo motor 1.3 TCe, que tem 160 cavalos, mas ainda não chegou a vez dele e é compreensível. Afinal, o que seria do Captur com um Duster turbinado e potencialmente na mesma faixa de preço? Então, o mais provável é ver esse propulsor estrear no irmão mais caro e depois migrar para a novidade que chega agora.

Renault Duster 2021 – Conteúdo e preços das versões

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

No conteúdo das versões, o Renault Duster 2021 vem com os seguintes itens:

Duster ZenR$ 71.790/R$ 77.790 – Transmissão manual ou CVT, ponteira do escapamento cromada (apenas CVT), com faróis com assinatura LED, direção elétrica, ar-condicionado manual, airbag duplo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, barras de teto na cor preta, rodas de aço aro 16 polegadas, Stop & Start​, vidros e travas elétricos, banco traseiro rebatível bipartido, rádio 2DIN, chave canivete, alarme perimétrico, Isofix, entre outros.

Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16 polegadas (R$ 3.000).

Duster Intense – R$ 83.490 – Itens do Zen, mais CVT, grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, barras de teto cromadas​, aplique prateado nos para-choques​, multimídia Easy Link, retrovisor externo elétrico cromado, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, ar-condicionado automático​, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera de ré, controlador e limitador de velocidade, volante em couro, espelhos nos dois para-sóis​ e luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas.

Opcionais: banco de couro (R$ 1.700), pacote Outsider com overbumper, faróis auxiliares, molduras laterais e saias de rodas reforçadas (R$ 2.300).

Duster Iconic – R$ 87.490 – Itens do Intense, mais alerta de ponto cego, rodas de liga leve aro 17 polegadas e diamantadas,  sistema Multiview com quatro câmeras, sensor crepuscular, chave cartão e apoio de braço.

Opcionais: banco de couro (R$ 1.700), pacote Outsider com overbumper, faróis auxiliares, molduras laterais e saias de rodas reforçadas (R$ 2.300).

Renault Duster 2021 – Impressões visuais

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

O Renault Duster 2021 ficou melhor visualmente. A estética do SUV de origem romena não se limita aos detalhes como os faróis mais fluidos com luzes diurnas em LED ou a grade ampliada. A carroceria do modelo sofreu alterações estruturais que ampliaram seu volume numa comparação com o antigo.

Encorpado, o Novo Duster tem uma frente mais envolvente e até lembra vagamente, de certo modo, o Land Rover Discovery Sport. O conjunto frontal ganhou ainda reforço de um capô (com os 2 amortecedores) mais musculoso, assim como para-choque mais aerodinâmico.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Nesse último caso, o arrasto foi reduzido com o para-brisa mais inclinado, o que alterou também as colunas A, as portas dianteiras e por aí vai. O pacote Outsider parece um pouco exagerado no overbumper com faróis auxiliares. As saias laterais abauladas, deixam o Duster novo ainda maior que o antigo. As falsas saídas de ar laterais possuem repetidores de direção.

Com uma linha de cintura que vai se elevando, o Novo Duster ganhou até alguma elegância, enquanto a traseira porta lanternas quadradas que nos faz lembrar do Jeep Renegade ou Ford Galaxy, como confidenciou um colega do setor.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Mesmo olhando de perto, não dá para notar facilmente as quatro câmeras do Multiview (exceto a traseira), que não faz uma apresentação em 360 graus. As rodas de liga leve aro 17 são bem apresentáveis e ampliam a presença do Novo Duster.

Se por fora ele ainda parece muito com o anterior, por dentro, ele é completamente diferente. Esqueça aquele visual de Logan e a aparência nítida de baixo custo. A Renault (Dacia, na verdade) adicionou um conjunto interno que não se limita ao painel, que é sempre a porta de entrada de qualquer carro. Porta? Dá para começar por ela.

Com acabamento em tecido de bom toque e aparência, as portas dianteiras receberam um tratamento melhor que do antigo Duster, ficando mais encorporada e adicionando um puxador estilizado. As maçanetas de cor cinza são mais interessantes que, por exemplo, as usadas no Toyota Corolla XEi, que nem pintura tem.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Infelizmente, e aí podemos dizer que não existe almoço grátis, as portas traseiras perdem esse bom tecido. Os bancos da frente ficaram mais envolventes e confortáveis, enquanto atrás é bipartido e suficiente. O bom é que os novos assentos não interferiram no espaço atrás, melhor que no Captur, naturalmente.

Na versão Iconic com tudo dentro, o Novo Duster tem apoio de braço retrátil para o motorista, um item apreciável, assim como a direção de múltiplos ajustes. Entre os bancos, o vácuo deixado por um seletor de tração e o piloto automático que, felizmente, saiu da posição inglória para ir ao volante, que tem bom desenho também. Ruim é o ajuste da mídia e telefonia na coluna de direção.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Os retrovisores têm comando agora no painel, junto do alerta de ponto cego, outra novidade. O painel é bem moderno, apesar de usar plástico duro. Ainda assim, tem um cluster resolvido, apesar do display multifuncional ser bem simples. A multimídia EasyLink agora tem até 5 perfis de usuários e mantém a pontuação para condução eficiente e recomendações para economizar combustível.

Android Auto e Car Play estão presentes, mas há somente uma entrada USB, que é um erro numa época tão conectada como a nossa. Há uma fonte 12V se precisar recarregar outro celular. A multimídia ficou mais intuitiva, mas com o ligar dos faróis (com sensor) e lanternas, a tela fica muito escura sob sol forte. O Multiview ajuda nas manobras e no off road, mas sem 360 graus em tempo real.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Botão de partida e chave cartão, são interessantes, mas o ar condicionado automático com displays digitais é a melhor parte visual da mudança interna. O porta-luvas continua bom, enquanto os difusores poderiam ser um pouco maiores. A alavanca de câmbio vem com seletor no pomo, como no Sandero. Já o porta-malas continua bom com seus 475 litros, pena o estepe ainda ir debaixo do carro.

Renault Duster 2021 – Impressões ao dirigir

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Foz do Iguaçu-PR – O Renault Duster 2021 não é um carro leve, pesando 1.520 kg, mas seu conjunto com motor 1.6 SCe de 120 cavalos no etanol e 16,2 kgfm, obtidos a 5.500 rpm e 4.000 rpm, respectivamente, é apenas aceitável. Num momento de transição de alguns SUVs para motores turbinados com ou sem injeção direta, o utilitário esportivo fica devendo um pacote melhor, nesse caso.

Seu motor 1.6 16V até que responde razoavelmente nas saídas e no trânsito urbano, mas com CVT (que simula seis marchas), ele exige rotações mais altas para embalar e um certo tempo para alcançar o objetivo. Nessa situação, o giro sempre fica entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. Se precisar imprimir mais desempenho, ele sobe até 5.000 rpm com alguma demora.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Para tirar um pouco mais de ânimo, é preciso recorrer às reduções manuais, mas apenas para uma pequena melhora. Nas ultrapassagens, é preciso manter um giro bem alto e garantir uma boa folga na estrada para embalar com segurança. Em subidas não muito íngremes, a rotação sempre fica acima de 3.000 rpm.

No plano, a 110 km/h, ele fica nos 2.300 rpm, mas qualquer subidinha a mais, ele vai para cima dos 3.000 rpm. Metendo o pé (segurando no manual), o 1.6 SCe corta aos 5.800 rpm. Ainda que todo esse giro alto seja frequente, o nível de ruído interno é moderado, ajudado pelas medidas de isolamento, incluindo vidros de maior espessura.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Boa mesmo é a direção elétrica do Duster 2021, que ainda conserva alguma dureza em manobras, mas bem menos que a eletro-hidráulica antiga, ruim. Na condução, ela se mostra mais direta e confortável. Com o Start&Stop ativado, ele continua funcionando, o que é bom também.

Os freios mantêm uma boa eficiência, enquanto a suspensão ficou mais firme, porém, garantindo boa estabilidade ao Novo Duster. Com ajuda de sistemas como ESC, TCS e Hill Holder, o modelo ficou mais seguro ao dirigir, permitindo maior controle do veículo. Mesmo em estradas de terra com muitos buracos e restos de asfalto, o SUV da Renault garante conforto.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Sem ser tão diferente ao anterior, mas com recheio revisado para cima, o Novo Duster mostra um bom conjunto, que tem como vantagem robustez, espaço interno, porta-malas e o novo conteúdo. Ele ainda oferece diversos acessórios exclusivos na rede Renault.

Falta airbags laterais, infelizmente, falando a Renault que a estrutura foi reforçada e que a medida visou reduzir custos… O tanquinho de partida é outra herança do antigo. No mais, o carro agradou pela proposta, ficando devendo o motor mais potente e um 1.0 TCe de 120 cavalos, que faria um bem enorme ao Duster 2021.

Renault Duster 2021 – Galeria de fotos

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir
Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir

Viagem a convite da Renault. 

© Noticias Automotivas. A notícia Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Renault Duster 2021: Impressões ao dirigir publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário