A CAOA jogou a toalha. A empresa brasileira desistiu de comprar a fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo. Fechada desde outubro, a planta que produzia caminhões e o hatch New Fiesta, tinha no grupo liderado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a maior chance de ser adquirida.
O anúncio da saída da CAOA foi dado pelo governador João Dória Jr, que revelou a existência de dois interessados, ambos chineses. A CAOA tinha planos de produzir veículos de outra marca do gigante asiático, sendo que esta empresa seria a Changan.
Para compensar a má notícia, Dória afirmou que a CAOA fará um investimento pesado no estado de São Paulo, onde pretende erguer uma fábrica numa área maior que a de Taboão, sendo essa uma exigência do sócio chinês. Assim, as duas empresas terão uma planta nova na região.
Dória ainda disse que os dois interessados em Taboão são fabricantes de automóveis na China. Por ora, os nomes ainda são secretos. O governador disse que a ex-fábrica da Ford está na pauta e que os investidores chineses precisam de tempo para avaliar o investimento.
Com a compra da fábrica por um deles, além do novo investimento da CAOA com seu outro sócio chinês, o estado de São Paulo terá duas fábricas adicionais fazendo modelos de origem chinesa. Atualmente, a única que executa isso em nível de automóveis, é a fábrica da Chery em Jacareí.
Atualmente a Caoa Chery se divide entre produção paulista e goiana, sendo esta executada dentro do complexo da CAOA, dividindo assim a linha de montagem com produtos da Hyundai.
Agora, o caso de Taboão fica em compasso de espera para saber qual dos dois fabricantes chineses assumirá a planta. Existem muitos potenciais interessados de origem chinesa, entre eles FAW, Dongfeng, Great Wall, entre outras.
[Fonte: UOL]
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