Em sua décima geração, um dos carros mais vendidos do mundo mantém sua presença no Brasil e este é o Honda Accord.
Agora na versão Touring, o japonês vem com proposta um pouco mais ousada que os anteriores.
Focando no desempenho e, ao mesmo tempo na eficiência em consumo, o Honda Accord Touring busca na tendência downsizing o melhor desses dois mundos.
Ele traz um novo motor 2.0 bem potente, assim como câmbio automático de 10 marchas para fazer inveja até às picapes médias em número de marchas.
O Accord 2019 também decidiu ser um pouco disruptivo com um design mais agressivo e jovial, imitando um cupê.
Ainda assim, o bom e velho sedã nipônico não perdeu sua essência racional e continua com muito espaço e conforto, mas por um preço irracional: R$ 204.900.
Por fora…
O Honda Accord 2019 criou um novo layout para os produtos da marca, tendo seu estilo incorporado em carros como Insight e Amaze, por exemplo.
A frente é quase truncada e conta com faróis full LED bem vistosos.
A grade com a barra cromada tem o logotipo da Honda quase formando um nariz. É isso que o Accord deu aos seus irmãos.
O para-choque com faróis de neblina em LED não disfarça o quadrado do radar do Honda Sensing.
As rodas de liga leve aro 18 têm formato de lâminas e contribuem para a impressão de esportividade do sedã, enaltecida por seu teto deslizando até o porta-malas.
Este, inclusive, é curto e a tampa tem um desnível para fluir melhor o ar.
As colunas C com frisos cromados estilizados ajudam a compor o visual, enquanto as lanternas de LED enormes, quebram um pouco da fluidez estética do Novo Accord.
Esqueça teto panorâmico, isso não é coisa do Accord. Apenas o vidro padrão e pronto. Pelo menos a antena é do tipo barbatana…
O escape duplo dá uma ideia exata da força que se esconde sob o capô.
Por dentro…
O ambiente do Honda Accord Touring até parece buscar o luxo, mas isso é só uma impressão. Ele é considerado médio nos EUA e seu público foca no custo-benefício.
Assim, apesar da inserção de guarnição semelhante à madeira e couro, podemos dizer que ele é um carro bem comedido.
Isso não significa que o acabamento seja ruim, pelo contrário, tem boa qualidade e materiais que sabemos que vão durar muito. Isso é típico de alguns produtos da Honda.
O espaço interno é bem amplo e fará as viagens longas parecerem passeios curtos.
O Accord Touring foi criado para oferecer conforto e comodidade antes de um visual para encher os olhos.
Assim, ele aponta para a funcionalidade de um cluster análogo-digital com mapa de navegação, conta-giros virtual, econômetro e alertas de assistência ao condutor.
O volante em couro tem boa empunhadura e comandos fáceis para HUD, ACC e alerta de faixa, sem adivinhações.
Sem complicações, tudo é facilmente acessível. Ar condicionado dual zone, botão de partida, slot para carregamento indutivo de smartphone, ajustes de HUD (com instrumentos integrados) e faróis (no lado esquerdo do painel), entre outros, estão bem ali.
A multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play, tem câmera de ré com tripla visualização e o LaneWatch, que reproduz a imagem da câmera no retrovisor direito.
Ligou a seta ou acionou o comando na haste e pronto, temos a imagem lateral do Accord.
O entretenimento tem ainda sistema de áudio com boa sonoridade.
Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos e ventilação, tendo o motorista duas memórias. Aqui, há um detalhe interessante: existem duas chaves.
Nem pense em algo como um Charger Hellcat. Aqui, a missão do Accord Touring é oferecer duas configurações salvas para motoristas diferentes, totalizando até quatro memórias.
Atrás, espaço de sobra e climatização também. Pena o teto solar ser tão pequeno.
O Honda Accord tem nada menos que 574 litros de espaço no bagageiro, além de mais volume nos porta-trecos internos.
O túnel central ousa ao remover a velha alavanca, adicionando botões de marcha, neutro e estacionamento. Na ré, puxa-se um botão para cima.
O freio de estacionamento eletrônico e Brake Hold ficam perto dos modos Econ e Sport. Mudanças manuais? Paddle shifts presentes na direção.
Por ruas e estradas…
O Honda Accord Touring 2019 é um belo (e caro) carro rápido. Finalmente a marca nipônica acordou para uma geração de motores turbinados.
Este 2.0 VTC Turbo é um propulsor que substitui com tranquilidade o V6 3.5 que só os americanos apreciam.
Embora tenha a tecnologia i-VTEC, ele tem dois comandos de válvulas (único nos VTEC 1.5, 1.8 e 2.0 aspirados), utilizando turbocompressor e injeção direta.
Assim, são entregues 256 cavalos a 6.500 rpm, bem como 37,7 kgfm entre 1.500 e 4.000 rpm.
São mais que suficientes para o Accord Touring.
Embora frugal em baixa, o motorzão da Honda impulsiona o sedã com vigor de um alemão, se for exigido.
A comparação é justa, visto que os rivais teutônicos usam e abusam desse conjunto.
Com ronco até empolgante, o 2.0 VTC Turbo não parece ter tudo isso, quando se roda no dia a dia, mas impressiona ao pisar fundo no acelerador.
A força é imediata e quase não se sente lag, elevando-se o giro rapidamente e a velocidade de forma impressionante.
Estamos falando de um Accord que vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos!
Bem-casado com o câmbio automático de 10 marchas, o 2.0 VTC Turbo perde muito pouco nas mudanças, que são quase imperceptíveis.
Com tanta marcha, o Accord Touring pode ir de pouco mais de 1.000 rpm até 7.000 rpm quase num piscar de olhos, trabalhando em regimes muito baixos no dia a dia.
Mudando aos 2.000 rpm com disposição e sustentando quase sempre 1.500 rpm. Nas retomadas, progressão de esportivo e a certeza de que se pode ir muito além…
Existe certa independência nas mudanças manuais, mas com 10 marchas, o sistema protege os seus de trocas não recomendadas. O Accord tem ainda o modo “Sport”, explorando tudo o que é possível nele.
E olha que não é pouco. Motor cheio (lembramo-nos do VTEC dos anos 90…), o Honda Accord 2019 salta na frente, pena que apenas com as rodas dianteiras tragando o asfalto.
Rodando a 110 km/h, vem a calmaria de 1.600 rpm no display. Conforto e nível de ruído excelente.
Tudo isso com economia de 10,5 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada.
O 2.0 VTC Turbo pode ser ligado remotamente nas duas chaves, o que ajuda na climatização do carro em estacionamento e antes de sair de casa.
Com tanto desempenho, o Accord Touring não poderia ser um carro extremamente macio.
Ele simplesmente navegaria nas curvas. Assim, a Honda instalou pneus de série 45 em rodas de 18 polegadas, que evidentemente são adequadas para alta desempenho e não conforto.
No asfalto bom, o Honda desliza suavemente, sendo gostoso de dirigir. Em pisos esburacados ou com remendos, passa a ficar desagradável.
Bloquetes então, nem se fala!
Como é um carro longo, se cheio, fuja das lombadas.
Se é assim na realidade brasileira, muito diferente da americana, pelo menos nas condições recomendáveis ele surpreende.
A suspensão firme e a direção elétrica leve, conectada com o controle de estabilidade, torna o handling do Accord excelente.
Com o carro sempre à mão, fica fácil se sentir bem ao volante, andando forte ou com calma…
Tão grande, ele sempre procura uma escapadinha natural, mas nada como conjunto direção/suspensão para deixar tudo em ordem.
Os freios também não tardam e reproduzem a sensação de controle dos demais componentes.
O Novo Accord possui um conjunto mecânico bem equilibrado e ainda vem com uma série de itens do Honda Sensing para fazer a diferença.
Eles já deveriam ter sido oferecidos desde o Civic até o CR-V atuais. Mas não, só neste sedã.
O controle de cruzeiro adaptativo atua em baixa ou alta velocidade, sempre medindo o cara da frente e dando ao condutor o ajuste que desejar nessa distância.
O Accord Touring também indica quando o carro está saindo pela faixa contínua e puxa o volante, reduzindo a velocidade e emitindo alertas.
Nas faixas de rolamento segmentadas, ele apenas corrige, assumindo o volante para manter o carro no centro do espaço.
Como dissemos nas impressões ao dirigir, o sedã da Honda permite fazer curvas suaves sem as mãos, o que não é recomendável, pois, não é autônomo totalmente.
Frenagem automática de emergência com preparação para colisão também está a bordo, tudo feito através de uma câmera inteligente no para-brisa e um radar frontal.
Com um bom pacote de assistência ao condutor, o Honda Accord Touring não te deixa cochilar, especialmente se usar o modo Sport…
Por você…
Com público fiel, o Honda Accord Touring não é um carro de volume no Brasil, mas sua boa imagem exige que ele sempre esteja entre nós.
Fluido, esportivo e atraente, o sedã executivo da marca japonesa não explora o luxo, mas tem tudo aquilo que você precisa.
Dispensando status, oferece performance dos alemães e conforto de carro americano, isso mais evidente em pisos ruins, algo raro lá fora.
Tem poucas cores (prata, preto e cinza), mas vem com interior em três opções: marfim, cinza e preto. Tem de sensores de estacionamento a rebatimento dos espelhos automatizado.
Como é um Accord, dispensa Park Assist, suspensão adaptativa ou qualquer dessas coisas que os germânicos usam. Tem o preço, que é alto pela proposta, mas que está bem abaixo do trio de luxo.
Complicado dizer se vale a pena ou não. Ele vale sim pelo conjunto, desempenho, economia e espaço. Mas, não pelo preço a ser pago por um “sedã médio americano”.
Para levar logo, não olhe ao redor, assine o cheque e pronto. Depois disso, realmente não irá se arrepender.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Honda Accord Touring 2019
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.996 cm³
Potência – 256 cv a 6.500 rpm (gasolina)
Torque – 37,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão – Automática de 10 marchas com mudanças manuais
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 5,7 segundos
Velocidade máxima – 203 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.600 rpm
Consumo urbano – 17,5 km/litro
Consumo rodoviário – 10,5 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 20 com pneus 235/45 R18
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.889 mm
Largura – 1.862 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.450 mm
Entre eixos – 2.830 mm
Peso em ordem de marcha – 1.547 kg
Tanque – 56 litros
Porta-malas – 574 litros
Preço: R$ 204.900 (versão avaliada)
Honda Accord Touring 2019 – Galeria de fotos
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