Olá pessoal! Meu nome é Luís Paulo e venho novamente expor a avaliação de um veículo meu.
Falo novamente, pois em 2016 apresentei no site a avaliação de meu antigo VW Gol G5 1.0. Sempre gostei deste quadro e naquela ocasião informei que iria fazer a troca de carro dois anos depois.
O tempo passou e em 2018 consegui vender este VW Gol com cerca de 92 mil km por R$ 18.000.
Foi até engraçado pois publiquei no Marketplace do Facebook numa quinta-feira à noite e na sexta pela tarde já havia vendido o veículo para um comprador de uma cidade vizinha.
Acredito que vendi bem, pois era um carro com quase 9 anos de uso e sem ar condicionado. Como comprei ele em 2015 por R$ 22.000, creio que perdi pouco durante esses 4 anos de uso.
Com essa grana na mão e mais um valor que havia juntado (saí da condição de estudante em 2016 para trabalhador em 2018), fui à procura de um seminovo 1.4 ou 1.6 com os principais opcionais possível – DH, A/C, vidros e travas elétricas, etc.
Não havia delimitado valor, pois gostaria de ver as propostas e estava direcionando minha escolha para o Ford New Fiesta hatch ou Palio Sporting cujo ano fosse de 2014 para cima.
Mas eis que me deparo com um anúncio no mesmo Marketplace do Facebook do veículo que estou atualmente: um Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT 2016/2017 com apenas 15 mil km.
Este carro pertencia a um portador de deficiência visual que conseguia retirar de 2 em 2 anos um carro zero quilometro com um considerável desconto – o famoso PCD.
Logo, no fim de 2018 ele já havia vencido o prazo e estava com intuito de vende-lo para comprar outro novo (segundo ele, de 2019 em diante, ele terá que ficar com o veículo por pelo menos 4 anos).
Fui até o local, cuja distancia era de cerca de 250 km da minha cidade e fiquei impressionado com o estado de conservação. O carro cheirava novo e tinha todos os plásticos presentes.
Conversa vai, conversa vem, consegui comprar o carro por R$ 45.000, ante os R$ 47.500 que ele pedia inicialmente.
Eis que hoje estou com o veículo a cerca de 7 meses e com quase 11 mil km rodados e gostaria de apontar minhas percepções sobre ele.
Prós
- Ele é um veículo completo, com todos os opcionais disponíveis nesta faixa de preço, além de bancos parcialmente em couro sintético, central multimídia, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, rodas de liga leve aro 15, comandos de som no volante, dentre outros. Isso para mim foi um grande salto em comparação ao meu antigo VW Gol. Também levo em consideração o bom nível de acabamento percebido, apesar de muitos dizerem o contrário;
- Por ter 6 marchas, o giro sempre fica baixo, priorizando o consumo e o conforto – em 6ª marcha e a 120km/h, ele marca 2.900 giros do motor, tendo um baixo ruído interno (apenas para título de informação, o modelo de 5 marchas à 120km/h marca cerca de 3.800 giros, aumentando o consumo e o nível de ruído interno);
- Gostei bastante da central multimídia Mylink. Ela tem conectividade para Apple Car Play e Android Auto (ambos através de cabo pela única porta USB no console) e é bastante rápida e intuitiva. Comparada aquela central horrorosa presente no Ford Ka 2018 que meu irmão possui, ela é anos luz mais acessível;
- Por ser o modelo LTZ, ele veio com os novos faróis e assinatura em led nas luzes de posição. Isto conferiu, ao meu ver, um visual bem bacana, especialmente à noite quando você liga os faróis de neblina e as luzes de posição (claro, para rodar dentro da cidade! Na estrada, só com os faróis baixos ligados);
- O motor, apesar de ser considerado ‘jurássico’ por muitos, é bastante econômico e tem uma força bem além do que a cilindrada dele apresenta ter. Estou rodando atualmente no etanol pois o preço da gasolina aqui em MG está pornográfico e tenho conseguido médias de consumo no trajeto misto de 10,8km/l, sempre com o ar ligado. Para mim, está bem dentro da média e de acordo com o que eu esperava;
- O espaço interno é bom para quatro adultos e o porta-malas é suficiente para bagagens do dia-a-dia. Acredito que isso seja um ponto positivo pois vejo muitos reclamando de carros como Ford New Fiesta hatch e até mesmo o Ford Ka do meu irmão, que não tem muito espaço para as pernas dos ocupantes traseiros no primeiro e diminuto porta-malas no segundo.
Contras
- Mesmo tendo uma direção elétrica muito leve e fácil de usar, percebo que ele é bem duro ao passar por trajetos irregulares. Provavelmente as rodas aro 15 possam intensificar isso mas percebo que a suspensão bate meio seca em alguns lugares, totalmente diferente do Ford Ka do meu irmão, que tem uma suspensão bem mais confortável;
- Novamente comparando com o Ford Ka SEL 1.5 do meu irmão, meu Onix não tem nem controle de estabilidade e tração, muito menos assistente de partida em rampas. Tais recursos são extremamente importantes para a segurança e comodidade e a Chevrolet insiste em não os ter nem como opcional (talvez neste novo modelo isso venha);
- A posição de dirigir não é das melhores, a princípio. Nas primeiras vezes que andei nele, sentia que estava olhando de cima para baixo, pois o banco é alto e o ajuste que vem só serve para aumentar/diminuir o volume na região lombar. De nada adianta para subir ou descer o banco. Pelo menos tem ajuste de altura do volante que compensa um pouco para encontrar a melhor posição (tenho 1,90 m de altura);
- Os engates do câmbio são macios, mas especialmente de segunda para terceira marcha há um certo ruído que me incomoda. Creio que seja crônico dos Onix pois minha ex-namorada tem um LT 1.0 2016 e ele tinha o mesmo problema.
Os valores de seguro para minha região – cidade de 130 mil habitantes na região central de MG – saiu num valor bem acessível pela Azul Seguros (R$ 1.350,00).
Apenas coloquei um insulfilm nele e fiz algumas manutenções básicas quando se compra o carro, como troca de óleo, filtro, etc., não consumindo grandes valores (a troca de óleo saiu por meros R$110,00).
Enfim, apesar dos pequenos problemas e inconformidades descritas acima, aliado a enxurrada de comentários ventilados pela internet quanto aos erros deste projeto, estou bastante feliz com a minha compra e muito satisfeito com a entrega deste carro.
Já havia visto que o Onix não é melhor em nada se comparado aos concorrentes, mas também não é o pior, estando na média do segmento.
Optei por ele ao invés de outro carro melhor por ser de fácil revenda, simples manutenção e ser bom de ano. Com o valor que paguei poderia pegar um Corola ou Civic, mas com certeza não encontraria nenhum de 2014 para cima. E isso era um fator preponderante na minha escolha.
Estes pontos contam muito para mim que tenho para comigo a troca de veículo de 2 em 2 anos, haja vista que viajo bastante.
Desde já agradeço e fico à disposição para tirar dúvidas!
Um abraço a todos e parabéns ao Noticias Automotivas por mais uma vez dar espaço para minhas ponderações que podem ajudar quem está à procura de um carro como este para compra.
Por Luís Paulo Nascimento
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