segunda-feira, 1 de abril de 2019

EUA: Como alemães podem ganhar com sobretaxa aos carros europeus

EUA: Como alemães podem ganhar com sobretaxa aos carros europeus

O presidente dos EUA Donald Trump parece inflexível na postura de impor uma sobretaxa sobre os carros europeus. Como já se sabe, um projeto classificado sob a ameaça de segurança nacional no comércio de automóveis está na mesa do chefe de estado, bastando ao mesmo apenas concordar com ele.

Embora não se saiba dos detalhes, rumores dizem que a proposta é a de elevação de tarifas de importação de carros europeu, fazendo com que estes tenham de pagar entre 20% e 25% de imposto. Atualmente esse montante médio é apenas 2% para carros de passeio. Um carro americano, no entanto, paga 10% para entrar na Europa.

Analistas já fizeram os cálculos e a conta é salgada. Os EUA sairão perdendo. Como assim? O motivo é que o aumento de imposto de importação não é somente para o carro em si, mas também para peças e componentes europeus. Isso aumenta os custos de produção dentro do país, pois muitos itens são importados.

O impacto no setor automotivo americano pode ameaçar 700.000 empregos nos EUA, bem acima do previsto anteriormente. Isso porque os preços dos carros feitos no país terão alta média de US$ 2.270, em cálculos recentes. Já os importados teriam alta de US$ 6.875 por veículo. A estratégia de Trump é pressionar a UE para baixar suas tarifas de importação.

Diante da possível aprovação de sobretaxa aos europeus, os concessionários americanos decidiram fazer lobby no congresso americano para reverter a situação. Algumas marcas estão preocupadas, pois podem ver suas operações nos EUA irem para o vermelho com 25% de imposto de importação.

Nas peças, já se fala em aumento médio de US$ 130 em pastilhas de freio, assim como a elevação da carga tributária sobre aço e alumínio, adicionou US$ 400 ao preço médio dos automóveis. Mas, e os alemães? Enquanto todo mundo está preocupado, um executivo da Volkswagen parece nadar na contramão.

Sob anonimato, o membro de alto escalão da VW disse que se a pressão de Trump com a sobretaxa fizer com que Bruxelas reduza as tarifas de importação de carros americanos, quem ganharia com a situação seriam os fabricantes alemães. A teoria é a de que, com menos imposto, os veículos feitos nos EUA entrariam mais facilmente na Europa.

EUA: Como alemães podem ganhar com sobretaxa aos carros europeus Porém, estes não seriam de marcas americanas, mas SUVs dos fabricantes germânicos. O membro da VW diz que os produtos das Big Three não penetram no mercado europeu por conta de seu conceito, focado nos EUA.

Assim, Audi, BMW, Mercedes e VW, por exemplo, ampliariam as vendas no mercado interno e ainda venderiam estes modelos no velho continente com custo menor do que se fossem feitos na Alemanha. Em outras palavras, tais fabricantes lucrariam mais nos EUA e na Europa.

Analisando a situação, parece que o tal executivo da VW tem certa razão. Isso porque a GM não tem mais presença na Europa, exceto por alguma importação menor do Camaro e Cadillac. A Ford não tem pretensões de fazer carros compactos nos EUA e então mandaria apenas Mustang e as picapes. A FCA tem apenas a Jeep como destaque e, mesmo assim, o Renegade é italiano por acordo governamental.

Então, sobram muitos carros “americanos” feitos no Alabama, Carolina do Sul e Tennessee, que vão interessar aos europeus.

[Fonte: Auto News Europe]

Agradecimentos ao Matheus Buzzo.

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