O Volkswagen Tiguan já alcançou 5 milhões de unidades produzidas no mundo. O SUV de porte médio da marca alemã foi lançado em 2007, sendo o segundo de sua categoria na marca, já que o Touareg surgiu em 2002, junto com o Porsche Cayenne. Sendo assim o mais “acessível” do fabricante, ele rapidamente ocupou seu espaço.
De acordo com a VW, ele teve mais de 120 mil produzidos em 2008, crescendo anualmente até vender 500.000 em 2015. No ano passado, o Tiguan teve quase 800 mil exemplares emplacados, mostrando que as recentes mudanças na geração atual surtiram efeito em diversos mercados.
Produzida durante 10 anos, a primeira geração do Tiguan foi feita em Wolfsburg, Xangai e Ho Chi Minh, capital do Vietnã. Utilizando a plataforma PQ46, o utilitário esportivo se destacava pela motorização diesel 2.0 TDI e a gasolina, com o 2.0 TSI. Além disso, tinha ainda câmbio DSG ou Tiptronic, bem como tração nas quatro rodas 4Motion.
Em 2016, a Volkswagen começou a produção da segunda geração, agora sobre a plataforma modular MQB, mas com um diferencial de ter dois tamanhos. O tamanho padrão europeu (4,48 m) foi lançado inicialmente para produção em Wolfsburg, além de Índia, Malásia e Argélia.
Na China, surgiu o maior Tiguan Allspace (4,79 m), que também passou a ser fabricado em Puebla, México. No processo, a VW mudou a produção da primeira geração para Ösnabruck, na antiga fábrica da Karmann, onde foi fabricado por alguns meses como Tiguan Limited (no mercado americano) e aqui com motor 1.4 TSI e tração dianteira.
No ano passado, já com o modelo mexicano, o Tiguan vendeu 5.771 unidades, um bom volume, superando rivais como o Chevrolet Equinox, por exemplo, também vindo do país latino. Aqui, o SUV tem preços a partir de R$ 124.990 e com três versões, que levam de 5 a 7 passageiros e com motores 1.4 TSI de 150 cavalos ou 2.0 TSI com 220 cavalos e tração 4Motion.
© Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen Tiguan comemora 5 milhões produzidos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Volkswagen Tiguan comemora 5 milhões produzidos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário