sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Leituras de Cabeceira: História Geral

História é uma palavra com origem no antigo termo grego “historie“. Significa “conhecimento através da investigação”. A História é uma ciência investigadora do passado da humanidade e o seu processo de evolução, tendo como referência um lugar, uma época, um povo ou um indivíduo específico.

Através do estudo histórico, obtém-se um conjunto de informações sobre processos e fatos ocorridos no passado. Contribuem para a compreensão do presente. A história pode relatar a evolução não só de uma comunidade, mas também de eventos ou organizações de diversos tipos.

Em sentido amplo, é tudo o que se refere ao desenvolvimento das comunidades humanas, assim como os acontecimentos, fatos ou manifestações da atividade humana no passado, por exemplo: História do Brasil.

História é o conjunto dos acontecimentos referidos pelos historiadores. O historiador grego Heródoto é considerado o “pai da História”. A ele são atribuídas as primeiras pesquisas sobre o passado do homem, tornando-se pioneiro não só no estudo da história, como também da antropologia e etnografia.

O período anterior à História é denominado Pré-História (até cerca de 4000 a.C.). Nesse período não havia escrita, por isso, os pesquisadores recorrem a ossos, fósseis, objetos de pedra, arte rupestre e outras fontes materiais para investigação.

A História marca o início do período de desenvolvimento da humanidade após o surgimento da escrita. Divide-se em quatro períodos:

  • Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C. até 476 d.C., com a queda do Império Romano;
  • Idade Média (História Medieval): de 476 d.C. a 1453, com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos;
  • Idade Moderna: de 1453 a 1789, quando ocorre a Revolução Francesa;
  • Idade Contemporânea: de 1789 até os dias atuais.

Também se designa por história uma narrativa de uma sequência de fatos reais ou fictícios (estória).

A diferença entre história e estória é:

  • uma história é baseada em documentos ou testemunhos, enquanto
  • uma estória é baseada em elementos fictícios, é uma narrativa de ficção, por exemplo: um conto ou uma fábula. Leia a coletânea de resenhas postadas neste blog, por exemplo, sobre a Arte do Roteiro.

Apesar disso, alguns especialistas afirmam que o termo “estória” é simplesmente um brasileirismo para se obter um termo sonoramente parecido com o termo inglês “story“. De acordo com esses estudiosos, a palavra história deve servir para descrever relatos baseados tanto em fatos verídicos como fictícios.

Os livros resenhados no seguinte volume são excepcionais, por isso, sugiro suas leituras: Fernando Nogueira da Costa – Leituras de Cabeceira – História Geral

Leituras de Cabeceira: História Geral publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário