domingo, 20 de janeiro de 2019

Leitura de Cabeceira: Sociologia e Comportamentos

 Sociologia estuda as relações entre as pessoas pertencentes a uma comunidade ou aos diferentes grupos componentes da sociedade.

É uma ciência pertencente ao grupo das Ciências Sociais e Humanas. O objeto de estudo da Sociologia engloba:

  1. a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos,
  2. as formas internas de estrutura (as camadas sociais,
  3. a mobilidade social, os valores,
  4. as instituições,
  5. as normas,
  6. as leis),
  7. os conflitos e
  8. as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A Sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objetivo da Filosofia e Ética Social. A palavra “Sociologia” foi criada por A. Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do Iluminismo (Montesquieu, Hobbes e Locke) e no idealismo alemão (Hegel).

A Sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Através das pesquisas sobre os fenômenos emergentes nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais. Os métodos de estudo da Sociologia envolvem técnicas qualitativas (descrição detalhada de situações e comportamentos) e quantitativas (análise estatística).

A Sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim. Outras importantes correntes sociológicas foram iniciadas por Karl Marx e Max Weber.

Há tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Estudamos de maneira disciplinar os comportamentos.

O comportamento é um termo característico de toda e qualquer reação do indivíduo, animal, órgão ou instituição perante o meio onde está inserido.

Ele trata da forma típica como as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera as pessoas deverem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.

Do ponto de vista psicológico, o comportamento é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente. Quando uma pessoa possui um tipo de padrão estável, falamos então que esta pessoa apresenta uma conduta.

A Psicologia é a área que se dedica em estudar os fenômenos do comportamento humano. O Behaviorismo é a parte específica que tem o comportamento como objeto de estudo.

No último livro desta série de volumes com resenhas postadas neste blog, os livros resenhados estão classificados em Sociologia, Estratificação Social, Comportamentos Pessoais, Sociais e Religiosos:  Fernando Nogueira da Costa – Leituras de Cabeceira – Sociologia e Comportamentos

Leitura de Cabeceira: Sociologia e Comportamentos publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário