sábado, 19 de janeiro de 2019

Leituras de Cabeceira: Política

 Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Antes, é a ação coletiva em defesa de determinados interesses.

O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis. Designa aquilo que é público e tikós, que se refere ao bem comum de todas as pessoas. O significado de Política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem-estar dos cidadãos com soberania republicana.

O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

Em um significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição ou a forma de relacionamento entre diversas pessoas para atingir um objetivo em comum. A política de trabalho de uma empresa, por exemplo, é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.

O surgimento da Política ocorreu na Grécia Antiga, quando se percebeu a necessidade da criação de regras de funcionamento e de organização das cidades gregas. O primeiro registro deste tipo de organização política aconteceu na cidade de Atenas e este sistema ficou conhecido como “democracia ateniense”. Quem não se interessasse por Política, i.é, a coisa pública, era chamado de idiota.

O surgimento da Política foi necessário para organizar a forma de participação dos cidadãos na vida política e nas decisões relativas às cidades. As primeiras decisões políticas na Grécia foram relativas ao direito ao voto. Era garantido aos homens a partir dos 18 anos. Eles tinham o direito de participação nas decisões ligadas às cidades.

De acordo com Aristóteles, a função central da Política era atender aos interesses dos cidadãos, devendo o interesse de todos ser a prioridade nas decisões tomadas pelo governo.

Ciência Política estuda o funcionamento e a estrutura de uma sociedade, de um Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (governo) e os cidadãos, as formas de organização de um Estado e os diferentes sistemas de governo que existem.

Assim, a Ciência Política trata da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, de segurança, salarial, habitacional, ambiental, etc.

A Ciência Política também é a área responsável pelo estudo da influência que os fenômenos políticos e sociais têm sobre uma determinada sociedade, sobre os comportamentos e as relações sociais e políticas.

Nos seus primórdios, a Ciência Política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.). Hoje em dia a pesquisa e os estudos na área das Ciências Políticas se relacionam com diversas outras áreas de estudo, como História, Antropologia, Filosofia, Economia e Direito.

No volume da coletânea de resenhas postadas neste modesto blog pessoal referentes a livros sobre Política, classifiquei-as sob Ação Política, Divisão Política, Literatura de Direita e Literatura de Esquerda. Sugere-se uma leitura pluralista e não sectária dos originais:  Fernando Nogueira da Costa – Leituras de Cabeceira – Política

Leituras de Cabeceira: Política publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário