A agência ambiental da Califórnia, conhecida como CARB, assim como as montadoras Volkswagen, BMW, Honda e Ford estão sendo investigadas pela EPA, agência federal de meio ambiente dos EUA. O motivo é um acordo entre o governo do estado mais rico do país e essas quatro marcas no tocante à emissão de poluentes.
De acordo com o apurado, o Departamento de Estado e a EPA iniciaram uma investigação por suspeitarem que a ação é “ilegal”. Em julho, segundo a Reuters, VW, Ford, Honda e BMW teriam aceitado um acordo com a CARB, não qual elas cumpririam um novo limite de emissão de poluentes em troca de flexibilidades que o governo local estaria oferecendo.
Até mesmo a autoridade legal do estado da Califórnia não seria contestada pelas quatro montadoras nesse acordo. A própria administração do estado avisou as quatro empresas de que o acordo seria questionado legalmente por Washington, visto que o acordo violaria as leis federais, impostas sobre as regras californianas.
O acordo prevê a prorrogação de um limite local de emissão de 2025 para 2026. Também relaxa os níveis entre 2022 e 2025 para suavizar a transição entre os períodos de cinco anos. O processo de homologação de novas tecnologias também seria reduzido para ajudar na introdução das mesmas, tal como a regra de emissão de carbono na geração de eletricidade.
Ainda assim, tal acordo beneficiaria os dois lados e em termos de direitos, não violaria as leis sobre emissão de poluentes. Porém, no que rege a política interna americana, o governo de Donald Trump não gostou que um estado tenha tal poder para estabelecer seus próprios limites de emissão.
Por conta disso, Washington entrou em uma batalha para revogar a lei que dá essa liberdade aos estados, pois, teme que outros possam seguir o exemplo da Califórnia. O objetivo é estabelecer que apenas a EPA e a NHTSA sejam as autoridades legais sobre emissão e segurança no país.
Por ora, ainda não se sabe se a investigação federal acusará o acordo como antitruste, mas existe a suspeita velada pelo governo. Trump também estaria com isso, pressionando as montadoras a abandonarem o acordo, pois, acredita que a Califórnia poderá apertar tanto as leis locais a ponto de gerar enormes prejuízos para o setor.
[Fonte: Carscoops/Reuters]
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