segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Na onda do carro elétrico, Brasil deve surfar com 5% da frota em 2030

Na onda do carro elétrico, Brasil deve surfar com 5% da frota em 2030

A onda é elétrica e o mundo está surfando nela. Então, por que o Brasil ficaria fora dela? De acordo com um estudo da Boston Consulting Group (BCG), o país irá “dropar” em 2030 com nada menos que 5% da frota nacional movido apenas por energia. A previsão é de vendas anuais em torno de 180 mil carros.

Com base nesse estudo, a EDP Brasil – empresa de distribuição de energia elétrica – prevê um mercado de 2 milhões de veículos com uma rede de recarga de 400 mil pontos. A companhia já está passando a parafina com um plano de instalar 30 pontos de recarga elétrica até 2022, num investimento de R$ 32,9 milhões.

A ideia da EDP Brasil é cobrir o estado de São Paulo com eletropostos a cada 150 km nas principais rodovias da região, integrando ainda estradas federais que já estão eletrificadas, permitindo a rodagem sem emissão de CO2 de Vitória-ES até Joinville-SC.

O projeto da EDP Brasil é um dos 30 aprovados pela Aneel (agência federal que regula a distribuição de energia) que somam R$ 463,8 milhões, gastos até 2022. Este montante envolve empresas de diversos setores, incluindo VW, ABB, Siemens, Light, CPFL, entre outras, bem como instituições de ensino, no caso UFRJ e Universidade de Coimbra.

Na onda do carro elétrico, Brasil deve surfar com 5% da frota em 2030

O grupo deve ampliar em muito a infraestrutura para recarga de carros elétricos no Brasil e a ideia é se antecipar à onda com a formação de uma rede de pontos de acesso à energia muito maior que a demanda. Em 2018, o Sindipeças divulgou pesquisa que registrava no país 11 mil veículos elétricos, apenas 0,25% da frota nacional.

Estimasse que atualmente sejam 15 mil, mas englobando naturalmente todas as formas de locomoção eletrificada. A EDP prevê um investimento de R$ 33 bilhões até 2030, já que o consumo adicional é projetado em 11 TWh. Soluções alternativas como painéis solares e estações eólicas estão nos planos.

E o mercado, será que vai cair na água? Em 2014, o BMW i3 chegou bem caro. Hoje, o elétrico mais barato é o iEV20 da JAC por R$ 119.990. Chevrolet, Nissan e Renault estão na disputa pelos consumidores desse tipo de veículo, isso sem contar que a chinesa logo de cara apresentou cinco modelos de mesma proposta.

Já são muitas marcas interessadas em lançar carros elétricos no Brasil com propostas de baixo custo ou de luxo. Tem de tudo, até picape elétrica. Na eletrificação, a Toyota já iniciou a produção de seu híbrido flex, o Corolla, que será seguido por outros, naturalmente. Diante de tudo isso, você também quer entrar nessa “vibe”?

[Fonte: Época Negócios]

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