Uma van pode significar literalmente um veículo de extrema versatilidade, uma vez que, dependendo do modelo, pode levar pessoas, cargas ou ambos com boa economia de combustível e custo de manutenção aceitável.
Você parte para um evento fora de sua cidade via aeroporto. Deixa o carro no estacionamento mais barato, fora do terminal. Então, o “transfer” te leva até lá. Este muito provavelmente é uma van.
Ao chegar no destino, outra van chega e te leva ao hotel. De lá, um veículo semelhante o leva até o local do evento. Na volta, mais van e assim vai até o retorno ao estacionamento já mencionado.
Em todo esse processo, a van participa ativamente, sempre com espaço para várias pessoas e bagagem. Mas, então, quantas pessoas cabem em uma van? Depende da categoria e do modelo.
Quantas pessoas cabem em uma van?
A van é um veículo versátil que pode transportar muitas pessoas em um espaço realmente pequeno em comparação com um ônibus. Indicada para trechos curtos, traslados, escolar e fretamento, elas são muito úteis no dia a dia.
Desde a saudosa Kombi, o mercado vem sendo preenchido por um segmento que nos últimos 20 anos cresceu enormemente. Com a chegada das vans coreanas de Hyundai, Kia e Asia Motors, o Brasil rapidamente foi inundado por este veículo.
Da pequenina Towner com seus seis assentos até a enorme Topic de 16 lugares, as vans asiáticas nos anos 90 fomentaram um mercado que antes era apenas da Volkswagen Kombi.
Logo após, o mercado evoluiu em duas direções, multivans e vans maiores, destacando-se modelos como Citroën Berlingo e Mercedes-Benz Sprinter. Aí, a capacidade foi bem ampliada chegando mesmo a 18 passageiros e mais o motorista.
Em anos mais recentes, além das minivans, multivans e vans, surgiram as vans médias, iniciando pela Mercedes-Benz Vito com seus 9 lugares, mas rapidamente sobrepujadas pela dupla Peugeot Expert e Citroën Jumpy.
Minivans e multivans
O termo van se aplica desde aquele táxi de porte volumoso que ocupa quase todas as vagas no aeroporto. Sim, estamos falando da Chevrolet Spin. Ela leva cinco ou sete pessoas.
Embora seja derivada de automóvel, ela é bem versátil em sua proposta comercial e até familiar, já que é a mais barata para esse número de pessoas. A Fiat Doblò é “mais van” que a minivan da GM e não por acaso. Trata-se de uma multivan.
Bem alta internamente e com portas corrediças, a longeva utilitária é uma multivan, que combina as características de uma van maior com a plataforma de automóvel.
No mercado brasileiro, atualmente, apenas a Doblò mantém essa opção na categoria, visto que as demais agora só existem como furgões. Ela leva cinco, mas dois assentos retráteis acomodam mais duas pessoas.
Antes das vans maiores, ainda existe uma minivan estilo americano… A Kia Grand Carnival. Feita para famílias grandes dos EUA, ela pode levar até oito pessoas com muito conforto, luxo e desempenho.
Embora não pareça tanto, o Honda Fit é considerado minivan e sempre levou cinco pessoas, tendo ainda a versatilidade do amplo espaço interno e do sistema de ajuste do banco traseiro, conhecido como ULTraSeat.
Vans de verdade
Até aí, as minivans e multivans ficam bem próximas dos carros, sendo algumas até mais luxuosas. No entanto, as vans começam de fato a partir dos modelos médios.
Com o fim da Vito, apesar de ainda ser vendida em estoques e com capacidade para 8 ou 9 pessoas, sobraram (e dominaram o mercado) Expert e Jumpy, que na versão Minibus, levam 11 pessoas com o motorista. Trata-se de uma dupla de veículos de bom custo-benefício e que tem até versão escolar.
Na PSA, as novas vans Boxer e Jumper, respectivamente Peuget e Citroën, levam de 16 pessoas com o motorista incluso, na versão Minibus, tendo sido lançadas recentemente no mercado nacional.
Já a líder das vans, a Renault Master também leva 15 passageiros e mais o motorista na versão Minibus. Ela tem uma versão menor, chamada Vitré, mas se trata de uma van para uso apenas de carga, apesar da área envidraçada, podendo ser convertida.
Na Fiat, a proposta com a Nova Ducato é semelhante, com a Multi sendo uma “van” para cargas e a Minibus para 16 pessoas, porém, existe uma versão executiva de fábrica com a mesma capacidade, mas com melhor acabamento e equipamentos.
Uma van que realmente é versátil quando o assunto é levar pessoas, precisa ter uma capacidade diversificada e essa é a Sprinter, que leva de 10 pessoas (com motorista) na versão 415 CDI até 20 passageiros e mais o condutor na 515 CDI. Esta realmente supera a concorrência.
Mesmo a Iveco Daily não supera a van feita na Argentina. Porém, a van de Sete Lagoas-MG é bem versátil e robusta, tendo porte maior que as demais. Na versão Vetrato, ela é como um furgão envidraçado, podendo ser configurado e personalizado pelo cliente.
Já a Daily Minibus leva 15 passageiros e motorista ou 19 pessoas com o condutor incluído.
A Elevittá tem as mesmas capacidades, porém, possui elevador para cadeirante e três lugares para pessoas com necessidades especiais.
© Noticias Automotivas. A notícia Quantas pessoas cabem em uma van? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Quantas pessoas cabem em uma van? publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário