segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

O visual é atraente e chama atenção por onde passa. O Fiat Cronos HGT é mesmo um carro bonito.

Com estilo puramente emocional, a Fiat emplaca um modelo mais equilibrado de sua proposta HGT.

Diferentemente do Argo, que agride os olhos com sua mescla exótica de cores, o Cronos HGT é mais sóbrio nesse aspecto.

Tendo foco esportivo, o Cronos HGT cumpre razoavelmente bem sua proposta, exceto por um detalhe: poderia andar como se exibe.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

Aí não tem jeito, e olha que ainda poderia ter tido um câmbio manual, mas só se oferece automático.

Assim resta apenas o visual, que é levado para lá e para cá com um E.torQ Evo 1.8 padrão.

Oferecendo detalhes interessantes, o Fiat Cronos HGT não é barato: R$ 78.490. Se completo, pior: R$ 86.490.

Então, vale a pena ter um Cronos Precision com visual esportivo? Vejamos.

Por fora…

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

Quando se trata de personalização, a Fiat é uma das que mais se destacam, afinal, é italiana.

Com o apelo emocional de sua origem natural, a marca imprimiu muito bem sua proposta no Cronos HGT.

Mostrado inicialmente no Salão do Automóvel 2018, o sedã esportivado perdeu as molduras inferiores na frente e laterais.

Ainda assim, manteve os faróis duplos escurecidos com LEDs diurnos, bem como as duas grades frontais em preto brilhante.

Como o Cronos já nasceu com um ar esportivado, mexer na frente foi moleza para os designers da Fiat.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

Se você não vê diferença em relação às demais versões é porque não houve de fato trabalho com isso.

O maior diferencial estava mesmo nas tais molduras que sumiram.

Troca-se o logotipo vermelho da Fiat pelo grafite e pronto, aí você tem um Cronos HGT.

As rodas de liga leve aro 17 polegadas possuem acabamento em preto brilhante e não são novas.

Elas vêm com pneus largos e baixos, medindo 205/40 R17, mudando a dirigibilidade.

Os retrovisores são pretos e podem ser rebatíveis eletricamente e até com luz de cortesia, custando R$ 2.000 no Kit Tech.

O teto preto é outro diferencial, mas este é opcional e custa R$ 500.

Na traseira, o Cronos HGT tem um defletor de ar em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas, que realça bem a proposta.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

A logotipia atrás está completamente escurecida, assim como o para-choque tem a parte inferior em preto.

Entretanto, faltou uma ponteira de escape cromada para, ao gosto de alguns, completar o visual.

Para quem gostou do visual bicolor, um recado: as cores são cobradas.

Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo (a mais bonita) são cores sólidas e custam R$ 800.

A Cinza Silvertone é metálica e sai por R$ 2.050, enquanto a perolizada Branco Alaska (que não é tão branco assim…) sai por R$ 2.350.

Ou seja, na prática, você não sai da loja sem pagar uma cor.

Por dentro…

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No interior, o Fiat Cronos HGT não muda quase nada em relação às demais versões.

O sedã de apelo esportivo traz o logotipo da Fiat escurecido no volante, que é revestido em couro e tem comandos multifuncionais com paddle shifts.

Com ambiente escurecido, o modelo tem teto e colunas pretas, assim como bancos em couro na mesma tonalidade.

Eles são pagos (de novo) à parte e custam R$ 1.500…

As costuras são brancas e tem aplique em cinza. Deveria ter sido aplicada a cor externa do carro nessa parte do painel, traria mais harmonia com a pintura escolhida.

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As maçanetas das portas não possuem acabamento, mas os puxadores são em cinza-escuro.

Na traseira, as portas nem tem acabamento diferenciado, é tudo preto e plástico, como todos os modelos de segmentos não tão superiores hoje em dia.

No painel, o cluster analógico com display de 7 polegadas em TFT tem um bom computador de bordo.

Já na parte central, a multimídia Uconnect tem tela de mesmo tamanho, mas bem que poderia abrigar aquele display de 9 polegadas do Argo.

O ar condicionado automático é outro item de destaque do ambiente do Cronos HGT.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

O sedã tem duas entradas USB, sendo uma próxima do banco traseiro entre os bancos dianteiros.

A Uconnect ajuda muito para usabilidade de apps como Google Maps e Waze.

Isso facilita enormemente a vida de quem vai ter que enfrentar o trânsito diário.

O HGT tem câmera de ré, mas ela é opcional por mais R$ 700!!

Falando ainda em opcionais, o Cronos nessa proposta tem sensores de chuva e crepuscular, assim como entrada e partida sem chave, todos naquele Kit Tech de R$ 2.000.

Nos encostos dianteiros, os airbags laterais também são cobrados: R$ 2.500.

Ou seja, a conta fica em salgadíssimos R$ 7.200 para o Cronos HGT completinho.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

Fora isso, o sedã continua a oferecer um ambiente confortável e descolado, tendo ainda espaço mediano atrás.

Banco traseiro bipartido com apoios de cabeça, cintos completos e Isofix estão lá.

Falta mesmo saída de ar no banco traseiro e mais portas USB.

Já o porta-malas aproveita todo o espaço possível para oferecer seus 525 litros.

Por ruas e estradas…

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O Fiat Cronos HGT ainda não alcançou o “melhor de dois mundos” em motorização, mas o futuro promete…

Enquanto ainda não chega o Firefly 1.3 Turbo, o negócio é encarar o velho E.torQ Evo 1.8 Flex.

O propulsor segue com a tendência de torque em baixa não muito abundante, o que exige mais giros para mostrar serviço.

Aos 5.750 rpm ele mostra seus 135 cavalos quando com gasolina e 139 cavalos no caso de abastecido com álcool.

Não são números ruins, mas os torques de 18,8 kgfm no primeiro e 19,3 kgfm no segundo, chegam plenamente aos 3.750 rpm.

Na prática, qualquer retomada ou ultrapassagem exige rotação por volta de 4.000 rpm.

Isso gera ruído e consumo elevado, sem contar que a resposta não é imediata.

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Levam-se alguns segundos para a coisa fluir e o Cronos HGT realmente imprimir velocidade.

A culpa também é do câmbio, que tem relação adequada para conforto e economia, que é o foco original do Cronos.

Para puxar um pouco mais, pode-se usar a transmissão no modo manual pela alavanca ou por meio das borboletas no volante.

Ajuda um pouco, mas não confere muita diferença.

Estranhamente o Cronos 1.8 automático não tem modo Sport como o 1.3 com câmbio automatizado GSR-Comfort.

Deveria, ainda mais que nesse caso do HGT, sua proposta pede um recurso adicional para se andar de forma esportiva. Se ele fosse mesmo esportivo.

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As trocas de marchas são suaves e no modo manual atuam prontamente, mas com certa limitação de giros por causa da programação.

Rodando a 110 km/h, o Cronos HGT aponta para 2.500 rpm, o que garante conforto e economia ao viajar.

Na cidade, o carro é bem ágil, graças ao conjunto mais forte, evidentemente.

No consumo, fizemos 7,1 km/l no ciclo urbano e 9,9 km/l na estrada, ambos com etanol que veio no tanque do carro fornecido pela área de imprensa da Fiat.

Embora tenha motorização mediana, o Cronos HGT tem uma boa dirigibilidade.

Com direção elétrica de progressividade adequada, o sedã compacto tem um conjunto rodante “mais no chão”.

Os pneus largos e as rodas aro 17 permitem que o modelo faça curvas com mais estabilidade e garanta um handling mais interessante.

Ainda que sejam de perfil 40 e as rodas grandes, inclusive quase saindo das saias de rodas, o Cronos HGT não é um carro duro.

Avaliação: Fiat Cronos HGT é atraente, mas não anda como deveria

A calibragem da suspensão é boa o suficiente para andar em ruas com pavimento ruim sem prejuízo, diferente de carros esportivos puros.

A boa mescla de estabilidade e conforto faz do Fiat Cronos HGT um carro bem esperto para o dia a dia e viagens.

Os freios são bem dimensionados para o que o sedã compacto oferece em desempenho, lembrando que ainda contempla controles de tração e estabilidade.

O conforto a bordo só seria um pouco melhor com um isolamento acústico adicional por conta do motor.

Por você…

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O Fiat Cronos HGT é uma proposta interessante de “esportivo visual” e é tão simples que poderia (e teria maior impacto) ser vendido como kit para a versão Drive 1.3.

Na prática, quem tem essa versão poderia de fato personalizado nos mesmos moldes.

No entanto, para quem quer pagar, são R$ 86.490 numa proposta apenas visual.

Ainda que tenha motor 1.8, quase 140 cavalos e câmbio automático, o Cronos HGT promete mais do que cumpre, em desempenho.

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Para o dia a dia é um carro aceitável e que ainda chama atenção pela estética.

Por outro lado, pagar R$ 86.490 apenas por esse motivo não é nada bom.

É preciso seus vários atributos, lembrando que são os mesmos de versões mais baratas.

Vale a pena? Pelo preço cobrado, não. Se pelo menos tivesse motor turbo, vá lá…

Medidas e números…

Ficha Técnica do Fiat Cronos HGT 1.8 AT 2020

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.747 cm³

Potência – 135/139 cv a 5.750 rpm

Torque – 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm

Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,9 segundos

Velocidade máxima – 196 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.500 rpm

Consumo urbano – 7,1 km/litro

Consumo rodoviário – 9,9 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 205/45 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.364 mm

Largura – 1.726 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.516 mm

Entre eixos – 2.521 mm

Peso em ordem de marcha – 1.271 kg

Tanque – 48

Porta-malas – 525 litros

Preço: R$ 78.490 (preço base) R$ 86.490 (versão testada)

Fiat Cronos HGT 2020 – Galeria de fotos

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