sábado, 21 de setembro de 2019

F250 4×4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

A F250 4×4 foi uma versão da picape grande produzida pela Ford no final dos anos 90 e início dos anos 2000 no Brasil.

Herdeira da F1000, a picape chegou com o mesmo visual da versão americana e trouxe consigo a força de um segmento forte por lá. Com grande capacidade de tração e reboque, a F250 4×4 é usada ainda hoje em diversas atividades no meio rural.

Regiões bem afastadas e em estradas de terra em estado muito ruim, ela é empregada muitas vezes no reboque de outros veículos atolados, inclusive usando lastro sobre a caçamba.

Nesse caso, a F250 4×4 é bem popular na internet, onde vários vídeos mostram-na puxando carretas, muitas vezes carregadas.

Sua força e robustez são apreciadas por muitos e hoje ela é valorizada ao máximo, visto que a Ford encerrou sua produção. Como o mercado só dispõe da RAM 2500 por um preço muito alto, ter uma F250 4×4 em bom estado é vantagem.

Tendo cabine simples ou dupla, essa picape enorme da Ford explorou bem suas capacidades para oferecer bom custo-benefício.

Por aqui, o modelo teve apenas uma motorização turbo diesel e sistema de engate elétrico.

Apesar de sua enorme capacidade no fora de estrada com a tração nas quatro rodas, o sistema 4×4 chegou bem tarde.

Apenas em 2006, a Ford se mexeu diante da (Dodge) RAM 2500 e adicionou o dispositivo.

F250 4×4

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Em 2006, a F250 4×4 surgiu como parte da linha 2007 e com algumas melhorias para enfrentar a picape da Dodge.

Os faróis foram modificados, agora recebendo repetidores de direção e luzes diurnas na mesma lente, agora lisa.

A grade ganhou barras horizontais cromadas e aberturas laterais verticalizadas.

O para-choque cromado da F250 4×4 ganhou três aberturas para refrigeração e ficou mais parrudo.

A picape também ganhou novas rodas de liga leve aro 16 polegadas e sempre com pneus bem altos, todo-terreno.

A logotipia associada com o modelo foi alterada, especialmente com a chegada da nova versão, que estampava um vistoso “4×4” nas laterais da caçamba.

A F250 4×4 era bem robusta e imponente, sendo fabricada pela Ford na planta de Taboão, em São Bernardo do Campo, que hoje está sendo negociada oficialmente com o grupo CAOA.

Essa picape era fabricada junto com a F350 e a F4000, que atuavam em segmentos de peso acima dela.

Mesmo assim, a picapona tinha PBT de 3.500 kg, o que obrigava o condutor a ter CNH categoria C, sendo classificada como caminhão.

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Pesada, a F250 4×4  media 5,755 m de comprimento, 2,025 m de largura, 1,950 m de altura e 3,480 m de entre eixos na cabine simples.

Com uma caçamba enorme, a F250 4×4 CS tinha 2.203 litros para transportar cargas atrás.

A carga útil era de 1.165 kg e o peso vazio era de 2.825 kg.

Essa versão da picape tinha suspensão elevada, com vão livre de 21 cm.

O ângulo de entrada era de 31 graus, enquanto o ângulo de saída era de 26 graus.

Já o ângulo central era de 27 graus, podendo a F250 4×4 CS transpor cursos d´água de 90 cm.

Com espaço para três pessoas, a picape tinha portas com maçanetas embutidas e retrovisores bem grandes.

Havia também estribos laterais curtos, próprios para facilitar o acesso à cabine.

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

A picape da Ford também tinha antena elétrica do rádio e vigia traseira basculante.

A luz de freio auxiliar, assim como iluminação da caçamba ficavam no alto da cabine, logo acima da vigia.

Sobre a caçamba, não havia capota marítima, mas proteção plástica conservava as partes mais suscetíveis ao tempo.

Com lanternas traseiras verticais, a F250 4×4 CS tinha também para-choque traseiro cromado e tampa da caçamba de fácil acesso.

Não trazia santantônio, proteção do vidro traseiro ou rack no teto, assim como também era ausente a capota marítima.

Vendidos como acessórios dentro e fora da rede Ford, ajudaram a dar um visual mais bacana ao modelo.

F250 4×4 Cabine dupla

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Entretanto, a versão mais anabolizada da F250 4×4 era mesmo a cabine dupla.

Com 6,243 m de comprimento, 2,031 m de largura, 1,950 m de altura e 3,968 m de entre eixos, ela era enorme.

Sua caçamba era menor que a da CS, tendo 1.835 litros.

A cabine era bem ampla e tinha quatro portas, sendo que as traseiras também recebiam maçanetas embutidas.

Assim como na CS, a F250 4×4 CD tinha janelas dianteiras rebaixadas, mas as traseiras eram quase quadradas.

Ela mantinha as demais características da cabine simples, tais como engates no para-choque e rodas de cinco raios duplos.

A CD oferecia ainda estribos laterais maiores para o acesso de quem ia atrás.

Com cinco lugares, ela diferia em sua configuração interior.

Interior da F250 4×4

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Embora não fosse luxuosa, a F250 4×4 tinha o seu conforto e praticidade, além de bom espaço interno.

O painel era amplo e tinha dois tons de cinza, oferecendo instrumentação atualizada.

Esta passava a ter conta-giros e velocímetro distanciados, tendo entre eles um display digital com hodômetros e luzes-espia.

Nas extremidades, ficavam os medidores de combustível, temperatura da água, manômetro do óleo e voltímetro.

Havia quatro difusores de ar e ao centro um sistema de áudio 2din com CD player, rádio e entrada auxiliar.

No lado esquerdo, havia o seletor de tração do 4×4.

A F250 4×4 tinha volante em dois raios com ajuste de altura e direção hidráulica.

Com janelas baixas, apresentava boa visibilidade e tinha comandos dos vidros elétricos (todos) no apoio de braço das portas.

Tinha ainda ajustes elétricos dos retrovisores e travamento central elétrico.

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

O ar condicionado tinha comandos manuais, tendo a F250 4×4 também diversos porta-objetos e copos.

Na versão de cabine simples, o banco era quase inteiriço e tinha lugar para três pessoas.

Na cabine dupla, a Ford criou um apoio de braço com um grande porta-objetos entre os bancos dianteiros, individuais.

O banco traseiro era uma reprodução dos assentos da cabine simples, com o esquerdo individual.

A F250 4×4 tinha dois porta-luvas e uma boa altura interna.

Motor e desempenho

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

A F250 4×4 chegou já na segunda motorização da picape no mercado brasileiro.

Quando chegou ao Brasil em 1999, a picape tinha um motor diesel 4.2 de seis cilindros em linha e com 180 cavalos.

Algum tempo depois, a Ford substituiu-o pelo mais potente Cummins ISB4 MaxPower de 3.9 litros.

Com quatro cilindros em linha, turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, o Cummins era bem grande.

Usado em caminhões leves e médios, ele tinha cabeçote com quatro válvulas por cilindros.

Feito de ferro fundido, o Cummins ISB4 tinha 3.920 cm3 de volume e trabalhava com taxa de compressão de 17,3:1.

Atendendo à norma Euro III, era um motor mais limpo que o anterior.

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Com tudo isso, a F250 4×4 entregava 203 cavalos a 2.900 rpm e 56 kgfm a 1.500 rpm.

Ela tinha transmissão manual ZF S5420 de cinco marchas e embreagem de acionamento hidráulico.

 

As relações de marcha foram alongadas e o acelerador passou a ser eletrônico.

O diferencial também passou a ter relação mais longa, devido ao motor mais forte.

O sistema de tração nas quatro rodas eras do tipo 4×4 com opção de 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

No engate da 4×4, a F250 4×4 tinha que rodar até 80 km/h no máximo.

No caso do 4×4 com reduzida, que era de 2,72:1, o seletor no painel só podia ser acionado com a picape parada.

Além disso, era preciso acionar a embreagem e o freio ao mesmo tempo para que as engrenagens de redução acoplassem.

No seletor de tração no painel, o condutor podia deixar a roda livre no modo Auto, tanto no 4×4 quanto no 4×4 com reduzida.

Já se a opção fosse anular a roda livre, era preciso acionar a posição Lock, que também podia ser usada para eliminar a roda-livre em caso de falha no modo automático.

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Na F250 4×4 CS, o desempenho com esse conjunto era de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e com máxima de 160 km/h.

Nessa versão, o consumo era de 6,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, lembrando que o tanque tinha 110 litros.

Assim, a autonomia teórica era de 968 km com a cabine simples.

No caso da cabine dupla, a F250 4×4 CD também era limitada em 160 km/h e mais lenta: 14,8 segundos para chegar a 100 km/h.

O consumo era quase igual, fazendo 6,6 km/l no ciclo urbano e 8,7 km/l no rodoviário.

A F250 4×4 nunca teve transmissão automática no Brasil.

A Ford só usou caixa de transmissão manual da ZF, mas a empresa Tropical Cabines, do Paraná, adicionou uma caixa automática por conta própria em seus veículos adaptados e personalizados.

A F250 Tropivan era um exemplo, sendo ela testada pelo NA.

Esse modelo da Ford foi produzido até 2011, quando saiu de cena junto com a F350 e o F4000, que retornaram posteriormente.

Suspensão com 4×4

F250 4x4: detalhes, anos, motor, dimensões e capacidade de carga

Diferentemente da versão 4×2, a F250 4×4 não tinha suspensão dianteira Twin I-Beam clássica.

O conjunto frontal era composto por um eixo rígido com diferencial e feixe de molas semi-elípticas.

Na traseira, o eixo também é rígido com diferencial, tendo também feixe de molas.

Os amortecedores foram colocados do lado de fora das longarinas do chassi, facilitando sua substituição.

O conjunto era muito robusto e fácil de se elevado para ampliar as capacidades no off road.

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