A Ford vai entregar suas operações na Índia. A marca americana não deve sair daquele mercado asiático, mas não terá mais o controle acionário do negócio, que ficará sob administração de uma joint-venture criada em parceria com a Mahindra, montadora local.
Com 51% das ações, a Mahindra assumirá a Ford Índia, que ainda manterá parte das ações com o fabricante de Detroit, porém, os ativos da empresa serão controlados totalmente pela indiana, mais ou menos nos moldes da Caoa Chery no Brasil, que adquiriu o controle da operação da chinesa por aqui.
As informações surgiram de fontes relacionadas com o negócio, que é considerado sigiloso por lá, mas que terá enorme repercussão nos investimentos futuros. Como se sabe, Ford e Mahindra fecharam um acordo para o desenvolvimento de produtos em conjunto para substituir e complementar a gama atual da marca americana.
Ou seja, terão de fazer os próximos Figo e Aspire, os nossos conhecidos Ka e Ka Sedan (encurtado), respectivamente. Além disso, o sucessor do EcoSport e um equivalente ao Territory deverão surgir a partir da parceria com a Mahindra. Ainda que o comando será indiano, fontes dizem que a Ford terá assento no conselho e direito a voto nas decisões.
Com anúncio na próxima semana, o negócio não deve incluir serviços globais da Ford no país e nem uma fábrica de motores em Sanand, voltada para exportação. No entanto, duas plantas de automóveis passarão para esta joint-venture.
Fala-se que o negócio deve ser fechado com valor abaixo de US$ 2 bilhões, o montante que a americana investiu no país nos últimos anos e que lhe garantiu apenas 3% do mercado local. Na Índia, a forte concorrência inibe grandes investimentos de alguns fabricantes, fazendo com que alguns desistam no caminho, como foi o caso da GM.
Parte da ação de Jim Hackett da cortar US$ 11 bilhões em custos das operações internacionais da Ford, o modelo de operação indiana poderia se repetir em outro lugar? Tal como lá, as operações na América do Sul estão dando prejuízo.
Aqui, a empresa vendeu a fábrica de Taboão para a CAOA e manterá duas plantas (Taubaté e Camaçari), tendo ainda a unidade de General Pacheco, Argentina. O campo de provas de Tatuí, aparentemente está indo para terceirização.
[Fonte: Bloomberg]
© Noticias Automotivas. A notícia Ford deve entregar operação indiana para Mahindra é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Ford deve entregar operação indiana para Mahindra publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário