O Porsche Cayenne foi uma das ações mais bem-sucedidas da Porsche nos últimos anos.
O SUV de luxo tem pegada esportiva e captou milhares de clientes para o fabricante de Zuffenhausen, que não estavam entre os consumidores tradicionais da marca.
Em sua geração mais atual, o SUV fica cada vez mais próximo do ícone da marca, o 911, especialmente na versão Cayenne Turbo, que tem nada menos que 550 cavalos.
Esse Porsche em forma de SUV realmente surpreende em desempenho, assim como em luxo e sofisticação.
Custando a partir de R$ 744.585, este da avaliação sai, por baixo, por R$ 763.622, isso apenas se somarmos as rodas aro 21 exclusivas e o interior vermelho e preto.
Tendo motor V8 4.0 Biturbo, o Cayenne Turbo literalmente voa baixo, mas levando a família e muita bagagem com conforto acima da média.
Por fora…
O modelo é um irmão bem grande do 911 e incorpora todo o estilo que faz o clássico alemão e demais membros da família.
Enorme, ele tem quase cinco metros e é imponente.
Musculoso e fluido, o Cayenne Turbo esbanja impacto visual, especialmente com seus faróis full LED dotados de quatro LEDs diurnos.
A marca está até no recente Taycan, aflorando assim o DNA da Porsche em cada detalhe.
Mesmo sendo um SUV de proposta mais familiar que o cupê elétrico ou o bólido 911, o Cayenne não se intimida.
Atrás, no spoiler do bagageiro, por exemplo, ele tem aerofólio ajustável!
Isso sem contar as grandes rodas aro 21 polegadas exclusivas, que custam R$ 15.588 apenas para dar um visual mais agressivo.
Já as pinças de freio são realmente nervosas com pintura branca e tamanho que dá quase metade da roda!
As lanternas em LED fusionam-se num layout muito agradável, tendo logo abaixo o nome “Cayenne Turbo” estampado para ninguém se confundir.
O próprio nome Porsche fica no corpo da lente principal.
Com barras no teto em preto brilhante, assim como no spoiler, o Cayenne Turbo não poderia existir sem suas quatro bocas de escapes bem destacadas.
Afinal, isso é um reflexo visual do que ele pode realmente fazer.
Por dentro…
Se fora o Cayenne Turbo impressiona, dentro o SUV da Porsche realmente faz jus à proposta.
Mesclando esportividade e luxo, o utilitário esportivo tem um ambiente muito agradável.
Com um teto solar panorâmico a deixar tudo mais claro, o Cayenne Turbo fica ainda mais atraente com interior em vermelho e preto.
Essa opção custa R$ 3.449 e inclui a tonalidade vermelha nos bancos esportivos, devidamente envolventes, assim como nas portas, painel e console central.
O restante é preto, com revestimento de altíssima qualidade.
Só os bancos dianteiros têm 18 ajustes elétricos, inclusive para apertar as costelas e as pernas dos ocupantes, além de extensão de assentos, ajustes lombares, etc.
O painel é fiel ao espírito da Porsche com cluster análogo-digital com conta-giros de ponteiro e o restante em duas telas que simulam os demais mostradores.
Reproduz inclusive mapa de navegação e diversas funcionalidades.
Aliás, assim como outros da Porsche, o Cayenne Turbo tem alguns botões extras para atribuição de funções.
O botão de partida no lado esquerdo, invenção de Ferdinand Piëch, falecido recentemente, está lá também.
O HUD colorido reproduz até o mapa de navegação, além de outras informações.
À noite, até um visor noturno garante segurança extra para visualização de perigos na estrada.
A multimídia PCM com tela de 10,9 polegadas traz tudo o que você precisa para tirar proveito do Cayenne Turbo dentro ou fora de estrada.
Isso mesmo, sendo um SUV, ele é obrigado a ter sua parcela de aventura no DNA, algo que o clássico 911 fez também no passado, diga-se de passagem.
Com duas alças bem posicionadas nos lados da alavanca de câmbio, o Cayenne Turbo tem ainda uma tela para a climatização, que é sensível ao toque, mas com sensor de pressão, para manter aquele contato físico entre operador e máquina.
O relógio cronógrafo no topo do painel é outra marca da Porsche que o Cayenne Turbo exibe com elegância.
Já o volante com ajuste elétrico tem pegada de Boxster e 911, além de aquecedor oculto (fica dentro do raio inferior) e o empolgante seletor de condução, onde o botão do Sport Response te dá 20 segundos e êxtase com tudo o que ele pode oferecer.
Na coluna de direção, há também a haste do controle de cruzeiro adaptativo.
Para quem vai atrás, o espaço é muito bom e o banco também. O ar condicionado de quatro zonas têm saídas nas colunas B e ao centro, onde o display é semelhante ao encontrado na frente.
No bagageiro, o Porsche Cayenne Turbo leva 745 litros, mas com o banco traseiro rebatido, alcança 1.680 litros.
Para acessar, a tampa abre e fecha automaticamente e até a suspensão pode ser rebaixada para facilitar o ingresso ou remoção de bagagem/compras.
O estepe é fino e tem calibrador para enchê-lo quando for utilizado.
Por ruas e estradas…
Mesmo levando cinco com conforto, o Porsche Cayenne Turbo não foi feito para apenas um passeio matinal para curtir a paisagem.
Ele é agressivo, poderoso e pede para ser usado, basta apenas discernimento e pé embaixo.
Seu V8 4.0 Biturbo é o mesmo dos RS da Audi e entrega uma cavalaria com 550 ginetes entre 5.750 rpm e 6.000 rpm.
Se isso não bastasse, mais 78,2 kgfm de torque são despejados entre 1.960 rpm e 4.500 rpm.
Ou seja, força máxima disponível na maior parte do tempo, o que é ótimo para condução esportiva.
Ao girar o botão de partida, o V8 ronca pouco e lembra o som de um motor diesel pesado em marcha-lenta (sim, aqueles dos caminhões).
O som não é ruim, pelo contrário, é até inusitado.
Contudo, a comparação é válida pelo fato também desse V8 ser igualmente forte como um diesel potente.
Trabalhando com uma caixa automática de oito marchas e com tração nas quatro rodas, o Cayenne Turbo reúne tudo para andar rápido e fazer curvas como ninguém.
Sem estupidez, ele sai de forma agradável e até engana por não parecer assim tão poderoso.
No entanto, basta querer saber até aonde vai a toca do coelho, para descobrir que mesmo no modo Normal, o Cayenne Turbo deixa tudo para trás, literalmente.
O giro do V8 sobe assustadoramente e o ronco deixa o simpático do diesel de lado para ser aquele que se ouve nos track days: alto, grave e empolgante.
A ascensão do velocímetro digital é espantosamente impressionante, uma vez que quando se percebe que já está bem rápido, qualquer limite legal ficou para trás há bastante tempo.
Com o Cayenne Turbo tudo acontece rápido demais e quando começa a ficar bom, logo é preciso parar, pois, o SUV voa simplesmente de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos usando-se o Sport Plus, que é o modo mais agressivo.
E nem estamos incluindo o Sport Response nesse caso.
Sim, o impacto do avanço do SUV da Porsche é aquele de socar o corpo no assento e ver as faixas segmentadas virarem contínuas…
Até 2.000 rpm, o bólido segue suavemente e sem muitas pretensões, mas acima de 5.000 rpm, ele joga fora seu crachá de SUV e vira um superesportivo nato, mesmo com o porte avantajado.
Quanto mais alto o modo de condução, menor é a altura da suspensão e a maciez ao rodar, grudando assim no chão.
Para deixá-lo mais preso ao solo, pode-se elevar o aerofólio traseiro.
Entretanto, não é preciso seguir os modos para ter tudo isso, basta ajustar os perfis de amortecimento e resposta do chassi, assim como a altura da suspensão.
O modo Individual permite diversas modificações para deixar o Cayenne Turbo com a cara do condutor.
Tudo é exibido de forma intuitiva e fácil no PCM, mostrando exatamente o que vai acontecer a cada escolha do motorista.
Para quem quer explorar mais, existem os paddle shifts no volante e na alavanca, assumindo o comando do bicho, mas sabendo de antemão que a liberdade é muito grande, a ponto de o ponteiro ir descendo até quase 1.000 rpm se a marcha não for mudada.
É claro, o sistema vai mudar no limite, mas é bom estar ciente disso. Isso significa que é possível leva-lo até o corte de giro, o que acontece acima dos 6.500 rpm, sem ir ao limite do carro.
O Cayenne Turbo tem modos Normal, Sport e Sport Plus, além do Individual e os 20 segundos de energia extra do Sport Response.
Rodando a 110 km/h, as boas relações do câmbio automático de oito marchas garantem 1.400 rpm, o que significa conforto e economia, onde conseguimos na estrada, ótimos 12,2 km/l.
Já na cidade, não existe almoço grátis e mesmo no melhor modo para poupar combustível, não passamos de 6,8 km/l, o que não é nada mal, dada a proposta e o preço do Cayenne Turbo.
Isso porque o SUV tem sistema elétrico de 48 volts e desligamento do motor poucos metros antes de parar, o que ajuda num consumo menor.
Quer mais economia? Então busque o Cayenne Turbo S E-Hybrid.
Se para andar na estrada ou na cidade, o SUV se comporta do manso ao agressor, ele também é um carro indicado para quem sai do lugar-comum e vai para o off road.
Para isso, o SUV da Porsche traz, além do modo OnRoad, as opções Gravel, Mud, Sand e Rocks para entrar em quase qualquer lugar sem pavimento.
A altura da suspensão é ajustada automaticamente e pode ficar bem mais alta que as três opções selecionáveis normalmente.
Com lama, rampa extremamente íngreme, descidas quase verticais, o Cayenne Turbo se converte num 4×4 off roader de primeira.
A suspensão pneumática é ajustada para buscar o melhor curso, tendo as rodas, força distribuída eletronicamente para sair de qualquer embaraço.
Tudo feito com máxima rigidez estrutural e sem ruídos de carroceria.
Existe até uma opção de câmera para visualizar o terreno um pouco além e mais alto.
Contudo, é no asfalto que o Porsche Cayenne Turbo realmente encanta.
O SUV tem uma direção direta, rápida e que dá a sensação total de controle sobre as mais de duas toneladas de aço de alta resistência e materiais leves.
A suspensão é bem firme, mas como é pneumática e possui amortecedores eletrônicos, simula diversos modos, indo do bem macio até o muito no chão, exatamente para fazer as curvas de uma pista fechada.
A distribuição de força entre as rodas e o eixo traseiro direcional ajuda a contornar as curvas bem dentro e com inclinação mínima.
Com pneus bem largos na frente e ainda mais atrás, o Cayenne Turbo agarra bem o asfalto e garante aquele desempenho excepcional.
Mesmo em pisos ruins, a suspensão pode ser ajustada para mais conforto e minimização dos efeitos indesejáveis do pavimento.
Já os freios possuem poder de frenagem muito elevada, bem acima das pretensões diárias, mesmo para quem anda sempre de forma esportiva.
O controle de cruzeiro adaptativo é outro recurso que dá mais conforto ao dirigir, mesmo em altas velocidades, mantendo o SUV bem centrado e longe do carro a frente.
Em resumo, o Porsche Cayenne Turbo não brinca em serviço.
Por você…
Custando quase R$ 800 mil, o Cayenne Turbo é um carro para bolsos bem seletivos.
O investimento é alto, mas o prazer ao volante vem junto também.
Mesmo que muito dele não se aproveite no dia a dia, ter um na garagem já é um enorme diferencial.
Muito completo e com diversos opcionais e acessórios, o Cayenne Turbo é a escolha de quem não quer só manter o status.
Ele também quer andar de forma esportiva, levar a família e ainda pegar muita poeira, lama e o que vier pela frente, seja dentro ou fora da estrada.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Porsche Cayenne Turbo 2019
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 8 em V, biturbo
Cilindrada – 3.996 cm³
Potência – 550 cv a 5.750 rpm
Torque – 78,2 kgfm a 1.960 rpm
Transmissão – Automática de 8 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 3,9 segundos
Velocidade máxima – 286 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.400 rpm
Consumo urbano – 6,8 km/litro
Consumo rodoviário – 12,2 km/litro
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 21 com pneus 285/40 ZR21 na frente e 315/35 ZR21 atrás
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.926 mm
Largura – 1.983 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.673 mm
Entre eixos – 2.895 mm
Peso em ordem de marcha – 2.175 kg
Tanque – 90 litros
Porta-malas – 745 litros
Preço: R$ 763.622 (roda diferenciada e interior vermelho)
Porsche Cayenne Turbo 2019 – Galeria de fotos
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