sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

A GM parece estar em seu melhor momento. Líder de mercado e também com o carro mais vendido do país, incluindo o sedã mais emplacado, a montadora americana faz festa para seus best sellers em nova geração, que chegam como Novos Onix e Onix Plus 2020.

Sem perder tempo, a Chevrolet manteve os preços dos modelos antigos e revelou a novidade, a versão Premier para hatch e sedã, que partem de R$ 69.990 e R$ 73.190. Mas, para quem está curioso sobre os preços que eles alcançam completos, a GM já liberou o configurador, mas o valor máximo é de R$ 77.890.

Os Novos Onix e Onix Plus 2020 trazem a nova cor Azul Seeker que, assim como as demais metálicas, custa R$ 1.590. A versão Premier tem como diferenciais os faróis com projetores nas lentes, luzes diurnas em LED no para-choque e rodas de liga leve aro 16 polegadas (apenas diamantada, pois, aquela de apelo esportivo do Onix Premier é acessório).

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

Além de frisos cromados adicionais, os Novos Onix e Onix Plus 2020 em versão Premier trazem seis airbags, entrada e partida sem chave, lanternas em LED, maçanetas cromadas, acabamento em cinza e preto, bancos em tecido e couro, controle de cruzeiro, sensor crepuscular, carregador wireless, entre outros.

Num primeiro pacote, o Onix Plus Premier salta para R$ 76.190, adicionando interior em tons de preto e caramelo, ar condicionado automático, bancos em couro, estacionamento automático Easy Park, alerta de ponto cego e bancos em couro. O outro pacote de opcionais custa os mesmos R$ 3.000, mas tem como diferencial o interior em preto e cinza. O restante da diferença é da cor metálica.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

No Premier, os Novos Onix e Onix Plus 2020 inovam no mercado ao oferecer sistema de estacionamento automático, item geralmente atribuído aos carros maiores e mais caros, como Cruze e Equinox, por exemplo. O carregamento indutivo de smartphone também é outro item não presente nos concorrentes. Quanto ao resto, apenas o sistema de conexão 4G com Wi-Fi é um diferencial na categoria.

O sedã parte de R$ 58.790 na versão de acesso, sem denominação, passando pelas LT e LTZ. Todas com transmissão automática de seis marchas. Por ora, a GM está dando ênfase inicial ao sedã, tanto é que o test drive desta sexta (13) será apenas com o modelo de três volumes.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

Com estratégia de marketing forte, a Chevrolet quer o Onix Plus rapidamente nas ruas para peitar a concorrência, que será reforçada pelo Novo HB20S 2020 já na segunda (16). Antes disso, porém, a GM vai revelar os detalhes ainda ocultos dos Novos Onix e Onix Plus 2020, o que acontecerá logo mais.

Primeiras impressões

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

 

Porto Alegre-RS – De modo geral, o primeiro impacto é positivo. Os dois modelos estão bem equilibrados dentro da proposta que a GM designou para eles. O Novo Onix Plus tem obviamente melhor distribuição de suas linhas e realmente parece o mais harmônico. Eles parecem maiores que os antigos e realmente são, já que o sedã tem 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre eixos. O hatch ainda é mistério.

A frente tem um conjunto ótico mais elaborado na versão Premier e até parece que o LED diurno sairia dessa lente, mas ele fica no para-choque em forma de bumerangue, junto dos faróis de neblina. Falando em LED, esta opção topo de linha conta ainda com lanternas em LED com desenhos diferentes em sedã e hatch.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

No Onix Premier, a lanterna descreve uma linha sinuosa de LED, que envolve toda a lente, começando e terminando nas laterais do carro. No Onix Plus, são dois segmentos de luz bifurcados que dão mais identidade ao sedã. Nas demais versões, faróis e lanternas são mais simples e com lâmpadas comuns.

As rodas de liga leve aro 15 da LTZ são elegantes, enquanto na Premier, o conjunto de 16 polegadas é mais sóbrio de série, mas existe opção de roda com toque mais esportivo, vendida como acessório nos concessionários. Chama atenção nos Novos Onix e Onix Plus 2020 o tamanho dos retrovisores, que são bem grandes e aerodinâmicos.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

As portas possuem boa distribuição de tamanho e abertura normal, não se destacando nisso. Estranhamente ou não, os Novos Onix e Onix Plus 2020 apareceram no evento com suspensão mais baixa que a LTZ, podendo este ser outro diferencial. O hatch chama atenção para dois apliques em preto brilhante que são de atuação aerodinâmica e não estética, sendo presos às laterais da tampa traseira.

Por dentro, o acabamento geral dos Novos Onix e Onix Plus 2020 é bom dada à proposta. Não existem materiais soft, mas o painel tem textura diferenciada e de boa aparência na Premier, que ainda possui couro nas portas. Chama atenção os bancos em dois tons (couro e tecido) com apoio de cabeça integrado.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

O volante é novo e tem boa empunhadura, sendo que no Premier a base é achatada e o aro tem couro costurado. Nesta direção de ajuste em altura e profundidade (que deu um pouco de dificuldade no manuseio do carro exibido), existem comando para piloto automático com limitador, mídia, computador e telefonia.

Faltaram paddle shifts na versão Premier. O cluster é semelhante ao do Cruze, tendo grande display central e mostradores principais analógicos nas extremidades. O ar condicionado automático tem boa aparência, assim como a tela da multimídia atualizada com tela de 7 polegadas, podendo rodar os apps Maps e Waze, além dos sistemas já conhecidos de Google e Apple.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

O porta-luvas é pequeno, assim como o porta-copos entre os bancos e o porta-objeto embaixo do apoio de braço central. A alavanca de câmbio tem um bom desenho, mas o seletor de mudança manual permanece perto do pomo, o que é ergonomicamente ruim de operar com desenvoltura. O recurso agora é mais interessante em um motor com turbo e bom torque em baixa.

O câmbio tem ainda a função L (Low) para melhor a força em subidas íngremes, retendo marcha curta. O carregador indutivo só funciona em aparelhos que possuem essa tecnologia. O espaço para quem vai atrás é mediano, dependendo de quem vai na frente. Para um motorista de 1,85 m com o pé apoiado no descansa-pé, o espaço no hatch é de poucos centímetros, sendo muito curto.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

No sedã, essa distância entre os bancos é maior, indicando que realmente o hatch tem base mais curta, talvez algo em torno de 2,57 m ou menos. A altura interna é boa e os bancos são confortáveis à primeira vista. No banco de trás, que é bipartido, os Novos Onix e Onix Plus 2020 apresentam duas entradas USB, mas não há iluminação traseira no hatch, apenas no sedã.

Já os porta-malas parecem dentro do que pede o mercado. O hatch ainda é uma incógnita, mas parece em torno dos 300 litros. No caso do Onix Plus, na China o mesmo tem 479 litros, mas aqui a GM instalou estepe fino, o que deve ajudar no ganho de espaço. O Onix Plus tem pescoço de ganso na tampa, que não tem amortecimento gradativo. No Onix, a tampa tem melhor amortecimento.

Ambos são abertos eletronicamente pela chave ou por botões. Observando o motor 1.0 Turbo, com três cilindros, nota-se claramente os três injetores de combustível no coletor de admissão.

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

Ele é feito todo em alumínio e tem comando duplo no cabeçote com acionamento por corrente ou correia lubrificada interna, não sendo exposto o acionador para substituição rápida. A GM diz que ele tem 116 cavalos e 16,8 kgfm, obtidos com gasolina e etanol. A falta de injeção direta pode afetar desempenho e consumo.

Neste segundo, o Onix Plus 2020 já demonstrou seus números no Inmetro, mas na estrada, faz no máximo 15,7 km/l na gasolina. A GM diz que ele faz até 17 km/l, o que só sabemos na Avaliação NA. Sem mais detalhes, vamos explorar mais o sedã no test drive, mas, de antemão, a primeira impressão foi boa. Logo mais, traremos nossas impressões ao dirigir.

Chevrolet Onix Premier 2020 e Onix Plus Premier 2020 – Galeria de fotos

Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões
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Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões
Novos Onix e Onix Plus 2020: Premier e primeiras impressões

Evento a convite da General Motors. 

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