O Renault K-ZE é o Kwid elétrico na China. Lá, o subcompacto energizado chega com um preço bem competitivo e próximo da promessa feita por Carlos Ghosn, quando era chefe da Renault-Nissan. O modelo tem preço de 66.800 yuans, o que dá R$ 38,3 mil, um valor que corresponde ao pequeno feito e vendido no Brasil.
O K-ZE é uma das ações da Renault para eletrificar seu portfólio na China, onde o mesmo carro é vendido com a marca Dongfeng e também com a submarca Venucia. Existe ainda uma terceira marca local que deve vende-lo por lá, cada qual com sua modificação visual no carrinho.
Com baterias de lítio de 26,8 kWh e um motor elétrico de 45 cavalos, o Renault K-ZE consegue apenas alcançar 105 km/h. As células garantem autonomia de 250 km no ciclo NEDC, que se estima ficar na vida real em torno de 190 km.
A redução de custo é uma forma de contornar o preço elevado da bateria e bater de frente com a concorrência local, que tem muitos problemas sem qualquer qualidade e segurança, mas que saem muito mais em conta para quem precisa. O Renault Kwid elétrico não é um projeto apenas para a China.
Mercados como Índia e Brasil vendem a versão a gasolina ou flex do pequenino, cujo registro de patente para a versão elétrica no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – já foi revelada. O Kwid elétrico seria uma opção mais barata que o Zoe, sendo focado exclusivamente no meio urbano.
No entanto, para sua produção no Brasil, seria necessário investimento pesado em infraestrutura e no processo produtivo, mas a Renault já tem essa experiência lá fora, o que ajuda muito no plano de criação de uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Um grupo local já iniciou os trabalhos nesse sentido.
[Fonte: Electrek]
Agradecimentos ao Julio.
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