quinta-feira, 30 de maio de 2019

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Desde sua chegada ao mercado nacional, em 2015, o Honda HR-V não havia recebido outro motor, além do 1.8 i-VTEC Flex One, que curiosamente no modelo é o único que oferece mais potência com gasolina do que com etanol, invertendo uma regra do mercado. Agora, a partir de R$ 139.900, ele também vem com motor 1.5 Turbo na versão Touring.

O HR-V Touring chega como parte da linha 2020 que, entre outras coisas, teve aumento de preços. Nessa gama com motor 1.8 de 140 cavalos no derivado de petróleo e 139 no combustível vegetal, as versões LX, EX e EXL recebem modificações, que já foram anunciadas previamente.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

As versões EX e EXL ganham paddle shifts no volante, além de itens de série como ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, Brake Hold, luzes de frenagem de emergência, airbag duplo, freios ABS, faróis de neblina, piloto automático e vidros com levantamento a partir da chave.

No Honda HR-V 2020, as versões EX e EXL passam a dispor de ar condicionado automático touchscreen, o mesmo que vai na versão Touring, que por sua vez tem faróis de neblina em LED. Além disso, as três versões recebem a mesma roda de liga leve aro 17 polegadas, tal como volante em couro, simulação de sete marchas e airbags laterais.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Airbags de cortina, sensor crepuscular, bancos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico e tilt down e multimídia com navegador GPS nativo são itens incluídos nas versões EXL e Touring. As versões LX e EX passam a dispor de multimídia com Google Android Auto e Apple Car Play com câmera de ré.

Mais caro

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Com estas alterações na linha 2020, o Honda HR-V ficou mais caro, em relação ao 2019, tendo aumento de quase R$ 2.800, sendo que o maior acréscimo foi para a versão EXL com alta de R$ 3.400, enquanto a EX ficou R$ 3.000 mais cara e a LX com acréscimo de R$ 1.900. Agora o crossover parte de R$ 94.400. Confira os preços abaixo:

  • HR-V LX: R$ 94.400 (antes era R$ 92.500)
  • HR-V EX: R$ 101.700 (antes era R$ 98.700)
  • HR-V EXL: R$ 111.900 (antes era R$ 108.500)
  • HR-V Touring: R$ 139.900 (novo)

Após estas mudanças, a Honda espera novamente elevar as vendas do HR-V, que de janeiro a abril emplacou 15.646 unidades, sendo o quarto mais vendido os utilitários esportivos, ficando atrás de Jeep Renegade, Jeep Compass e Nissan Kicks, mas à frente do Hyundai Creta. Desde o lançamento, já vendeu mais de 215 mil unidades no país.

Touring

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

O Honda HR-V Touring não chega apenas com motor mais possante. Ele tem uma série de modificações, a começar pelo visual. Na frente, o crossover compacto da marca japonesa traz como diferencial os faróis full LED, incluindo repetidores de direção e luzes diurnas, dando um aspecto mais sofisticado ao produto.

Além disso, a frente ainda dispõe de faróis de neblina em LED. Nas laterais, porém, a roda decidiu manter as mesmas rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17. Os retrovisores com rebatimento elétrico tem um diferencial importante, a câmera do sistema LaneWatch no espelho direito, cobrindo uma área grande onde o condutor tem pouca visibilidade.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Aliás, ela pode ser acionada tanto pela haste na coluna de direção (através de botão) quanto pela seta de direção, na mesma haste, tendo a imagem reproduzida na multimídia. Outro item que chama atenção no Honda HR-V Touring é o teto solar panorâmico, que tem acionamento de persiana interna e vidro com toque. Há também antena barbatana.

Na traseira, as lanternas em LED realçam a proposta do HR-V turbinado, que tem apenas um badge discreto com o nome Turbo. Mas, o que identifica mesmo essa versão, olhando de trás, são as duas saídas de escape de aço inox. As ponteiras estão ligadas a um sistema de escape totalmente novo, que é maior que o da versão 1.8.

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Isso exigiu que a Honda mudasse o assoalho traseiro do HR-V, reduzindo assim o volume do porta-malas de 437 para 393 litros. Mesmo assim, o crossover ainda tem um bom espaço para bagagens.

No entanto, nos pareceu um pouco exagerado a inclusão de duas saídas num carro cuja proposta não é esportiva. Só apenas uma saída ou até ponteira dupla ficaria interessante e representaria bem o poder do 1.5 VTC Turbo.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Essa alteração fez com que a Honda adicionasse um enorme silencioso central sob o lado do passageiro, que é facilmente visível fora do carro e que, dependendo do tamanho da lombada ou rampa (especialmente de garagem subterrânea), o mesmo pode vir a pegar no solo. Pelo menos a altura livre do solo é de 177 mm.

Por dentro, o Honda HR-V Touring traz como novidade atraente o interior em cinza claro, revestindo assim painel, console elevado, bancos e portas, todos com material soft e couro costurados. O crossover mantém inalterado seu espaço interno, onde o banco traseiro oferece o sistema modular ULTra Seat para colocação de objetos altos ou longos.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

A iluminação interna possui luzes de leitura em LED. A multimídia com navegador integrado tem Android Auto e Car Play, bem como câmera de ré com tripla visualização e entradas USB (2) e Bluetooth. Com o acabamento mais claro, oferecido apenas nas cores Branco Estelar, Cinza Barium e Azul Cósmico, bem como teto panorâmico, o ambiente fica mais convidativo.

Impressões ao dirigir

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

O Honda HR-V Touring recebeu outras mudanças mecânicas para receber o propulsor 1.5 VTC Turbo, que tem duplo comando de válvulas variável, diferente do VTEC, que tem apenas um. O propulsor é o mesmo usado no Civic Touring e vem com 173 cavalos a 5.500 rpm e 22,4 kgfm a 1.700 rpm.

Com boa oferta de torque em baixa, o propulsor é acoplado ao câmbio CVT de sete marchas virtuais, usado no Civic Touring. O conjunto tem uma performance boa, mas o sistema de polias e correias continuamente variáveis não é a melhor opção para um motor turbinado, pois, sua ênfase é a economia e uma linearidade que dá conforto ao dirigir.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Assim, boa parte do que o 1.5 VTC Turbo oferece, se dilui nos deslizamento dessas duas partes do CVT, que mesmo com simulação de marcha, ainda poderia oferecer mais. Rodando a 110 km/h, ele aponta para 2.000 rpm. Em retomadas, ele espera um pouco até reagir adequadamente (em relação ao que o motor oferece…), subindo até por volta de 5.000 rpm.

Num kick down, ele alcança rapidamente 6.000 rpm, onde ocorre o corte. O HR-V Touring entre essas duas rotações tem um desempenho animador. No modo Sport, a rotação fica 1.000 rpm acima, mesmo aos 110 km/h e deixa o motor mais cheio, melhorando mais as respostas nas retomadas.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

Na dirigibilidade, o Honda HR-V Touring vem com calibragem mais firme de molas e amortecedores, assim como melhor isolamento acústico (tal como na linha 2020) e barras estabilizadora dianteira maior. O crossover tem direção com resposta direta do controle de estabilidade, ajudando muito em curvas fechadas e mudanças rápidas de direção.

Mais “no chão”, o Honda HR-V Touring, nesse aspecto, se mostra mais ágil que, por exemplo, o Volkswagen T-Cross Highline, pois, sua suspensão é mais firme e o handling mais acertado para a performance do carro. Ainda assim, o utilitário esportivo passa bem por pisos imperfeitos e ondulações exageradas. Os freios também atendem muito bem no crossover turbinado.

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo: Impressões ao dirigir

No geral, a condução do Honda HR-V Touring foi a esperada, com o CVT matando parcialmente a grande força do 1.5 VTC Turbo. Mas, como a própria marca indica, não se trata de um esportivo, mas de um carro com uma performance melhor para qualquer situação e, nisso, o modelo parece cumprir bem sua tarefa.

Honda HR-V Touring 2020 – Galeria de fotos

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