O presidente dos EUA Donald Trump usou novamente as redes sociais para revelar seu novo plano de tarifas para o México. O chefe da Casa Branca afirmou que a partir do dia 10 de junho, todos os produtos feitos ao sul da fronteira terão um adicional de 5%, incluindo obviamente os carros.
Trump busca pressionar o México para que tome ação mais efetiva contra a imigração ilegal e o tráfico de drogas na fronteira com os EUA. As ordens do executivo são de que se o país latino continuar a não impedir a entrada de imigrantes ilegais, a sobretaxa sobre produtos locais aumentará ainda mais nas semanas seguintes.
Segundo Trump, no dia 1 de julho, as taxas subirão para 10%. Em 1 de agosto pulam para 15%, ampliando-se para 20% e 25%, respectivamente no início dos meses de setembro e outubro. Ainda de acordo com a OMC, os EUA podem ainda elevar o imposto de importação para até 35%, que é o limite da convenção dessa organização de comércio, na qual o país é signatário.
No entanto, apesar de mencionar um tema espinhoso, como é a imigração ilegal, Trump parece ter um olho apontado para os automóveis. Assim como esta declaração, ele usou novamente as redes sociais para dizer que 30% da indústria automotiva americana teria sido absorvida pelo México.
Assim, a sobretaxa sobre os automóveis mexicanos, forçaria uma migração de produção para os EUA. Bom, coincidência ou não, a GM parece ter se movido nessa direção, mas não seguindo para o norte. Recentemente, autoridades de San Luis de Potosí, estado de Nuevo Leon, teriam afirmado que a produção do Chevrolet Trax será traslada para o Brasil.
Aqui, ele será feito junto com o Tracker, sua versão local. Se as tarifas subirem tanto no México, o país terá um grande impacto na economia e na indústria, que basicamente é voltada para exportação.
[Fonte: Carscoops]
© Noticias Automotivas. A notícia EUA: Trump vai impor sobretaxa de até 25% para carros mexicanos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
EUA: Trump vai impor sobretaxa de até 25% para carros mexicanos publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário