O VW Polo é um hatch compacto que já foi considerado premium quando de seu lançamento no Brasil em 2002, ainda na quarta geração do modelo global.
Elogiado por sua construção de qualidade e acabamento, o produto permaneceu por 10 anos no mercado brasileiro até que saiu de cena e abriu espaço para a atual geração. Mas, terá ele defeitos e problemas?
O Novo VW Polo foi muito aguardado, pois, seria igualmente feito no Brasil e poderia trazer de volta um pouco do antigo.
Feito sobre a plataforma MQB, o hatch da sexta geração trouxe algumas inovações, apostando na motorização turbinada com injeção direta e no câmbio automático, além de itens de tecnologia.
No antigo, a oferta se concentrava no motor EA111 1.6 8V de 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, assim como no motor EA113 2.0 8V de 116 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol.
Havia ainda a opção de câmbio automatizado ASG na versão I-Motion 1.6.
Já no Novo Polo, a oferta é bem mais generosa, tendo propulsores 1.0 12V de 75 cavalos na gasolina e 84 no etanol, bem como 1.6 MSI com 110 e 117 cavalos, respectivamente.
No 1.0 TSI, o propulsor tem 116 cavalos no derivado de petróleo e 128 cavalos no combustível vegetal. Estes dois últimos motores têm câmbio automático de seis marchas, de série no TSI.
Assim como tantos outros modelos de automóveis, o VW Polo possui alguns defeitos e problemas. Na atual geração, a principal causa de reclamação dos proprietários é em relação ao barulho na parte traseira, mas existem outros.
No caso da geração anterior, a quarta, a suspensão dianteira é a principal queixa dos donos, considerando na pesquisa os carros a partir de 2011.
Novo Polo – defeitos e problemas
O Novo VW Polo não passa batido em termos de reclamação de defeitos e problemas.
O hatch compacto tem uma fonte de queixas na traseira, que gera barulhos que incomodam demais os proprietários, cujos relatos podem ser encontrados em sites de opinião, sites de reclamação, redes sociais e fóruns de donos.
Várias reclamações sobre esse problema estão publicadas na internet, sendo que alguns donos conseguiram reverter os ruídos indesejáveis com a adição de revestimentos extras no caso da tampa interna do bagageiro, que nesses casos seria a fonte do barulho.
Outros relatam que não conseguiram obter o mesmo resultados e tiveram de recorrer à rede autorizada, que providenciou a correção na maioria dos casos.
Entretanto, não é somente a tampa interna que gera ruídos. A tampa do porta-malas tem uma fechadura que exige força para ser travada, algo que percebemos em testes e avaliações com o Novo Polo.
A indicação de tampa aberta e mesmo o fechamento da mesma, não são casos isolados e já tivemos que parar o carro para abrir e fechar (com força) a tampa do bagageiro. Alguns donos resolveram a questão na rede autorizada.
Existem relatos de donos que mencionam um recall da tampa interna, mas oficialmente se sabe apenas do revestimento da coluna central em carros feitos entre 2017 e 2018, tendo sido iniciado agora em 24 abril de 2019.
Fora o barulho na traseira, o Novo Polo também gera reclamações quanto à ruído no painel. Também existem relatos de substituição da tampa externa do tanque de combustível, que cai durante a condução.
Também já observamos isso em um Virtus, durante o abastecimento, sendo que conseguimos encaixar a peça novamente no lugar.
Estalos e trancos
Alguns donos de Novo VW Polo reclamam de defeitos e problemas no câmbio automático de seis marchas com sistema Tiptronic e conversor de torque apresenta trancos entre a primeira e segunda marcha.
Vários se queixam disso tanto nas versões com motor 1.0 TSI quanto na 1.6 MSI. Também existem relatos de demora no engate da terceira e da sexta marchas.
Ao engatar a ré, outra reclamação de outros proprietários, mas sem relação com a transmissão. Nesse caso, trata-se de um estalo forte no sistema de freios, onde os relatos identificam como procedentes das pinças de freio.
Alguns falam que dá até um tranco quando ocorre. Parte disse que o problema foi resolvida na rede autorizada.
De volta ao câmbio automático, num clube de proprietários, alguns relatam um ruído indesejável quando o Novo Polo automático roda em quarta marcha, especialmente com os vidros abertos, sendo mais perceptível.
Outros defeitos e problemas
Faróis de algumas unidades ano/modelo 2017/2018 estariam embaçando, segundo os donos. Não detalham mais sobre esse e outros defeitos e problemas.
No caso da pintura, a maior parte dos relatos está em sites de reclamação e os donos dizem que várias falhas, algumas descritas como “pés-de-galinha” são perceptíveis na superfície, demandando correção na rede autorizada.
No cluster com computador de bordo I-System, o Novo VW Polo indica falha na boia do reservatório de combustível com o alerta: “Erro: sistem. reservatório de combust. Oficina!”.
O problema estaria no sensor da mesma, segundo o que teria sido apurado nos casos resolvidos nas concessionárias. Em alguns casos, a luz da injeção acende e é relato que a peça chegou a demorar 20 dias para chegar.
Por fim, relatos de estalos no áudio por streaming com o uso dos aplicativos Deezer ou Spotfy (do sistema Google Android Auto) e comando de voz são mencionados por vários proprietários do Novo Polo.
A maioria não encontrou solução para o problema.
Polo antigo – defeitos e problemas
O VW Polo da geração anterior, que na verdade é de duas gerações posteriores do hatch alemão, tem diversas reclamações de defeitos e problemas, mas consideramos somente as de modelos mais recentes, a partir de 2011, visto que antes disso, muitos casos os carros já mudaram de mãos várias vezes.
Assim, o barulho na suspensão é o mais recorrente nestes modelos mais recentes do Polo antigo, sendo que buchas e bieletas foram trocadas com menos de 70.000 km na maioria dos casos.
Num caso específico, o proprietário relatou que o serviço foi feito em um carro com 49.000 km, onde todo o conjunto trocado.
Os donos também reclamam de barulho na suspensão dianteira nesses casos e alguns demandaram reaperto do conjunto ainda durante a garantia de fábrica.
Outro item que é identificado como defeito no Polo antigo é o sistema de direção eletro-hidráulica que, além de ser considerado pesado no manuseio, também apresentou problemas em alguns casos, inclusive com a troca do sistema.
Alguns relatam também que difusores de ar se quebram com facilidade no Polo antigo e nem sempre é fácil encontrar as peças.
Por fim, o compressor do ar condicionado com defeito é igualmente relatado em alguns casos, demandando substituição do mesmo, algumas feitas ainda na garantia. O único recall foi das unidades vendidas sem certificação de fábrica.
Conclusão
No geral, o Novo VW Polo sofre mais com os barulhos internos, em especial na traseira.
Muitos donos reclamam de outras coisas, como acabamento muito fraco e até consumo elevado do motor 1.0 TSI, fora câmbio automático e a firmeza excessiva da suspensão, sendo esses os defeitos e problemas do modelo.
No VW Polo antigo, as queixas se concentram mais na resistência da suspensão dianteira, onde buchas e bieletas são frequentemente relatadas como itens de troca com quilometragem baixa.
Câmbio automatizado, defeitos no ar condicionado, vazamento de óleo e defeitos elétricos diversos, também aparecem com frequência.
[Fonte: Reclame Aqui/Polo Mk6 Club]
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