A Ford apresentou duas novidades na linha FreeStyle 2020, que reúne os modelos Ka e EcoSport. O primeiro chega com opção do motor 1.0 com preço mais baixo que a versão 1.5, custando R$ 56.690. O segundo foca no visual e parte de R$ 87.290.
De olho nos clientes que desejam um hatch aventureiro com preço mais baixo que a versão 1.5, órfãos do Ka Trail, a Ford decidiu colocar o mesmo motor que existia neste último, dando assim uma nova opção ao consumidor.
De acordo com a Ford, nos últimos 15 anos, o segmento de aventureiros avançou 500% e aumentou de 4% para 23% a sua participação no mercado. Hoje, 5% do total das vendas para este tipo de veículo. Na marca americana, o FreeStyle representa um bom percentual das vendas do Ka, superando o Titanium.
Carradori explica: “O Ka FreeStyle é um veículo versátil e altamente aspiracional que conquistou um espaço importante e hoje responde por 10% das vendas da linha. Com o lançamento da versão FreeStyle 1.0 queremos ampliar esse sucesso, levando a mesma proposta para um leque maior de consumidores”.
Visualmente, o Ka FreeStyle 1.0 2020 mantém o estilo da versão mais forte, tendo como diferenciais faróis com máscara negra, grade personalizada, para-choque com faróis de neblina e protetor inferior diferenciado e rack no teto em cor prata.
Além disso, possui também molduras envolventes na base dos para-choques, saias laterais e saias de rodas. As rodas de liga leve aro 16 polegadas possuem acabamento em tungstênio, enquanto o para-choque traseiro conta com molduras laterais e protetor central. Os retrovisores também são pretos.
Dentro, o Ford Ka FreeStyle 1.0 2020 tem como diferencial a cor marrom no painel e outras partes do acabamento, além de bancos personalizados, parcialmente em couro. A multimídia SYNC 2.5 tem menos itens que a SYNC 3, mas mantém Google Android Auto e Apple Car Play.
O Ka aventureiro também dispõe de itens que só existiam na versão 1.5, como controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O hatch vem com trio elétrico completo, mais direção elétrica e ar condicionado. Há sensor de estacionamento, entrada USB e Bluetooth.
Na mecânica, o propulsor 1.0 Ti-VCT está disponível com 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, tendo 10,2/10,7 kgfm, respectivamente. Com bom torque em baixa, o motor vem com câmbio manual de cinco marchas. Vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e tem consumo médio de 13,9 km/l.
O hatch aventureiro tem uma aparência interessante para quem busca um visual descolado. O acabamento com detalhes em cor marrom ajuda a personaliza-lo, enquanto a quantidade de equipamentos só não é mais completa pela ausência de câmera de ré e mais uma entrada USB.
A SYNC 2.5 não é de todo ruim. Tem tela de 7 polegadas e é o mesmo equipamento visto no EcoSport FreeStyle 2020. Ela mostra o gráfico de aproximação do sensor de estacionamento traseiro, além dos úteis Android Auto e Car Play. O dispositivo perdeu o AppConnect, porém, mantém o assistente de emergência com ligações para o SAMU.
EcoSport FreeStyle 2020
O Ford EcoSport FreeStyle 2020 adota um novo padrão visual para ficar mais atraente, mas em compensação, perdeu alguns itens. Custando R$ 93.290 na versão automática, enquanto o manual sai por R$ 87.290, o SUV compacto da Ford ficou mais bonito.
Adriana Carradori comenta: “O EcoSport FreeStyle se tornou um ícone da linha e criou uma tendência que abriu caminho para outros modelos no mercado”. Finaliza: “Com essa renovação, valorizamos ainda mais o seu espírito inovador e arrojado, com itens de personalização que são objeto de desejo dos consumidores e fazem o carro se destacar nas ruas.”
O visual adota grade preta, assim como os retrovisores com repetidores de direção. Também ganharam a mesma tonalidade o teto e as colunas, reforçando a tendência de dois tons no segmento dos utilitários esportivos.
As rodas de liga leve aro 16 polegadas mudam de tonalidade nessa versão. Por dentro, o EcoSport FreeStyle 2020 traz volante multifuncional, piloto automático, trio elétrico completo, ar condicionado automático, a mesma SYNC 2.5 do Ka, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Além disso, o SUV dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de saída em aclive, bancos personalizados, detalhes em couro sintético nas portas, apliques em cinza brilhante, bem como cluster com display TFT.
Apesar das mudanças na estética, o EcoSport FreeStyle 2020 perde os faróis com projetores de LED, uma das duas entradas USB, paddle shifts no volante e a multimídia SYNC 3 com suas funcionalidades adicionais e tela de 8 polegadas, sendo agora de 7 no 2.5.
O motor 1.5 Ti-VCT tem 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol, além do câmbio manual de seis marchas ou automático com conversor de torque e o mesmo número de marchas, porém, sem trocas manuais.
Visualmente, o EcoSport FreeStyle 2020 tem uma boa combinação de dois tons, tendo ainda como reforço as rodas de acabamento acinzentado. O ambiente tem uma padronagem levemente melhorada e o SYNC 2.5 não fica devendo.
O conteúdo também é bom, mas a falta dos itens citados se faz sentir, especialmente do USB, já que agora apenas um está disponível. O utilitário esportivo tem espaço interno mediano, especialmente atrás, mas ainda algo melhor que o diminuto Ka.
O porta-malas, que sofreu mudança recente, tem espaço ainda limitado, mas já melhorou em relação ao modelo até 2017. No geral, apesar do corte, o EcoSport FreeStyle 2020 reforça a personalização como diferenciação com as demais versões.
Impressões ao dirigir
Salvador-BA – O Ka FreeStyle 1.0 2020 não tem mudanças mecânicas, oferecendo o conhecido 1.0 de três cilindros que tem uma boa disposição para uso urbano, mas fica devendo um pouco em retomadas e numa condução mais rápida.
O pequeno hatch tem engates suaves e precisos, numa relação de marcha que tenta buscar mais força em baixa e ao mesmo tempo poupar combustível. Na cidade, a média de giro fica em 2.500 rpm para uma condução mais prazerosa.
A direção elétrica tem reação muito boa, assim como os freios. A suspensão com pneus mais largos, ajuda nas curvas, tal como a suspensão com boa altura em relação ao solo e filtro razoável de imperfeições do solo.
Com boa dirigibilidade e versatilidade para o dia a dia, o Ka FreeStyle 1.0 2020 é uma opção interessante para um mercado que cada vez mais busca qualquer coisa que dê a ideia de um SUV, mesmo que seja um hatch.
No caso do EcoSport FreeStyle 2020, nenhuma mudança no powertrain com Dragon 1.5 Ti-VCT e câmbio automático de seis marchas. O motor tem boa potência e torque, mas as relações longas deixam o SUVinho um pouco aquém do esperado.
Saídas rápidas e retomadas exigirão rotações elevadas, lá pela casa dos 4.000 rpm, mostrando que o propulsor precisa gritar mais para atender a demanda. O câmbio tem engates suaves e demora um pouco para reagir.
Sem a troca de marchas no volante, não há mais opção de mudanças por conta do condutor, o que reduz as chances de buscar uma tocada melhor com o EcoSport FreeStyle 2020. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.600 rpm.
Na estrada, ele atende bem, assim como na cidade, conseguindo suportar buracos e imperfeições da via com desenvoltura. A direção elétrica tem ajuste progressivo que dá melhor sensação de controle do veículo e conforto, mas os freios ficam devendo em resposta ao pedal, chegando mesmo a exigir atenção no trânsito urbano.
A suspensão tem uma calibragem firme e com conforto relativo, garantindo que o EcoSport 2020 continue sendo um carro ágil nas curvas e desvios rápidos. Com boa posição de dirigir e visibilidade adequada, o SUV da Ford continua a cumprir sua missão.
Ford Ka FreeStyle 1.0 2020 e EcoSport FreeStyle 1.5 2020 – Galeria de fotos
Viagem a convite da Ford.
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