terça-feira, 28 de maio de 2019

Quem inventou a roda?

Quem inventou a roda?

Quem inventou a roda? Muitos se fazer essa pergunta sobre essa peça circular que ajudou tanto no desenvolvimento humano, social e industrial da humanidade.

Com a roda, foi dado movimento a objetos que não podiam simplesmente ser levado de um lugar para outro.

A roda move o mundo, seja em carros, motos, caminhões e ônibus, seja no trator, na bicicleta ou mesmo o avião no solo.

O material rodante que em nossos dias é tão importante, também foi crucial para várias sociedades no passado e ajudou a construir a história da humanidade.

Mas então, como surgiu essa peça tão fundamental para que a evolução humana pudesse alterar moldar o mundo de forma que chegássemos ao momento contemporâneo?

Quem inventou a roda?

Quem inventou a roda?

Considerada uma das seis máquinas simples que formam um conjunto básico de quase todas as máquinas e ferramentas usadas pelo homem, a roda foi inventada por volta de 3.500 AC.

Essa é a data atribuída ao primeiro artefato de formato circular e com função de movimento que se tem notícia.

Trata-se de uma placa de argila que foi encontrado por arqueólogos nas ruínas da antiga cidade-Estado de Ur, na região ao sul do Iraque, povoada pelos chamados Caldeus.

Esta é a mesma cidade de onde teria partido Abraão, considerado o pai das três maiores religiões monoteístas do mundo.

No entanto, apesar desse achado ter essa datação por radiocarbono, outras peças mais antigas ainda podem existir e a data do invento da roda pode ser ainda mais antiga.

De qualquer forma, a roda tornou-se um instrumento para o desenvolvimento humano. Então, por ora, não se pode atribuir a invenção da roda a qualquer pessoa que seja.

As primeiras rodas eram de madeira cortada e moldada de forma a ganhar a forma circular. Outras foram construídas em pedra, sendo usada geralmente para moendas e outros empregos “estáticos”.

Para carroças ou bigas de batalha, a madeira era o principal material, sendo que no segundo caso, as rodas eram bem elaboradas.

Evolução da roda

Quem inventou a roda?

Por volta de 2.000 AC, surgiram as bigas de batalha, como as hititas, por exemplo, usando rodas com raios e aro de madeira, sendo assim bem leves para dar mais velocidade e manobrabilidade em combate.

Nessa época, a roda já estava em uso na China. Na lavoura, as rodas de carroças puxadas por bois eram inteiriças, com placas de madeira moldada.

Da mesma forma que no Oriente, o Ocidente também viu a roda surgir a partir de 1.500 AC, na civilização dos Olmecas, nação pré-colombiana que existiu na Mesoamérica.

A roda foi utilizada em larga escala com o Império Romano, embora as legiões se deslocassem a pé.

Na Idade Média, a roda era utilizada em diversos setores, mas já não se usavam bigas.

As carruagens surgiram como alternativa mais confortável e apropriada em relação às carroças rudimentares, sendo inicialmente usadas pela realeza e nobres, tornando-se assim populares no século XIX.

Com elas, as rodas pouco evoluíram, sendo revestidas com couro ou ferro para durarem mais, mas sempre utilizando a madeira como matéria-prima.

Landau, Tilbury e Sedan são alguns dos nomes usados em diversos modelos de carruagens no século retrasado.

Então, eis que surgem os motores de combustão interna, porém, no início, estes se parecem mais com triciclos e carruagens sem cavalos.

Ainda assim, o uso de uma camada pneumática surgida na última década do século XIX, permitiu que as rodas pudessem percorrer terrenos mais difíceis e gerando até conforto, daí surgindo os pneus.

As rodas raiadas, como nos primórdios da civilização, continuaram a ter confecção em madeira até meados dos anos 20. A partir daí, a roda passou a ter estrutura em aço e sendo presa ao eixo por parafusos de rosca.

Alguns anos mais tarde, surgem as rodas de liga leve, tornando os carros mais leves e seguros.

© Noticias Automotivas. A notícia Quem inventou a roda? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Quem inventou a roda? publicado primeiro em https://www.noticiasautomotivas.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário