sexta-feira, 31 de maio de 2019

Modelos de Negócios com base no Grátis

Chris Anderson, no livro “Free: grátis. O futuro dos preços”, mostra existirem inúmeros exemplos de modelos de negócios Grátis já em aplicação atualmente. Veja 50 exemplos organizados pelo tipo de modelo Grátis no qual eles mais se encaixam.

GRÁTIS 1: SUBSÍDIOS CRUZADOS DIRETOS

  • Dê serviços, venda produtos (suporte técnico Genius Bar da Apple Stores)
  • Dê produtos, venda serviços (brindes para quem abrir uma conta bancária)
  • Dê software, venda hardware (oferecer o Linux com produtos da IBM e HP)
  • Dê hardware, venda software (o modelo de console de videogames, em que aparelhos como o Xbox 360 são vendidos a um preço muito abaixo do custo)
  • Dê telefones celulares, venda minutos de ligação (várias operadoras)
  • Dê tempo de ligação, venda telefones celulares (muitas ligações das mesmas operadoras, com planos de pulsos grátis à noite e nos fins de semana)
  • Dê o show, venda as bebidas (clubes de strip-tease)
  • Dê as bebidas, venda o show (cassinos)
  • Grátis com a compra (preços “isca” de varejistas)
  • Compre um e leve o outro de graça (supermercados)
  • Contém um brinde (cereais matinais)
  • Remessa grátis para pedidos acima de $25 (Amazon)
  • Amostras grátis (tudo, de cestas de brindes para novas mães a distribuição de amostras em supermercados)
  • Períodos gratuitos de experiência (assinaturas de revistas)
  • Estacionamento grátis (shoppings)
  • Condimentos grátis (restaurantes)

GRÁTIS 2: MERCADOS DE TRÊS PARTICIPANTES OU “DOIS LADOS” (UMA CLASSE DE CLIENTES SUBSIDIA A OUTRA)

  • Dê conteúdo, venda acesso ao público (mídia paga pela propaganda)
  • Dê cartões de crédito de graça, cobre dos comerciantes uma taxa de transação
  • Dê artigos científicos, cobre dos autores para publicá-los (Public Library of Science e https://www.atenaeditora.com.br/)
  • Dê leitores de documentos, venda processadores de documentos (Adobe)
  • Permita que as mulheres entrem de graça, cobre dos homens (bares)
  • Permita que as crianças entrem de graça, cobre dos adultos (museus)
  • Dê consultas básicas, cobre uma por buscas mais refinadas (Match.com)
  • Venda consultas básicas, dê as buscas (classificados de imóveis em Nova York do Craigslist)
  • Dê serviços de viagem, receba uma porcentagem de aluguéis de carros e reservas de hotel (Travelocity)
  • Cobre que os vendedores ofereçam os produtos deles em uma loja, permitam que as pessoas façam compras de graça (taxas por espaço de prateleira em supermercados)
  • Cobre dos compradores para fazer compras em uma loja, exponha a mercadoria do vendedor de graça (clubes de associação, como a Costco)
  • Dê classificados de imóveis, venda financiamentos (Zillow)
  • Dê conteúdo, venda informações dos consumidores (Practice Fusion)
  • Dê conteúdo, ganhe dinheiro indicando pessoas a varejistas (Amazon Associates)
  • Dê conteúdo, venda produtos (Slashdot/ThinkGeek)
  • Dê conteúdo, cobre dos anunciantes pela exposição (merchandise de produtos)
  • Dê buscas de currículos, cobre pela busca avançada (LinkedIn)
  • Dê conteúdo e dados aos consumidores, cobre das empresas para acessá-los por meio de uma interface para programação de aplicativos (eBay)
  • Dê projetos de casas ecológicas, cobre das empreiteiras e construtoras para serem listadas como recursos ecológicos (FreeGreen.com)

GRÁTIS 3: FREEMIUM (ALGUNS CLIENTES SUBSIDIAM OS OUTROS)

  • Dê informações básicas, venda informações mais completas em formulários fáceis de usar (BoxOfficeMojo)
  • Dê orientações genéricas de administração, venda orientações customizadas de administração (McKinsey e McKinsey Journal)
  • Dê software de impostos federais, venda software de impostos estaduais (TurboTax)
  • Dê MP3s de baixa qualidade, venda edições especiais com discos de alta qualidade (Radiohead)
  • Dê conteúdo na Web, venda conteúdo impresso (tudo, de revistas a livros)
  • Dê jogos on-line, cobre por uma assinatura para acesso a mais recursos do jogo (Club Penguin)
  • Dê listas de contatos empresariais, cobre das empresas para melhorar as próprias listas de contatos (Brownbook)
  • Dê software demo, cobre pela versão integral (a maioria dos videogames, que permitem jogar os primeiros níveis para o usuário ver se gosta)
  • Dê ligações de computador a computador, venda ligações de computador a telefone (Skype)
  • Dê serviços grátis de compartilhamento de fotos, cobre por espaço adicional de armazenamento (Flickr)
  • Dê software básico, venda mais recursos (QuickTime da Apple)
  • Dê serviços pagos pela propaganda, venda a possibilidade de remover os anúncios (Ning)
  • Dê “snippets”, venda livros (editores que utilizam o Google Book Search)
  • Dê turismo virtual, venda terra virtual (Second Life)
  • Dê um jogo de música, venda músicas (Tap Tap Revolution)

Modelos de Negócios com base no Grátis publicado primeiro em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com



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