O Civic Type R é uma versão apimentada de um carro emblemático, que conquistou muitos fãs, e não é à toa que está entre os veículos mais vendidos do mundo em 2018 (696.244 unidades).
Cada montadora tem sua submarca ou divisão de alto desempenho, temos a AMG, da Mercedes-Benz, GTi, da Volkswagen, STi, da Subaru, RS, da Audi, Renaultsport, da Renault, etc.
Opções que estão ganhando cada vez mais reputação no setor automotivo.
Com a fabricante japonesa não foi diferente, em 1992, eles criaram a designação Type R, e lançaram o Honda NSX Type R (R = Racing).
Detalhes do Honda Civic Type R
Assumidamente um modelo anti-Ferrari, a Honda sempre buscou trazer melhorias ao NSX Type R, principalmente no desempenho.
Com produção limitada no Japão, o NSX Type R era um carrão, que conquistava quem o dirigia.
Embora não seja muito lembrado, o Honda Integra foi o segundo automóvel a receber o Type R. Classificado como um dos primeiros carros da divisão de luxo da montadora, o Integra de 1995 conquistou pelo desempenho esportivo e identidade.
O motor é de 200 cv VTEC, com comando de válvulas variável. Em seguida chegou o Accord Type R, de 220 cavalos de potência.
Baseado na sexta geração do sedã, o Honda Civic Type R chegou há 22 anos (1997), e muito elogiado por ser um verdadeiro exemplo de como fazer carros esportivos em produção; ele foi produzido até os anos 2000.
A edição seguinte (2001) foi lançada juntamente da sétima edição do sedã, seu motor rendia 200 cv de potência e chegava aos 100 km/h em 6,5 segundos. Atingia também a velocidade máxima: 227 km/h.
Enquanto havia o lançamento da oitava geração do Civic, o Honda Civic Type R ganhava sua opção sedã de quatro portas (2006) e o hatch de três portas também estava disponível. O motor debitava 225 cavalos de potência e 19,6 kgfm de torque.
Foi em 2015, que, enquanto era apresentada a nona geração do sedã, surgiu o Honda Civic Type R com turbo, um hatch europeu de cinco portas. Seu motor tem nada mais, nada menos que 310 cv e 2,0 litros. Um verdadeiro esportivo.
Ele chegou a ser o responsável por dar lugar a versão 2017 (320 cv e plataforma evoluída — são os diferenciais). Esse último Honda Civic Type R foi revelado no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, em 2017 — modelo apresentado como 2018.
Outra curiosidade que talvez você não tenha reparado é referente ao H na cor vermelha. Todo Type R possui essa identificação.
Veja a seguir cada uma das gerações do Honda Civic Type R, iniciando pelo NSX.
NSX – o primeiro Type R em 1992
O NSX lançado em 1989 era um poderoso esportivo e, sim, antes da versão Type R de 92, a Honda havia produzido esse modelo já por três anos.
Rival da Ferrari 328, o NSX tinha motor V6, aspirado de três cilindros e 280 cavalos.
Em 1992, a Honda decidiu criar a versão ainda mais poderosa e com uma série de modificações. A fabricante passou a trabalhar para entregar ao motorista mais potência e menos peso.
Logo, o NSX Type R perdeu sistema de som, estepe, ar condicionado, isolamento acústico e controle eletrônico de tração. Rodas de liga leve foram trocadas por Enkei, com material de alumínio forjado, a alavanca do câmbio de transmissão foi substituída por uma ferramenta de titânio.
Bancos de competição em fibra de carbono da Recaro deram lugar ao anterior de couro e com ajuste elétrico.
Sendo assim, acabamento em fibra de carbono, bem como, ar condicionado e sistema de som Bose passaram a ser opcionais. Consequentemente, a Honda conseguiu reduzir em 120 kg o peso do esportivo (passando a ter 1.230 kg).
Outras transformações foram feitas: na suspensão, deixando o carro melhor em curvas. O NSX-R recebeu molas firmes na dianteira, deixando a traseira macia, fazendo, assim, com que a dirigibilidade fosse um ponto forte nesse veículo.
Foram produzidos 483 unidades do veículo de setembro de 92 a novembro de 95, apenas para o mercado japonês.
Velocidade, ótimo acabamento, prático e muito espaço, assim é o NSX-R, o “primeiro” Honda Civic Type R.
Em 2002, a Honda estreou, desta vez, reestilizado, o novo NSX-R.
Honda Civic Type R – o primeiro Civic apimentado em 1997
Exclusivo para o mercado doméstico japonês, em 1997 chegou oficialmente o Civic Type R.
O interior entregava sua esportividade, o vermelho fazia presente nos bancos, na porta, tapete, na alavanca do câmbio e no volante Momo.
O modelo foi baseado no EK9, havia três portas, tinha motor B16 e 160 cv de potência, de 1,6 litro. Alcançava os 100 km/h em 6,8 segundos.
As rodas eram de 15×6 polegadas, os pneus com 195/55 de medida. Como diferencial, também tinha cor branca.
A mesma preocupação com relação potência x peso estava presente no Civic Type R 1997. A Honda mexeu em itens de conforto, isolamento acústico, câmbio manual de cinco velocidades e relações mais próximas, melhoria na rigidez estrutural, dentre outros.
Este modelo é quase impossível de encontrar fora do Japão.
Honda Civic Type R – segunda geração 2001
A segunda geração do Honda Civic Type R chegou em 2001, agora, o esportivo deixou de ser produzido em Suzuka e passou a ser fabricado no Reino Unido (fábrica de Swindon), sendo, inclusive, exportado para o mercado japonês.
A mudança ocorreu devido à demanda de novos interessados pelo carro. E, com isso, a Honda teve que repensar sua estratégia.
Como diferencial, o motor K20 entregava 2,0 litros, 200 cavalos a 7.400 rpm (corte de giro a 8.100 rpm) 20 kgfm de torque a 5,900 rpm, fez com que o carro conseguisse atingir de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
A suspensão permanecia sendo o destaque, pela qualidade, mesmo que o sistema dianteiro via braços sobrepostos tenha sido modificado por outro esquema McPherson.
Honda Civic Type R – terceira geração 2007
Quando a montadora japonesa anunciou a oitava geração do Civic, também houve o anúncio da terceira edição do Honda Civic Type R (FN2). Em 2007, ele chegou com design futurista tanto por dentro como por fora.
Debaixo do capô, o carro abrigava motor K20, de 2,0 litros, produzindo 225 cavalos de potência no Japão, e 256 cv na versão Mugen.
Na época, era considerado o mais rápido, podendo fazer de 0 a 100 km/h, em 6,6 segundos.
Por não trazer suspensão traseira, pela primeira vez o desempenho em curvas caiu. No lugar de braços sobrepostos, havia um eixo de torção. Notoriamente isso não só sinônimo de que o automóvel seja ruim.
Um grande diferencial dele é que, pela primeira vez, a fabricante lançou o automóvel esportivo com carroceria de quatro portas.
Este modelo ganhou a versão Mugen 2.2, com exclusividade para apenas 20 unidades produzidas.
Há quem pensasse que ele seria o Civic Type R mais potente de todos os tempos, contudo, em 2015 a Honda surpreendeu novamente.
Entre 2007 e 2011, uma versão sedã foi comercializada no Japão.
Honda Civic Type R – quarta geração 2015
Em 2015 foi o ano em que a Honda apresentou ao mundo, completamente reformulado, o Civic Type R, agora, turbinado.
Foi em Genebra (Suíça), que a Honda lançou o novo esportivo. Sob o capô, um novo motor VTEC 2,0 litros, de injeção direta capaz de produzir 310 cavalos de potência, 40,8 kgfm de torque e câmbio manual de seis velocidades.
A cada nova atualização, o Civic Type R foi ficando cada vez mais veloz e, como esse de 2015, não foi diferente, já que fazia de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos.
Sua velocidade máxima chega aos 270 km/h.
O Type R 2015 teve grandes entradas de ar em sua dianteira, na asa traseira e recebeu rodas de 19 polegadas, além de freios Brembo.
Tudo foi pensado para que o carro pudesse ter melhor aerodinâmica e mais estabilidade.
Por dentro, a Honda incluiu novo painel de instrumentos, bancos no tipo concha, volante e manopla da alavanca do câmbio exclusivos.
O interessado poderia também optar pelo pacote GT, um opcional que contém: leitura de placas de sinalização, ar-condicionado de duas zonas, sistema de áudio com potência de 320 watts e sistemas de segurança como controlador da distância à frente.
No mesmo ano, a fabricante já aceitava encomendas no Salão de Genebra por 29.995 libras britânicas, portanto, mais de R$ 150 mil.
Vendeu 10 mil unidades.
Honda Civic Type R – geração atual 2017/2018
A última geração do hot hatch Honda Civic Type R foi apresentado em 2017, passando a ser comercializado ao nível global.
O motor é VTEC 2.0 Turbo, gerando 320 cv. Agora, faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Sua velocidade máxima chega em 272 km/h. Não houve alteração no torque máximo, permanecendo os 40,7 kgfm.
Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, o condutor pode escolher três modos para condução: a Comfort, a Sport e +R, trabalhando na curva de torque, assistência de direção, amortecimento e alteração nas respostas do acelerador.
Outra função é a alteração de cor no painel de instrumentos.
No interior, novo volante, novos bancos esportivos, informações específicas no painel de instrumentos, entre outros.
O Honda Civic Type R é um verdadeiro monstro, um carro desejado e muito idolatrada pelos fãs. Um legítimo hot hatch japonês.
História do Civic
Civic em inglês significa cívico e se você nunca tinha reparado, é possível ler de trás para frente sem mudar o sentido.
O modelo começou a ser produzido em julho 1972, em Suzuka, cidade japonesa, que fica localizada na província de Mie.
Na região, o Civic passou a ser desenvolvido, um hatch compacto de duas ou quatro portas, evidentemente não era comprido como as gerações posteriores, a primeira edição de 72 tinha apenas 3,55 metros de comprimento e 2,20 m de distância entre eixos. Havia também uma versão perua.
A motorização era quatro cilindros de 1.2 litro, 60 cavalos no Japão e 50 cv nos Estados Unidos, considerada boa potência para o seu tamanho.
Os equipamentos oferecidos chamavam a atenção: o carro disponibilizava bancos reclináveis, ar condicionado, transmissão automática de duas velocidades e freios dianteiros a disco.
Não demorou muito para o carro chegar ao mercado norte-americano e enfrentar veículos como Volkswagen Beetle, que era muito bem comercializado na época, além de Chevrolet Vega, Ford Pinto e AMC Gremlin.
Assim como é hoje com os chineses, os automóveis japoneses não eram tão famosos e foi conquistando espaço com o tempo. Carro japonês tem lá as suas vantagens e o que chamou a atenção dos americanos? O espaço interno, a qualidade na fabricação e a economia de combustível.
Por falar em consumo, o Honda Civic ganhou notoriedade por conseguir superar 16 km/l na rodovia.
Durantes três anos consecutivos, o Civic foi premiado como o melhor carro do ano no Japão.
Sem perder seus aspectos visuais, em 1979 foi lançada a segunda versão, mais espaçosa e com motor mais potente, e econômico: duas opções CVCC — 55 cv de potência (1,35 litro) nos EUA e 72 cv no Japão (1,5 litro) com 67 ou 80 cv. A motorização maior estava presente na versão perua.
Nos anos 80, veio a terceira geração, que, pela primeira vez, ganhou sua opção esportiva (Si): motor 1.6 de 118 cv de potência. Mais para frente, chega o sedan e, a partir daí, começou a se destacar.
O Brasil só chegou a ter um Civic apenas em 1991/1992, em sua quinta geração, importado como versão sedã, coupé hatch.
Atualmente, é vendido por aqui em quatro versões: a Touring, EXL, EX e Sport, além do coupé Si.
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